Jovem firma procura investidor: como as aceleradoras promovem encontros e moldam startups
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-10102024-163342/ |
Resumo: | Esta pesquisa toma o processo de qualificação de projetos de negócios incipientes conduzido por aceleradoras de startups como objeto de estudo capaz de restituir o papel dos dispositivos relativos à calculabilidade e à significação de novas firmas. Diante da literatura estabelecida sobre startups, calcada principalmente nas abordagens das redes sociais e dos sistemas de inovação, a pesquisa explora um problema ainda pouco tratado: o da coordenação mercantil necessária à promoção do encontro entre empreendedores e investidores. Para tal, as aceleradoras são apreendidas teoricamente enquanto intermediadoras que qualificam as condutas que visam transformar um projeto empreendedor em um objeto de investimento. O material empírico é composto por observações de cunho etnográfico e entrevistas em duas aceleradoras. Na primeira delas, especializada na qualificação de projetos que desenvolvem novas tecnologias no âmbito da Fapesp, verifica-se que os empreendedores são orientados a explorar a dissonância entre as suas expectativas quanto à aplicação mercantil das tecnologias que desenvolvem e as expectativas de potenciais consumidores, conformando uma fricção criativa mercantilizadora. Na segunda aceleradora, voltada a projetos acolhidos no âmbito do Sebrae, observa-se que as atividades se concentram na elaboração de narrativas sobre o potencial dos projetos, mobilizando dispositivos que os tornam projetos críveis e, assim, passíveis de investimento. Afinal, constata-se que discursos, como os pitches, e esquemas gráficos, como o Canvas, são dispositivos prescritivos e habilitadores os quais, uma vez institucionalizados nas aceleradoras, estabelecem rotinas que promovem o confronto de princípios de valor e, ao fim, produzem as startups que os investidores esperam ver produzidas |
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Jovem firma procura investidor: como as aceleradoras promovem encontros e moldam startupsYoung firm seeks investor: how accelerators promote matchings and shape startupsAcceleratorAceleradoraEmpreendedorismoEntrepreneurshipInvestimentoInvestmentMarketMercadoStartupStartupEsta pesquisa toma o processo de qualificação de projetos de negócios incipientes conduzido por aceleradoras de startups como objeto de estudo capaz de restituir o papel dos dispositivos relativos à calculabilidade e à significação de novas firmas. Diante da literatura estabelecida sobre startups, calcada principalmente nas abordagens das redes sociais e dos sistemas de inovação, a pesquisa explora um problema ainda pouco tratado: o da coordenação mercantil necessária à promoção do encontro entre empreendedores e investidores. Para tal, as aceleradoras são apreendidas teoricamente enquanto intermediadoras que qualificam as condutas que visam transformar um projeto empreendedor em um objeto de investimento. O material empírico é composto por observações de cunho etnográfico e entrevistas em duas aceleradoras. Na primeira delas, especializada na qualificação de projetos que desenvolvem novas tecnologias no âmbito da Fapesp, verifica-se que os empreendedores são orientados a explorar a dissonância entre as suas expectativas quanto à aplicação mercantil das tecnologias que desenvolvem e as expectativas de potenciais consumidores, conformando uma fricção criativa mercantilizadora. Na segunda aceleradora, voltada a projetos acolhidos no âmbito do Sebrae, observa-se que as atividades se concentram na elaboração de narrativas sobre o potencial dos projetos, mobilizando dispositivos que os tornam projetos críveis e, assim, passíveis de investimento. Afinal, constata-se que discursos, como os pitches, e esquemas gráficos, como o Canvas, são dispositivos prescritivos e habilitadores os quais, uma vez institucionalizados nas aceleradoras, estabelecem rotinas que promovem o confronto de princípios de valor e, ao fim, produzem as startups que os investidores esperam ver produzidasThis research takes the process of qualifying incipient business projects conducted by startup accelerators as an object of study capable of restoring the role of devices relating to the calculability and significance of new firms. In view of the established literature on startups, based mainly on the social networks and innovation systems approaches, the research explores a problem that has not yet been deeply addressed, namely the market coordination needed to promote the matching between entrepreneurs and investors. To this end, accelerators are understood theoretically as intermediaries that qualify the conduct aimed at transforming an entrepreneurial project into an investment object. The empirical material consists of ethnographic observations and interviews at two accelerators. In the first of these, which specializes in qualifying projects that develop new technologies within the scope of Fapesp, it can be seen that the entrepreneurs are instructed to exploit the dissonance that exists between their expectations regarding the commercial application of the technologies they develop and the expectations of potential consumers, characterizing a creative friction aimed to marketization. In the second accelerator, which focuses on projects hosted by Sebrae, the activities focus on creating narratives about the potential of the projects, mobilizing devices that make such projects credible and therefore eligible for investment. It turns out that speeches, such as pitches, and graphic schemes, such as Canvas, are prescriptive and enabler devices which, once institutionalized in accelerators, establish routines that promote the confrontation of value principles and, in the end, produce the startups that investors hope to see producedBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGuimaraes, Nadya AraujoMaia, Marcel Maggion2024-04-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-10102024-163342/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-10T19:38:02Zoai:teses.usp.br:tde-10102024-163342Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-10T19:38:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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