Desenhar é preciso? O ensino de Desenho como grande área de conhecimento para a formação integral nos Institutos Federais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Márcio Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-25022021-161546/
Resumo: O que é desenho? Desenhar é preciso? Desenho estaria além do mero manuseio de lápis e papel? Essas indagações me acompanham desde a infância e, hoje, constitui tanto a base da minha vida profissional, na condição de desenhador e docente, quanto as desta pesquisa. A ampliação do entendimento sobre Desenho, que ora grafo em letra maiúscula pela sua dimensão alargada de grande área, é fundamental para a condução deste trabalho, o qual procura investigar o ensino de Desenho nos Institutos Federais (IFs) como potencial colaborador no processo de formação integral dos estudantes de cursos técnico profissionais no Brasil. Para tanto, adotando metodologia de natureza qualitativa, foram executados e analisados três grupos focais com docentes dessa área atuantes em três estados do Nordeste: Ceará, Bahia e Sergipe. Surgem, através das discussões promovidas nesses encontros, as seguintes questões: o Desenho pode ser considerado grande área de conhecimento humano? Ele tem potência para contribuir na formação integral de estudantes dentro do universo educacional voltado ao trabalho? As impressões, concepções, reflexões e provocações levantadas por esses professores permeiam todo o texto desta tese, organizada em quatro capítulos, que preferi chamá-los de percursos, pelo fato de terem sido construídos nos moldes de uma viagem. No primeiro percurso, são abordadas as conotações e denotações da palavra Desenho, contando com o auxílio de pesquisadores como Claudio Mubarac, Edith Derdyk, Luiz Vidal Negreiros Gomes, entre outros, e com textos de Vilanova Artigas, Mário de Andrade e Flávio Motta. Em seguida, abordo o ensino de Desenho ao alcance de todos, sua história no Brasil, sua valorização e sua decadência no currículo escolar, a formação de professores de Desenho, os métodos e as reformas educacionais ocorridas ao longo do tempo. Autores como Rui Barbosa, Nerêo de Sampaio, Ana Mae Barbosa, Roberto Alcarria Nascimento, Lucio Costa e outros dão a sustentação teórica a essa parte. Mais adiante, apresento o lócus da pesquisa, os Institutos Federais, bem como sua estrutura administrativa, organizacional e política e suas bases formadoras: a educação omnilateral e a formação politécnica, concepções marxistas desenvolvidas pelos teóricos brasileiros Dermeval Saviani, Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavatta, Marise Ramos, Dante Moura, Lucília Machado e Acácia Kuenzer. Por fim, na problematização da origem da divisão do trabalho a partir da separação entre trabalho manual e intelectual, há o destaque para a mão. A manualidade, sob a perspectiva heideggeriana, e o saber-fazer integral, na imagem do \"pensar como um artífice\", segundo o pensamento de Richard Sennett, caminham por uma epistemologia do artesanal, trazendo a proposta do ensino de Desenho voltado à oficina, contando com a transmissão oficinal, o aprender trabalhando, a relação mestre-aprendiz e a cooperação em sala de aula, tudo isso com o propósito de tornar real uma formação integral nos Institutos Federais. Todo este caminho leva à reflexão de que Desenho é, além de um saber-fazer integral, uma grande área de conhecimento humano na esfera da educação e, portanto, possui um universo próprio de atuação que transita por todos os demais saberes e profissões, contribuindo para um ensino omnilateral.
id USP_720d0a3c8e1bc017256e20d834536959
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-25022021-161546
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Desenhar é preciso? O ensino de Desenho como grande área de conhecimento para a formação integral nos Institutos FederaisIs drawing precise? The teaching of drawing as a major area of knowledge for integral formation in Institutos FederaisArt/EducationArte/EducaçãoDrawing TeachingEnsino de DesenhoFormação politécnicaInstitutos FederaisInstitutos FederaisPolytechnic formationTechnique and artTécnica e arteO que é desenho? Desenhar é preciso? Desenho estaria além do mero manuseio de lápis e papel? Essas indagações me acompanham desde a infância e, hoje, constitui tanto a base da minha vida profissional, na condição de desenhador e docente, quanto as desta pesquisa. A ampliação do entendimento sobre Desenho, que ora grafo em letra maiúscula pela sua dimensão alargada de grande área, é fundamental para a condução deste trabalho, o qual procura investigar o ensino de Desenho nos Institutos Federais (IFs) como potencial colaborador no processo de formação integral dos estudantes de cursos técnico profissionais no Brasil. Para tanto, adotando metodologia de natureza qualitativa, foram executados e analisados três grupos focais com docentes dessa área atuantes em três estados do Nordeste: Ceará, Bahia e Sergipe. Surgem, através das discussões promovidas nesses encontros, as seguintes questões: o Desenho pode ser considerado grande área de conhecimento humano? Ele tem potência para contribuir na formação integral de estudantes dentro do universo educacional voltado ao trabalho? As impressões, concepções, reflexões e provocações levantadas por esses professores permeiam todo o texto desta tese, organizada em quatro capítulos, que preferi chamá-los de percursos, pelo fato de terem sido construídos nos moldes de uma viagem. No primeiro percurso, são abordadas as conotações e denotações da palavra Desenho, contando com o auxílio de pesquisadores como Claudio Mubarac, Edith Derdyk, Luiz Vidal Negreiros Gomes, entre outros, e com textos de Vilanova Artigas, Mário de Andrade e Flávio Motta. Em seguida, abordo o ensino de Desenho ao alcance de todos, sua história no Brasil, sua valorização e sua decadência no currículo escolar, a formação de professores de Desenho, os métodos e as reformas educacionais ocorridas ao longo do tempo. Autores como Rui Barbosa, Nerêo de Sampaio, Ana Mae Barbosa, Roberto Alcarria Nascimento, Lucio Costa e outros dão a sustentação teórica a essa parte. Mais adiante, apresento o lócus da pesquisa, os Institutos Federais, bem como sua estrutura administrativa, organizacional e política e suas bases formadoras: a educação omnilateral e a formação politécnica, concepções marxistas desenvolvidas pelos teóricos brasileiros Dermeval Saviani, Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavatta, Marise Ramos, Dante Moura, Lucília Machado e Acácia Kuenzer. Por fim, na problematização da origem da divisão do trabalho a partir da separação entre trabalho manual e intelectual, há o destaque para a mão. A manualidade, sob a perspectiva heideggeriana, e o saber-fazer integral, na imagem do \"pensar como um artífice\", segundo o pensamento de Richard Sennett, caminham por uma epistemologia do artesanal, trazendo a proposta do ensino de Desenho voltado à oficina, contando com a transmissão oficinal, o aprender trabalhando, a relação mestre-aprendiz e a cooperação em sala de aula, tudo isso com o propósito de tornar real uma formação integral nos Institutos Federais. Todo este caminho leva à reflexão de que Desenho é, além de um saber-fazer integral, uma grande área de conhecimento humano na esfera da educação e, portanto, possui um universo próprio de atuação que transita por todos os demais saberes e profissões, contribuindo para um ensino omnilateral.What is drawing? Is drawing precise? Would drawing be beyond mere pencil and paper handling? These questions have been with me since childhood, and today they are as much the basis of my professional life as a designer and teacher as well as those of this research. The broadening of the understanding of drawing, which is now capitalized by its large dimension of large area, is fundamental for conducting this work, which seeks to investigate the teaching of drawing in Institutos Federais (IFs) as a potential collaborator in the training process. students of professional technical courses in Brazil. To this end, adopting a qualitative methodology, three focus groups were implemented and analyzed with teachers from this area working in three Northeastern states: Ceará, Bahia and Sergipe. The following questions arise from the discussions promoted at these meetings: Can drawing be considered a large area of human knowledge? Does it have the power to contribute to the integral formation of students within the work-oriented educational universe? The impressions, conceptions, reflections and provocations raised by these teachers permeate the whole text of this thesis, organized in four chapters, which I prefer to call them paths, because they were built in the mold of a trip. In the first course, the connotations and denotations of the word Drawing are approached, with the help of researchers such as Claudio Mubarac, Edith Derdyk, Luiz Vidal Negreiros Gomes, among others, and texts by Vilanova Artigas, Mário de Andrade and Flávio Motta. Then, I approach the teaching of Drawing available to everyone, its history in Brazil, its valorization and decay in the school curriculum, the formation of Drawing teachers, the methods and the educational reforms that occurred over time. Authors such as Rui Barbosa, Nerêo de Sampaio, Ana Mae Barbosa, Roberto Alcarria Nascimento, Lucio Costa and others give theoretical support to this part. Later, I present the locus of research, the Institutos Federais, as well as their administrative, organizational and political structure and their formative bases: omnilateral education and polytechnic formation, Marxist conceptions developed by Brazilian theorists Dermeval Saviani, Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavatta, Marise Ramos, Dante Moura, Lucilia Machado and Acacia Kuenzer. Finally, in problematizing the origin of the division of labor from the separation between manual and intellectual work, there is the emphasis on the hand. The manuality, from the Heideggerian perspective, and the integral know-how, in the image of \"thinking as an artificer\", according to the thought of Richard Sennett, go through an epistemology of the craft, bringing the proposal of drawing teaching to the workshop, relying on workshop transmission, working learning, the master-apprentice relationship and classroom cooperation, all with the purpose of making real integral formation in the Institutos Federais a reality. All this way leads to the reflection that Drawing is, besides an integral know-how, a great area of human knowledge in the sphere of education and, therefore, has its own universe of action that transits through all other knowledge and professions, contributing for omnilateral teaching.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMattar, SumayaLima, Márcio Santos2020-03-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-25022021-161546/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-02-26T00:11:02Zoai:teses.usp.br:tde-25022021-161546Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-02-26T00:11:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenhar é preciso? O ensino de Desenho como grande área de conhecimento para a formação integral nos Institutos Federais
Is drawing precise? The teaching of drawing as a major area of knowledge for integral formation in Institutos Federais
title Desenhar é preciso? O ensino de Desenho como grande área de conhecimento para a formação integral nos Institutos Federais
spellingShingle Desenhar é preciso? O ensino de Desenho como grande área de conhecimento para a formação integral nos Institutos Federais
Lima, Márcio Santos
Art/Education
Arte/Educação
Drawing Teaching
Ensino de Desenho
Formação politécnica
Institutos Federais
Institutos Federais
Polytechnic formation
Technique and art
Técnica e arte
title_short Desenhar é preciso? O ensino de Desenho como grande área de conhecimento para a formação integral nos Institutos Federais
title_full Desenhar é preciso? O ensino de Desenho como grande área de conhecimento para a formação integral nos Institutos Federais
title_fullStr Desenhar é preciso? O ensino de Desenho como grande área de conhecimento para a formação integral nos Institutos Federais
title_full_unstemmed Desenhar é preciso? O ensino de Desenho como grande área de conhecimento para a formação integral nos Institutos Federais
title_sort Desenhar é preciso? O ensino de Desenho como grande área de conhecimento para a formação integral nos Institutos Federais
author Lima, Márcio Santos
author_facet Lima, Márcio Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mattar, Sumaya
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Márcio Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Art/Education
Arte/Educação
Drawing Teaching
Ensino de Desenho
Formação politécnica
Institutos Federais
Institutos Federais
Polytechnic formation
Technique and art
Técnica e arte
topic Art/Education
Arte/Educação
Drawing Teaching
Ensino de Desenho
Formação politécnica
Institutos Federais
Institutos Federais
Polytechnic formation
Technique and art
Técnica e arte
description O que é desenho? Desenhar é preciso? Desenho estaria além do mero manuseio de lápis e papel? Essas indagações me acompanham desde a infância e, hoje, constitui tanto a base da minha vida profissional, na condição de desenhador e docente, quanto as desta pesquisa. A ampliação do entendimento sobre Desenho, que ora grafo em letra maiúscula pela sua dimensão alargada de grande área, é fundamental para a condução deste trabalho, o qual procura investigar o ensino de Desenho nos Institutos Federais (IFs) como potencial colaborador no processo de formação integral dos estudantes de cursos técnico profissionais no Brasil. Para tanto, adotando metodologia de natureza qualitativa, foram executados e analisados três grupos focais com docentes dessa área atuantes em três estados do Nordeste: Ceará, Bahia e Sergipe. Surgem, através das discussões promovidas nesses encontros, as seguintes questões: o Desenho pode ser considerado grande área de conhecimento humano? Ele tem potência para contribuir na formação integral de estudantes dentro do universo educacional voltado ao trabalho? As impressões, concepções, reflexões e provocações levantadas por esses professores permeiam todo o texto desta tese, organizada em quatro capítulos, que preferi chamá-los de percursos, pelo fato de terem sido construídos nos moldes de uma viagem. No primeiro percurso, são abordadas as conotações e denotações da palavra Desenho, contando com o auxílio de pesquisadores como Claudio Mubarac, Edith Derdyk, Luiz Vidal Negreiros Gomes, entre outros, e com textos de Vilanova Artigas, Mário de Andrade e Flávio Motta. Em seguida, abordo o ensino de Desenho ao alcance de todos, sua história no Brasil, sua valorização e sua decadência no currículo escolar, a formação de professores de Desenho, os métodos e as reformas educacionais ocorridas ao longo do tempo. Autores como Rui Barbosa, Nerêo de Sampaio, Ana Mae Barbosa, Roberto Alcarria Nascimento, Lucio Costa e outros dão a sustentação teórica a essa parte. Mais adiante, apresento o lócus da pesquisa, os Institutos Federais, bem como sua estrutura administrativa, organizacional e política e suas bases formadoras: a educação omnilateral e a formação politécnica, concepções marxistas desenvolvidas pelos teóricos brasileiros Dermeval Saviani, Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavatta, Marise Ramos, Dante Moura, Lucília Machado e Acácia Kuenzer. Por fim, na problematização da origem da divisão do trabalho a partir da separação entre trabalho manual e intelectual, há o destaque para a mão. A manualidade, sob a perspectiva heideggeriana, e o saber-fazer integral, na imagem do \"pensar como um artífice\", segundo o pensamento de Richard Sennett, caminham por uma epistemologia do artesanal, trazendo a proposta do ensino de Desenho voltado à oficina, contando com a transmissão oficinal, o aprender trabalhando, a relação mestre-aprendiz e a cooperação em sala de aula, tudo isso com o propósito de tornar real uma formação integral nos Institutos Federais. Todo este caminho leva à reflexão de que Desenho é, além de um saber-fazer integral, uma grande área de conhecimento humano na esfera da educação e, portanto, possui um universo próprio de atuação que transita por todos os demais saberes e profissões, contribuindo para um ensino omnilateral.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-25022021-161546/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-25022021-161546/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091058313723904