Currículo e lugar: dimensões da experiência educativa do Barracão de Ideias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8161/tde-27022019-140353/ |
Resumo: | O presente estudo trata da experiência educativa do Barracão de Ideias, ocorrida na cidade do Salvador-Ba, no âmbito da Educação Básica da rede privada de ensino, que vem sendo sistematizada desde 2011. O objeto deste estudo foi a investigação acerca da prática educacional do coletivo do Barracão de Ideias, à luz de duas categorias de análise: currículo e lugar, sendo para isso necessário compreender os mecanismos de produção e manutenção de ambiguidades e ambivalências presentes na tradição do currículo escolar brasileiro, como lugar de silenciamento das diversidades, dos espaços de representação de outras legitimidades social, cultural, estética, política e ideológica, e de que maneira a prática pedagógica do Barracão de Ideias se constitui em um instrumento de desmascaramento e problematização dessas ambivalências. |
id |
USP_63404490d4a49b3571719d5e22bdb235 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-27022019-140353 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Currículo e lugar: dimensões da experiência educativa do Barracão de IdeiasCurriculum and place: dimensions of the educacional experience of Barracão de IdeiasBasic Scholar EducationCultural diversityDiversidade CulturalEducação Escolar BásicaIdeologiaIdeologyToponímiaToponimyO presente estudo trata da experiência educativa do Barracão de Ideias, ocorrida na cidade do Salvador-Ba, no âmbito da Educação Básica da rede privada de ensino, que vem sendo sistematizada desde 2011. O objeto deste estudo foi a investigação acerca da prática educacional do coletivo do Barracão de Ideias, à luz de duas categorias de análise: currículo e lugar, sendo para isso necessário compreender os mecanismos de produção e manutenção de ambiguidades e ambivalências presentes na tradição do currículo escolar brasileiro, como lugar de silenciamento das diversidades, dos espaços de representação de outras legitimidades social, cultural, estética, política e ideológica, e de que maneira a prática pedagógica do Barracão de Ideias se constitui em um instrumento de desmascaramento e problematização dessas ambivalências.The current study deals with the educational experience of the Shack of Ideas which takes place in the city of Salvador-Bahia, in the scope of Basic Education of the private school system, systematized since 2011. The object of this study was the investigation about the educational practice of the collective of Shack of Ideas, in the light of two categories of analysis: curriculum and place. Thus, we sought to understand the mechanisms of production and maintenance of ambiguities and ambivalences present in the tradition of the Brazilian school curriculum, as a place of silencing of diversity, of the representation spaces of other social, cultural, aesthetic, political and ideological legitimacy and of how the pedagogical practice of the Shack of Ideas constitutes an instrument of unmasking and problematizing of these ambivalences.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPIokoi, Zilda Marcia GricoliJesus, Flávio Assis Santos de2018-08-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8161/tde-27022019-140353/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-09T23:21:59Zoai:teses.usp.br:tde-27022019-140353Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-09T23:21:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículo e lugar: dimensões da experiência educativa do Barracão de Ideias Curriculum and place: dimensions of the educacional experience of Barracão de Ideias |
title |
Currículo e lugar: dimensões da experiência educativa do Barracão de Ideias |
spellingShingle |
Currículo e lugar: dimensões da experiência educativa do Barracão de Ideias Jesus, Flávio Assis Santos de Basic Scholar Education Cultural diversity Diversidade Cultural Educação Escolar Básica Ideologia Ideology Toponímia Toponimy |
title_short |
Currículo e lugar: dimensões da experiência educativa do Barracão de Ideias |
title_full |
Currículo e lugar: dimensões da experiência educativa do Barracão de Ideias |
title_fullStr |
Currículo e lugar: dimensões da experiência educativa do Barracão de Ideias |
title_full_unstemmed |
Currículo e lugar: dimensões da experiência educativa do Barracão de Ideias |
title_sort |
Currículo e lugar: dimensões da experiência educativa do Barracão de Ideias |
author |
Jesus, Flávio Assis Santos de |
author_facet |
Jesus, Flávio Assis Santos de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Iokoi, Zilda Marcia Gricoli |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Flávio Assis Santos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Basic Scholar Education Cultural diversity Diversidade Cultural Educação Escolar Básica Ideologia Ideology Toponímia Toponimy |
topic |
Basic Scholar Education Cultural diversity Diversidade Cultural Educação Escolar Básica Ideologia Ideology Toponímia Toponimy |
description |
O presente estudo trata da experiência educativa do Barracão de Ideias, ocorrida na cidade do Salvador-Ba, no âmbito da Educação Básica da rede privada de ensino, que vem sendo sistematizada desde 2011. O objeto deste estudo foi a investigação acerca da prática educacional do coletivo do Barracão de Ideias, à luz de duas categorias de análise: currículo e lugar, sendo para isso necessário compreender os mecanismos de produção e manutenção de ambiguidades e ambivalências presentes na tradição do currículo escolar brasileiro, como lugar de silenciamento das diversidades, dos espaços de representação de outras legitimidades social, cultural, estética, política e ideológica, e de que maneira a prática pedagógica do Barracão de Ideias se constitui em um instrumento de desmascaramento e problematização dessas ambivalências. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8161/tde-27022019-140353/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8161/tde-27022019-140353/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809091116631326720 |