Análise de sistemas de otimização semafórica em tempo real para a melhoria do desempenho da rede viária: um estudo de caso na cidade de São Paulo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Di Biase, Luca
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-06022020-113520/
Resumo: Nestas últimas décadas se tornou mais evidente a crise de mobilidade que a cidade de São Paulo vive, cujo aspecto mais evidente é sem dúvida o tráfego. O impacto deste sobre o meio ambiente, a economia e a qualidade de vida dos paulistanos, representa um dos principais problemas com os quais os administradores da cidade devem lidar. Esta dissertação avaliou a aplicação de um sistema semafórico adaptativo, em tempo real, visando mitigar os congestionamentos atuais, melhorando o desempenho da rede viária. Através da utilização do microssimulador VISSIM numa área da cidade, foi estudada a viabilidade de um sistema deste tipo, baseado nas tecnologias BALANCE e EPICS, e os benefícios que geraria tanto para os ônibus quanto para os automóveis. Para quantificar os possíveis impactos que a abordagem proposta teria sobre o desempenho da rede viária de São Paulo, os resultados das simulações foram classificados através de indicadores de desempenho tais como velocidade, atraso, número de paradas, entre outros. As simulações alcançaram resultados significativos com todas as tecnologias avaliadas, com uma melhora dos indicadores que varia de 41% até 72%, como no caso da velocidade média nos cenários considerados. Não se produziram evidências para extrapolar estes resultados para regiões com características diferentes como, por exemplo, os corredores metropolitanos.
id USP_641180f88be8aa17fb03a7054bb6186a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-06022020-113520
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Análise de sistemas de otimização semafórica em tempo real para a melhoria do desempenho da rede viária: um estudo de caso na cidade de São Paulo.Analysis of real-time traffic control optimization systems to improve the performance of roads nework: a case study in the City of São Paulo.Adaptive traffic control systemsControle de tráfegoEngenharia de tráfegoMicrossimulação de tráfegoOtimização semafórica em tempo realReal-time traffic light optimizationSinalização de tráfegoTraffic engineeringTraffic microsimulationVISSIMVISSIMNestas últimas décadas se tornou mais evidente a crise de mobilidade que a cidade de São Paulo vive, cujo aspecto mais evidente é sem dúvida o tráfego. O impacto deste sobre o meio ambiente, a economia e a qualidade de vida dos paulistanos, representa um dos principais problemas com os quais os administradores da cidade devem lidar. Esta dissertação avaliou a aplicação de um sistema semafórico adaptativo, em tempo real, visando mitigar os congestionamentos atuais, melhorando o desempenho da rede viária. Através da utilização do microssimulador VISSIM numa área da cidade, foi estudada a viabilidade de um sistema deste tipo, baseado nas tecnologias BALANCE e EPICS, e os benefícios que geraria tanto para os ônibus quanto para os automóveis. Para quantificar os possíveis impactos que a abordagem proposta teria sobre o desempenho da rede viária de São Paulo, os resultados das simulações foram classificados através de indicadores de desempenho tais como velocidade, atraso, número de paradas, entre outros. As simulações alcançaram resultados significativos com todas as tecnologias avaliadas, com uma melhora dos indicadores que varia de 41% até 72%, como no caso da velocidade média nos cenários considerados. Não se produziram evidências para extrapolar estes resultados para regiões com características diferentes como, por exemplo, os corredores metropolitanos.In recent decades, the mobility crises that the city of São Paulo has been experiencing is becoming more evident, which the most obvious aspect is the traffic. The impact of this on the environment, the economy and the quality of life of the people of São Paulo represents one of the main problems that city administrators must deal with. This research project analyzed the possible application of real-time adaptive traffic control systems to improve the performance of São Paulo\'s road network. Through the use of the microsimulator VISSIM in an area of the city, the feasibility of such a system based on BALANCE and EPICS technologies has been tested to understand the benefits it could generate for both the cars and public transport vehicles. To better quantify the impacts that the proposed approach could have, the results will be compared and classified by means of a selection of key performance indicators such as speed, delay, number of stops, among others. The simulations achieved significant results with all technologies evaluated, with an improvement of the indicators ranging from 41% to 72%, as in the case of the average speed in the considered scenarios. No evidence has been produced to extrapolate these results to regions with different characteristics, such as metropolitan corridors.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMarte, Claudio LuizDi Biase, Luca 2019-11-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-06022020-113520/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-02-06T17:50:02Zoai:teses.usp.br:tde-06022020-113520Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-02-06T17:50:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de sistemas de otimização semafórica em tempo real para a melhoria do desempenho da rede viária: um estudo de caso na cidade de São Paulo.
Analysis of real-time traffic control optimization systems to improve the performance of roads nework: a case study in the City of São Paulo.
title Análise de sistemas de otimização semafórica em tempo real para a melhoria do desempenho da rede viária: um estudo de caso na cidade de São Paulo.
spellingShingle Análise de sistemas de otimização semafórica em tempo real para a melhoria do desempenho da rede viária: um estudo de caso na cidade de São Paulo.
Di Biase, Luca
Adaptive traffic control systems
Controle de tráfego
Engenharia de tráfego
Microssimulação de tráfego
Otimização semafórica em tempo real
Real-time traffic light optimization
Sinalização de tráfego
Traffic engineering
Traffic microsimulation
VISSIM
VISSIM
title_short Análise de sistemas de otimização semafórica em tempo real para a melhoria do desempenho da rede viária: um estudo de caso na cidade de São Paulo.
title_full Análise de sistemas de otimização semafórica em tempo real para a melhoria do desempenho da rede viária: um estudo de caso na cidade de São Paulo.
title_fullStr Análise de sistemas de otimização semafórica em tempo real para a melhoria do desempenho da rede viária: um estudo de caso na cidade de São Paulo.
title_full_unstemmed Análise de sistemas de otimização semafórica em tempo real para a melhoria do desempenho da rede viária: um estudo de caso na cidade de São Paulo.
title_sort Análise de sistemas de otimização semafórica em tempo real para a melhoria do desempenho da rede viária: um estudo de caso na cidade de São Paulo.
author Di Biase, Luca
author_facet Di Biase, Luca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marte, Claudio Luiz
dc.contributor.author.fl_str_mv Di Biase, Luca
dc.subject.por.fl_str_mv Adaptive traffic control systems
Controle de tráfego
Engenharia de tráfego
Microssimulação de tráfego
Otimização semafórica em tempo real
Real-time traffic light optimization
Sinalização de tráfego
Traffic engineering
Traffic microsimulation
VISSIM
VISSIM
topic Adaptive traffic control systems
Controle de tráfego
Engenharia de tráfego
Microssimulação de tráfego
Otimização semafórica em tempo real
Real-time traffic light optimization
Sinalização de tráfego
Traffic engineering
Traffic microsimulation
VISSIM
VISSIM
description Nestas últimas décadas se tornou mais evidente a crise de mobilidade que a cidade de São Paulo vive, cujo aspecto mais evidente é sem dúvida o tráfego. O impacto deste sobre o meio ambiente, a economia e a qualidade de vida dos paulistanos, representa um dos principais problemas com os quais os administradores da cidade devem lidar. Esta dissertação avaliou a aplicação de um sistema semafórico adaptativo, em tempo real, visando mitigar os congestionamentos atuais, melhorando o desempenho da rede viária. Através da utilização do microssimulador VISSIM numa área da cidade, foi estudada a viabilidade de um sistema deste tipo, baseado nas tecnologias BALANCE e EPICS, e os benefícios que geraria tanto para os ônibus quanto para os automóveis. Para quantificar os possíveis impactos que a abordagem proposta teria sobre o desempenho da rede viária de São Paulo, os resultados das simulações foram classificados através de indicadores de desempenho tais como velocidade, atraso, número de paradas, entre outros. As simulações alcançaram resultados significativos com todas as tecnologias avaliadas, com uma melhora dos indicadores que varia de 41% até 72%, como no caso da velocidade média nos cenários considerados. Não se produziram evidências para extrapolar estes resultados para regiões com características diferentes como, por exemplo, os corredores metropolitanos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-06022020-113520/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-06022020-113520/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090435555000320