MENINO 111 DO SOLO A(O)FRONTE: Dançovivências em um Estado que extermina a juventude negra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilaça, Aline Serzedello Neves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-01042024-114938/
Resumo: Diante das estatísticas com relação às mortes violentas, mortes por arma de fogo e homicídios ocorridos anualmente no Brasil e, cientes de que a juventude negra é o grande alvo de tamanha violência (IPEA, 2023). A presente tese pergunta: Como artistas negras, negros e negres respondem ao genocídio da juventude negra? Conduzidas pela performance Menino 111 (VILAÇA, 2016) dançando por suas cenas e sua estética jazzísta, relacionando-a com trechos de espetáculos, textos dramatúrgicos, imagens, poemas, músicas e descrições de coreografias de outras(es) autoras(es) e/ou intérpretes-criadoras(es), é percorrendo cada Cena (capítulo), Movimento (subcapítulo) da tese que são problematizados subtemas como: escravização, colonização, direitos humanos, dignidade humana e liberdade, envolvendo, transversalizando e revelando os passos para percorrer tal questão. Através de Encontros est-éticos (entrevistas), áudio-partilhas com artistas, pesquisa audiovisual e bibliográfica, além de visitas de campo são levantados dados que associados aos conceitos de antinegritude (VARGAS, 2017), escrevivência (EVARISTO, 2023), oralitura (MARTINS, 2022), necropolítica (MBEMBE, 2011), antropologia ultrajada (ROCHA, 2015), feminismo negro (hooks, 2009), performance etnográfica (JONES, 2009), são entrelaçados com as produções estéticas negrorreferenciadas investigadas, visando forjar as noções de dançovivências e corporalituras como agregadoras dos esforços epistemológicos, metodológicos e ontológicos no campo das Artes Cênicas protagonizados por negros, negras e negres em marcha, luta e front contra a morte física e simbólica. Por fim, em todo percurso da tese reverencia-se o contínuo tempo-espaço de aprendizagem constituído pelos plurais Movimentos de Mulheres Negras, Movimentos Negros e Artivismos Negros.
id USP_77556262184b8753d89a4ebc610ad32c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-01042024-114938
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling MENINO 111 DO SOLO A(O)FRONTE: Dançovivências em um Estado que extermina a juventude negraMENINO 111 (BOY111) From the dance solo to a black war front: \"dançovivências\" in a State that exterminates black youth."Escrevivência"Anti-blacknessAntinegritudeBlack "Dançovivências"Dançovivências negrasEscrevivênciaJazzJazzPerformance-ethnographicPerformance-etnográficaDiante das estatísticas com relação às mortes violentas, mortes por arma de fogo e homicídios ocorridos anualmente no Brasil e, cientes de que a juventude negra é o grande alvo de tamanha violência (IPEA, 2023). A presente tese pergunta: Como artistas negras, negros e negres respondem ao genocídio da juventude negra? Conduzidas pela performance Menino 111 (VILAÇA, 2016) dançando por suas cenas e sua estética jazzísta, relacionando-a com trechos de espetáculos, textos dramatúrgicos, imagens, poemas, músicas e descrições de coreografias de outras(es) autoras(es) e/ou intérpretes-criadoras(es), é percorrendo cada Cena (capítulo), Movimento (subcapítulo) da tese que são problematizados subtemas como: escravização, colonização, direitos humanos, dignidade humana e liberdade, envolvendo, transversalizando e revelando os passos para percorrer tal questão. Através de Encontros est-éticos (entrevistas), áudio-partilhas com artistas, pesquisa audiovisual e bibliográfica, além de visitas de campo são levantados dados que associados aos conceitos de antinegritude (VARGAS, 2017), escrevivência (EVARISTO, 2023), oralitura (MARTINS, 2022), necropolítica (MBEMBE, 2011), antropologia ultrajada (ROCHA, 2015), feminismo negro (hooks, 2009), performance etnográfica (JONES, 2009), são entrelaçados com as produções estéticas negrorreferenciadas investigadas, visando forjar as noções de dançovivências e corporalituras como agregadoras dos esforços epistemológicos, metodológicos e ontológicos no campo das Artes Cênicas protagonizados por negros, negras e negres em marcha, luta e front contra a morte física e simbólica. Por fim, em todo percurso da tese reverencia-se o contínuo tempo-espaço de aprendizagem constituído pelos plurais Movimentos de Mulheres Negras, Movimentos Negros e Artivismos Negros.Given the statistics regarding violent deaths, firearm deaths and homicides that occur annually in Brazil and, aware that black youth are the main targets of such violence (IPEA, 2023). The present thesis: How do black, black and black artists respond to the genocide of black youth? Conducted by the performance Menino 111 (VILAÇA, 2016) dancing through its scenes and its jazz aesthetics, relating it to excerpts from shows, dramaturgical texts, images, poems, music and curious choreographies by other authors and/or or interpreter-creators, it is by going through each Scene (chapter), Movement (subchapter) of the thesis that subthemes such as: enslavement, colonization, human rights, human dignity and freedom are problematized, involving, transversalizing and revealing the steps to go through this question. Through aesthetic meetings (interviews), audio-sharing with artists, audiovisual and bibliographical research, in addition to field visits, data is collected associated with the concepts of anti-blackness (VARGAS, 2017), escrevivência (EVARISTO, 2023), oralitura ( MARTINS, 2022), necropolitics (MBEMBE, 2011), outraged anthropology (ROCHA, 2015), black feminism (hooks, 2009), ethnographic performance (JONES, 2009), are intertwined with the black-referenced aesthetic productions investigated, great forging the notions of dance experiences and corporeality as aggregators of epistemological, methodological and ontological efforts in the field of Performing Arts led by black men and women marching, fighting and fighting against physical and symbolic death. Finally, throughout the thesis, the continuous time-space of learning constituted by the plural Black Women\'s Movements, Black Movements and Black Artivismo is honored.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPereira, Sayonara SousaVilaça, Aline Serzedello Neves2023-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-01042024-114938/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-04-02T17:31:03Zoai:teses.usp.br:tde-01042024-114938Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-04-02T17:31:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv MENINO 111 DO SOLO A(O)FRONTE: Dançovivências em um Estado que extermina a juventude negra
MENINO 111 (BOY111) From the dance solo to a black war front: \"dançovivências\" in a State that exterminates black youth.
title MENINO 111 DO SOLO A(O)FRONTE: Dançovivências em um Estado que extermina a juventude negra
spellingShingle MENINO 111 DO SOLO A(O)FRONTE: Dançovivências em um Estado que extermina a juventude negra
Vilaça, Aline Serzedello Neves
"Escrevivência"
Anti-blackness
Antinegritude
Black "Dançovivências"
Dançovivências negras
Escrevivência
Jazz
Jazz
Performance-ethnographic
Performance-etnográfica
title_short MENINO 111 DO SOLO A(O)FRONTE: Dançovivências em um Estado que extermina a juventude negra
title_full MENINO 111 DO SOLO A(O)FRONTE: Dançovivências em um Estado que extermina a juventude negra
title_fullStr MENINO 111 DO SOLO A(O)FRONTE: Dançovivências em um Estado que extermina a juventude negra
title_full_unstemmed MENINO 111 DO SOLO A(O)FRONTE: Dançovivências em um Estado que extermina a juventude negra
title_sort MENINO 111 DO SOLO A(O)FRONTE: Dançovivências em um Estado que extermina a juventude negra
author Vilaça, Aline Serzedello Neves
author_facet Vilaça, Aline Serzedello Neves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Sayonara Sousa
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilaça, Aline Serzedello Neves
dc.subject.por.fl_str_mv "Escrevivência"
Anti-blackness
Antinegritude
Black "Dançovivências"
Dançovivências negras
Escrevivência
Jazz
Jazz
Performance-ethnographic
Performance-etnográfica
topic "Escrevivência"
Anti-blackness
Antinegritude
Black "Dançovivências"
Dançovivências negras
Escrevivência
Jazz
Jazz
Performance-ethnographic
Performance-etnográfica
description Diante das estatísticas com relação às mortes violentas, mortes por arma de fogo e homicídios ocorridos anualmente no Brasil e, cientes de que a juventude negra é o grande alvo de tamanha violência (IPEA, 2023). A presente tese pergunta: Como artistas negras, negros e negres respondem ao genocídio da juventude negra? Conduzidas pela performance Menino 111 (VILAÇA, 2016) dançando por suas cenas e sua estética jazzísta, relacionando-a com trechos de espetáculos, textos dramatúrgicos, imagens, poemas, músicas e descrições de coreografias de outras(es) autoras(es) e/ou intérpretes-criadoras(es), é percorrendo cada Cena (capítulo), Movimento (subcapítulo) da tese que são problematizados subtemas como: escravização, colonização, direitos humanos, dignidade humana e liberdade, envolvendo, transversalizando e revelando os passos para percorrer tal questão. Através de Encontros est-éticos (entrevistas), áudio-partilhas com artistas, pesquisa audiovisual e bibliográfica, além de visitas de campo são levantados dados que associados aos conceitos de antinegritude (VARGAS, 2017), escrevivência (EVARISTO, 2023), oralitura (MARTINS, 2022), necropolítica (MBEMBE, 2011), antropologia ultrajada (ROCHA, 2015), feminismo negro (hooks, 2009), performance etnográfica (JONES, 2009), são entrelaçados com as produções estéticas negrorreferenciadas investigadas, visando forjar as noções de dançovivências e corporalituras como agregadoras dos esforços epistemológicos, metodológicos e ontológicos no campo das Artes Cênicas protagonizados por negros, negras e negres em marcha, luta e front contra a morte física e simbólica. Por fim, em todo percurso da tese reverencia-se o contínuo tempo-espaço de aprendizagem constituído pelos plurais Movimentos de Mulheres Negras, Movimentos Negros e Artivismos Negros.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-01042024-114938/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-01042024-114938/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090272806567936