Currículo e lugar: dimensões da experiência educativa do Barracão de Ideias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Flávio Assis Santos de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8161/tde-27022019-140353/
Resumo: O presente estudo trata da experiência educativa do Barracão de Ideias, ocorrida na cidade do Salvador-Ba, no âmbito da Educação Básica da rede privada de ensino, que vem sendo sistematizada desde 2011. O objeto deste estudo foi a investigação acerca da prática educacional do coletivo do Barracão de Ideias, à luz de duas categorias de análise: currículo e lugar, sendo para isso necessário compreender os mecanismos de produção e manutenção de ambiguidades e ambivalências presentes na tradição do currículo escolar brasileiro, como lugar de silenciamento das diversidades, dos espaços de representação de outras legitimidades social, cultural, estética, política e ideológica, e de que maneira a prática pedagógica do Barracão de Ideias se constitui em um instrumento de desmascaramento e problematização dessas ambivalências.
id USP_63404490d4a49b3571719d5e22bdb235
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-27022019-140353
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Currículo e lugar: dimensões da experiência educativa do Barracão de IdeiasCurriculum and place: dimensions of the educacional experience of Barracão de IdeiasBasic Scholar EducationCultural diversityDiversidade CulturalEducação Escolar BásicaIdeologiaIdeologyToponímiaToponimyO presente estudo trata da experiência educativa do Barracão de Ideias, ocorrida na cidade do Salvador-Ba, no âmbito da Educação Básica da rede privada de ensino, que vem sendo sistematizada desde 2011. O objeto deste estudo foi a investigação acerca da prática educacional do coletivo do Barracão de Ideias, à luz de duas categorias de análise: currículo e lugar, sendo para isso necessário compreender os mecanismos de produção e manutenção de ambiguidades e ambivalências presentes na tradição do currículo escolar brasileiro, como lugar de silenciamento das diversidades, dos espaços de representação de outras legitimidades social, cultural, estética, política e ideológica, e de que maneira a prática pedagógica do Barracão de Ideias se constitui em um instrumento de desmascaramento e problematização dessas ambivalências.The current study deals with the educational experience of the Shack of Ideas which takes place in the city of Salvador-Bahia, in the scope of Basic Education of the private school system, systematized since 2011. The object of this study was the investigation about the educational practice of the collective of Shack of Ideas, in the light of two categories of analysis: curriculum and place. Thus, we sought to understand the mechanisms of production and maintenance of ambiguities and ambivalences present in the tradition of the Brazilian school curriculum, as a place of silencing of diversity, of the representation spaces of other social, cultural, aesthetic, political and ideological legitimacy and of how the pedagogical practice of the Shack of Ideas constitutes an instrument of unmasking and problematizing of these ambivalences.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPIokoi, Zilda Marcia GricoliJesus, Flávio Assis Santos de2018-08-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8161/tde-27022019-140353/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-09T23:21:59Zoai:teses.usp.br:tde-27022019-140353Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-09T23:21:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo e lugar: dimensões da experiência educativa do Barracão de Ideias
Curriculum and place: dimensions of the educacional experience of Barracão de Ideias
title Currículo e lugar: dimensões da experiência educativa do Barracão de Ideias
spellingShingle Currículo e lugar: dimensões da experiência educativa do Barracão de Ideias
Jesus, Flávio Assis Santos de
Basic Scholar Education
Cultural diversity
Diversidade Cultural
Educação Escolar Básica
Ideologia
Ideology
Toponímia
Toponimy
title_short Currículo e lugar: dimensões da experiência educativa do Barracão de Ideias
title_full Currículo e lugar: dimensões da experiência educativa do Barracão de Ideias
title_fullStr Currículo e lugar: dimensões da experiência educativa do Barracão de Ideias
title_full_unstemmed Currículo e lugar: dimensões da experiência educativa do Barracão de Ideias
title_sort Currículo e lugar: dimensões da experiência educativa do Barracão de Ideias
author Jesus, Flávio Assis Santos de
author_facet Jesus, Flávio Assis Santos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Iokoi, Zilda Marcia Gricoli
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Flávio Assis Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Basic Scholar Education
Cultural diversity
Diversidade Cultural
Educação Escolar Básica
Ideologia
Ideology
Toponímia
Toponimy
topic Basic Scholar Education
Cultural diversity
Diversidade Cultural
Educação Escolar Básica
Ideologia
Ideology
Toponímia
Toponimy
description O presente estudo trata da experiência educativa do Barracão de Ideias, ocorrida na cidade do Salvador-Ba, no âmbito da Educação Básica da rede privada de ensino, que vem sendo sistematizada desde 2011. O objeto deste estudo foi a investigação acerca da prática educacional do coletivo do Barracão de Ideias, à luz de duas categorias de análise: currículo e lugar, sendo para isso necessário compreender os mecanismos de produção e manutenção de ambiguidades e ambivalências presentes na tradição do currículo escolar brasileiro, como lugar de silenciamento das diversidades, dos espaços de representação de outras legitimidades social, cultural, estética, política e ideológica, e de que maneira a prática pedagógica do Barracão de Ideias se constitui em um instrumento de desmascaramento e problematização dessas ambivalências.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8161/tde-27022019-140353/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8161/tde-27022019-140353/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091116631326720