Interesse e aprimoramento no diagnóstico do desgaste dentário erosivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Di Leone, Camilla Cristina Lira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25145/tde-22112021-120630/
Resumo: Apesar de sua alta prevalência na população e grandes avanços nos estudos cientificos sobre desgaste dentário erosivo (DDE), observa-se que essa condição ainda não é de amplo conhecimento a população e muitas vezes não é diagnosticada pelos cirurgiões-dentistas. Este estudo foi dividido em dois artigos, o primeiro teve como objetivo caracterizar o interesse dos usuários do Google em informações sobre o desgaste dentário eroviso em diferentes países ao longo do tempo. Foi realizado um estudo longitudinal reprospectivo que anilisou os dados computacionais relacionados ao DDE gerados a partir da atividade de usuários do Google de diferentes países e períodos de tempo (de 01/01/2004 a 03/06/2019, para a análise quantitativa e análise quantitativa, e de 01/01/2004 a 31/12/2010 e de 01/01/2011 a 03/06/2019) coletados pela aplicação da ferramenta Google Trends. Erosion-Topic foi usado como estratégia de busca na categoria de Oral & Dental. As tendências e os interesses preditivos de 12 meses dos usuários foram analisados por modelos de previsão ARIMA. As consultas mais populares empregadas para usuários do Google foram determinadas para análise qualitativa. Valores de p <0,05 foram considerados significativos. Apenas 27 países apresentaram dados de volume suficientes para análise quantitativa, entretanto a análise heurística das curvas não determinou tendências claras para nenhum país deste estudo. Em 15 países foram observadas tendências crescentes comparando as médias dos valores preditivos de RSV com aqueles dos últimos 12 meses coletados. O termo mais pesquisado entre todos os países estudados foi Erosão, alguns termos eram relacionados a opções de tratamento geral. Concluiuse que os níveis de interesse dos usuários do Google em relação ao DDE se mantiveram baixos e estáveis em todos os países ao longo dos anos, o que pode estar associado a uma contínua falta de conhecimento dessa condição entre leigos e profissionais da odontologia. Com o intuito de melhorar as habilidades de diagnóstico para DDE dos futuros profissionais da odontologia, o segundo artigo teve como objetivo desenvolver, implementar e avaliar o treinamento teórico-prático utilizando metodologias ativas no desenvolvimento de competências de alunos de graduação para o diagnóstico de DDE quando comparado ao método tradicional de ensino baseado em aulas teóricas. Foi realizado um estudo randomizado controlado envolvendo dois grupos paralelos: grupo controle (n = 22), com aprendizagem embasada somente no conteúdo teórico (aula teórica de 60 minutos) e grupo teste (n = 24), aprendizagem por atividade teórico-prática mediada por monitores/ tutores (aula teórica de 60 min e 90 min de treinamento prático em laboratório). A aula teórica abordou os conceitos atuais de DDE, sua etiologia, seu diagnóstico (clínico + anamnese), índice utilizado (BEWE), prevenção e tratamento minimamente invasivo. O treinamento prático incluiu exercícios e discussões baseadas no diagnóstico usando pontuações BEWE de um acervo de imagens clínicas e dentes extraídos com ausência e vários níveis de DDE. Para avaliar a eficácia dos métodos de ensinoaprendizagem, foram aplicados um questionário teórico de múltipla escolha e uma avaliação prática com imagens e dentes extraídos. O resultado foi obtido a partir do número de respostas corretas nos testes. Os grupos foram comparados por Mann- Whitney (conhecimento teórico) e testes T (habilidade prática em diagnóstico) (p <0,05). Não houve diferença significativa entre os grupos quanto ao percentual de acertos na avaliação teórica. O grupo teste apresentou maior capacidade de diagnosticar lesões DDE e seu índice BEWE correspondente, em comparação ao grupo controle nos testes práticos. Portanto, a atividade prática associada a aulas teóricas pode ser uma estratégia promissora para aprimorar o desenvolvimento de habilidades de alunos de graduação no diagnóstico de DDE.
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Foi realizado um estudo longitudinal reprospectivo que anilisou os dados computacionais relacionados ao DDE gerados a partir da atividade de usuários do Google de diferentes países e períodos de tempo (de 01/01/2004 a 03/06/2019, para a análise quantitativa e análise quantitativa, e de 01/01/2004 a 31/12/2010 e de 01/01/2011 a 03/06/2019) coletados pela aplicação da ferramenta Google Trends. Erosion-Topic foi usado como estratégia de busca na categoria de Oral & Dental. As tendências e os interesses preditivos de 12 meses dos usuários foram analisados por modelos de previsão ARIMA. As consultas mais populares empregadas para usuários do Google foram determinadas para análise qualitativa. Valores de p <0,05 foram considerados significativos. Apenas 27 países apresentaram dados de volume suficientes para análise quantitativa, entretanto a análise heurística das curvas não determinou tendências claras para nenhum país deste estudo. Em 15 países foram observadas tendências crescentes comparando as médias dos valores preditivos de RSV com aqueles dos últimos 12 meses coletados. O termo mais pesquisado entre todos os países estudados foi Erosão, alguns termos eram relacionados a opções de tratamento geral. Concluiuse que os níveis de interesse dos usuários do Google em relação ao DDE se mantiveram baixos e estáveis em todos os países ao longo dos anos, o que pode estar associado a uma contínua falta de conhecimento dessa condição entre leigos e profissionais da odontologia. Com o intuito de melhorar as habilidades de diagnóstico para DDE dos futuros profissionais da odontologia, o segundo artigo teve como objetivo desenvolver, implementar e avaliar o treinamento teórico-prático utilizando metodologias ativas no desenvolvimento de competências de alunos de graduação para o diagnóstico de DDE quando comparado ao método tradicional de ensino baseado em aulas teóricas. Foi realizado um estudo randomizado controlado envolvendo dois grupos paralelos: grupo controle (n = 22), com aprendizagem embasada somente no conteúdo teórico (aula teórica de 60 minutos) e grupo teste (n = 24), aprendizagem por atividade teórico-prática mediada por monitores/ tutores (aula teórica de 60 min e 90 min de treinamento prático em laboratório). A aula teórica abordou os conceitos atuais de DDE, sua etiologia, seu diagnóstico (clínico + anamnese), índice utilizado (BEWE), prevenção e tratamento minimamente invasivo. O treinamento prático incluiu exercícios e discussões baseadas no diagnóstico usando pontuações BEWE de um acervo de imagens clínicas e dentes extraídos com ausência e vários níveis de DDE. Para avaliar a eficácia dos métodos de ensinoaprendizagem, foram aplicados um questionário teórico de múltipla escolha e uma avaliação prática com imagens e dentes extraídos. O resultado foi obtido a partir do número de respostas corretas nos testes. Os grupos foram comparados por Mann- Whitney (conhecimento teórico) e testes T (habilidade prática em diagnóstico) (p <0,05). Não houve diferença significativa entre os grupos quanto ao percentual de acertos na avaliação teórica. O grupo teste apresentou maior capacidade de diagnosticar lesões DDE e seu índice BEWE correspondente, em comparação ao grupo controle nos testes práticos. Portanto, a atividade prática associada a aulas teóricas pode ser uma estratégia promissora para aprimorar o desenvolvimento de habilidades de alunos de graduação no diagnóstico de DDE.Despite its high prevalence in the population and great advances in scientific studies on erosive tooth wear (ETW), it is observed that this condition is not yet well known to the population and is often not diagnosed by dentists. This study was divided into two articles, the first aimed to characterize the interest of Google users in information about eroviso tooth wear in different countries over time. This longitudinal retrospective study was analyzed the computational data related to ETW generated from the activity of Google users from different countries and time periods (from 01/01/2004 to 03/06/2019, for quantitative analysis and quantitative analysis, and from 01/01/2004 to 31/12/2010 and from 01/01/2011 to 03/06/2019) collected by the application of the Google Trends tool. Erosion-Topic was used as a search strategy in the Oral & Dental category. Users\' trends and predictive interests of 12 months were analyzed by ARIMA prediction models. The most popular queries employed for Google users have been determined for qualitative analysis. P<0.05 values were considered significant. Only 27 countries presented sufficient volume data for quantitative analysis, however the heuristic analysis of the curves did not determine clear trends for any country in this study. In 15 countries, increasing trends were observed comparing the means of RSV predictive values with those of the last 12 months collected. The most searched term among all countries studied was \"Erosion\", some terms were related to general treatment options. It was concluded that the levels of interest of Google users in relation to ETW have remained low and stable in all countries over the years, which may be associated with a continuous lack of knowledge of this condition among laypeople and dental professionals. To improve the diagnostic skills for ETW of future dental professionals, the second article aimed to develop, implement, and evaluate theoretical and practical training using active methodologies in the development of skills of undergraduate students for the diagnosis of ETW when compared to the traditional method of teaching based on theoretical classes. A randomized controlled study was conducted involving two parallel groups: control group (n = 22), with learning based only on theoretical content (theoretical class of 60 minutes) and test group (n = 24), learning by theoretical-practical activity mediated by monitors/tutors (theoretical class of 60 min and 90 min of practical training in laboratory). The theoretical class addressed the current concepts of ETW, its etiology, its diagnosis (clinical + anamnesis), index used (BEWE), prevention and minimally invasive treatment. The practical training included exercises and discussions based on diagnosis using BEWE scores from a collection of clinical images and teeth extracted with absence and various levels of ETW. To evaluate the effectiveness of teaching-learning methods, a theoretical multiple choices questionnaire and a practical evaluation with extracted images and teeth were applied. The result was obtained from the number of correct answers in the tests. The groups were compared by Mann-Whitney (theoretical knowledge) and T tests (practical diagnostic skill) (p <0.05). There was no significant difference between the groups regarding the percentage of correct answers in the theoretical evaluation. The test group presented higher capacity to diagnose ETW lesions and their corresponding BEWE index, compared to the control group in the practical tests. Therefore, the practical activity associated with theoretical classes can be a promising strategy to improve the development of skills of undergraduate students in the diagnosis of ETW.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPHonório, Daniela RiosDi Leone, Camilla Cristina Lira 2021-04-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25145/tde-22112021-120630/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-11-22T13:00:19Zoai:teses.usp.br:tde-22112021-120630Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-11-22T13:00:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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