Uma contribuição à formulação de um modelo de apuração de resultado de redes de varejo: uma abordagem da gestão econômica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponte, Vera Maria Rodrigues
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-31012022-103425/
Resumo: Este estudo tem por objetivo principal formular um modelo de apuração de resultado de redes de varejo, capaz de gerar informações que possam subsidiar o processo de gestão dessas organizações e contribuir para a otimização de seus resultados. Para consecução desse objetivo, recorreu-se ao exame de estudos publicados sobre o setor varejista, e realizou-se uma pesquisa descritiva em quatro grandes redes nacionais de varejo do setor farmacêutico Drogasil, Drogamed, Drogasmil e Farmácias Pague Menos, com o intuito de colher informações específicas sobre a realidade brasileira. Foi concebido um modelo fundamentado nos conceitos de Gestão Econômica, com destaque para o uso do custo de oportunidade na mensuração dos recursos econômicos obtidos e sacrificados nas atividades desenvolvidas nas redes de varejo, abordando-se as principais transações relacionadas com o ciclo de compra e venda de mercadorias. O modelo proposto trata de maneira sistêmica os impactos das transações ocorridas no dia-a-dia das redes de varejo, refletindo seus aspectos físicos, financeiros, econômicos e patrimoniais, que são reconhecidos no momento da ocorrência da transação e identificados com a atividade e a área de responsabilidade que lhes deram origem. O modelo evidencia a contribuição de cada atividade e área de responsabilidade para o resultado da empresa, e apura um resultado para os pontos de venda que espelha a efetiva agregação de riqueza proporcionada pelas atividades neles desenvolvidas. Confrontam-se os dados gerados pelo modelo proposto, com aqueles disponibilizados pelos modelos em uso nas empresas pesquisadas, demonstrando-se as diferenças no tocante às informações geradas, deixando claro que as respostas propiciadas pelos modelos convencionais são insuficientes e podem levar a decisões que não otimizem o resultado das redes de varejo
id USP_6ea49568184ba9c8fc47184379195d63
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-31012022-103425
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Uma contribuição à formulação de um modelo de apuração de resultado de redes de varejo: uma abordagem da gestão econômicaA contribution to the formulation of a model for calculating the results of retail chains: an approach to economic managementAccountingContabilidadeEconomic managementGestão EconoômicaRetail salesVendas a varejoEste estudo tem por objetivo principal formular um modelo de apuração de resultado de redes de varejo, capaz de gerar informações que possam subsidiar o processo de gestão dessas organizações e contribuir para a otimização de seus resultados. Para consecução desse objetivo, recorreu-se ao exame de estudos publicados sobre o setor varejista, e realizou-se uma pesquisa descritiva em quatro grandes redes nacionais de varejo do setor farmacêutico Drogasil, Drogamed, Drogasmil e Farmácias Pague Menos, com o intuito de colher informações específicas sobre a realidade brasileira. Foi concebido um modelo fundamentado nos conceitos de Gestão Econômica, com destaque para o uso do custo de oportunidade na mensuração dos recursos econômicos obtidos e sacrificados nas atividades desenvolvidas nas redes de varejo, abordando-se as principais transações relacionadas com o ciclo de compra e venda de mercadorias. O modelo proposto trata de maneira sistêmica os impactos das transações ocorridas no dia-a-dia das redes de varejo, refletindo seus aspectos físicos, financeiros, econômicos e patrimoniais, que são reconhecidos no momento da ocorrência da transação e identificados com a atividade e a área de responsabilidade que lhes deram origem. O modelo evidencia a contribuição de cada atividade e área de responsabilidade para o resultado da empresa, e apura um resultado para os pontos de venda que espelha a efetiva agregação de riqueza proporcionada pelas atividades neles desenvolvidas. Confrontam-se os dados gerados pelo modelo proposto, com aqueles disponibilizados pelos modelos em uso nas empresas pesquisadas, demonstrando-se as diferenças no tocante às informações geradas, deixando claro que as respostas propiciadas pelos modelos convencionais são insuficientes e podem levar a decisões que não otimizem o resultado das redes de varejoThis study has the main objective of formulating a model for ascertaining retail network results capable of generating information that can subsidize the process of managing these organizations and contribute to optimizing their results. To achieve this objective, we resorted to examining published retail sector studies and conducted descriptive research on four large national retail networks in the pharmaceutical sector: Drogasil, Drogamed, Drogasmil and Pague Menos with the intention of obtaining specific Information about the Brazilian reality. A model based on Economic Management concepts was conceived that emphasizes the use of opportunity costs in measuring economic resources gained and sacrificed toward activities developed in retail networks that deal with the primary transactions relating to the buying cycle and the sale of goods. The proposed model systemically treats the impact of the day-to-day transactions taking place within retail networks and reflects the physical, financial, economic and patrimonial aspects recognized at the time of the transaction and identified with the activity and area of responsibility that originated them. The model shows the contribution of each activity and area of responsibility toward the results of the company (as a whole) and ascertains point-of-sale results that mirror the effective aggregation of proportionate wealth for the activities developed within them. In comparing the data generated by the proposed model with that available through the models in actual use at the companies researched demonstrated differences in terms of Information generated which makes it clear that answers currently offered by conventional models are insufficient and may consequently lead to decisions that do not fully optimize retail network resultsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCatelli, ArmandoPonte, Vera Maria Rodrigues2001-11-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-31012022-103425/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-01-31T12:45:03Zoai:teses.usp.br:tde-31012022-103425Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-01-31T12:45:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma contribuição à formulação de um modelo de apuração de resultado de redes de varejo: uma abordagem da gestão econômica
A contribution to the formulation of a model for calculating the results of retail chains: an approach to economic management
title Uma contribuição à formulação de um modelo de apuração de resultado de redes de varejo: uma abordagem da gestão econômica
spellingShingle Uma contribuição à formulação de um modelo de apuração de resultado de redes de varejo: uma abordagem da gestão econômica
Ponte, Vera Maria Rodrigues
Accounting
Contabilidade
Economic management
Gestão Econoômica
Retail sales
Vendas a varejo
title_short Uma contribuição à formulação de um modelo de apuração de resultado de redes de varejo: uma abordagem da gestão econômica
title_full Uma contribuição à formulação de um modelo de apuração de resultado de redes de varejo: uma abordagem da gestão econômica
title_fullStr Uma contribuição à formulação de um modelo de apuração de resultado de redes de varejo: uma abordagem da gestão econômica
title_full_unstemmed Uma contribuição à formulação de um modelo de apuração de resultado de redes de varejo: uma abordagem da gestão econômica
title_sort Uma contribuição à formulação de um modelo de apuração de resultado de redes de varejo: uma abordagem da gestão econômica
author Ponte, Vera Maria Rodrigues
author_facet Ponte, Vera Maria Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Catelli, Armando
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponte, Vera Maria Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Accounting
Contabilidade
Economic management
Gestão Econoômica
Retail sales
Vendas a varejo
topic Accounting
Contabilidade
Economic management
Gestão Econoômica
Retail sales
Vendas a varejo
description Este estudo tem por objetivo principal formular um modelo de apuração de resultado de redes de varejo, capaz de gerar informações que possam subsidiar o processo de gestão dessas organizações e contribuir para a otimização de seus resultados. Para consecução desse objetivo, recorreu-se ao exame de estudos publicados sobre o setor varejista, e realizou-se uma pesquisa descritiva em quatro grandes redes nacionais de varejo do setor farmacêutico Drogasil, Drogamed, Drogasmil e Farmácias Pague Menos, com o intuito de colher informações específicas sobre a realidade brasileira. Foi concebido um modelo fundamentado nos conceitos de Gestão Econômica, com destaque para o uso do custo de oportunidade na mensuração dos recursos econômicos obtidos e sacrificados nas atividades desenvolvidas nas redes de varejo, abordando-se as principais transações relacionadas com o ciclo de compra e venda de mercadorias. O modelo proposto trata de maneira sistêmica os impactos das transações ocorridas no dia-a-dia das redes de varejo, refletindo seus aspectos físicos, financeiros, econômicos e patrimoniais, que são reconhecidos no momento da ocorrência da transação e identificados com a atividade e a área de responsabilidade que lhes deram origem. O modelo evidencia a contribuição de cada atividade e área de responsabilidade para o resultado da empresa, e apura um resultado para os pontos de venda que espelha a efetiva agregação de riqueza proporcionada pelas atividades neles desenvolvidas. Confrontam-se os dados gerados pelo modelo proposto, com aqueles disponibilizados pelos modelos em uso nas empresas pesquisadas, demonstrando-se as diferenças no tocante às informações geradas, deixando claro que as respostas propiciadas pelos modelos convencionais são insuficientes e podem levar a decisões que não otimizem o resultado das redes de varejo
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-11-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-31012022-103425/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-31012022-103425/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091216121266176