A aprendizagem tecnológica do arquiteto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Maria Amélia Devitte Ferreira D'Azevedo
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-15092014-145403/
Resumo: A tese investiga a aprendizagem tecnológica do arquiteto, considerando que este seja um tema relevante frente ao quadro de desprestígio vivenciado pela profissão, contemporaneamente, e dada a perspectiva de uma solicitação candente pela contribuição técnica da categoria, em função das críticas demandas por ambientes construídos e modificados, na atualidade e para o futuro. Realizam-se análises históricas que demonstram a existência de relações intrínsecas entre o ideário sobre a profissão e o padrão de formação, as quais definiram, e ainda mantêm, uma desvalorização da formação tecnológica frente à formação teórica e projetual. São desenvolvidas considerações sobre as formulações tradicionais do currículo tecnológico em Arquitetura e Urbanismo e, a partir, principalmente, de experiências didáticas realizadas e da exploração de referências da prática profissional exemplar, são propostos conceitos norteadores para práticas didáticas voltadas à inovação curricular na formação tecnológica do arquiteto. RESUMO
id USP_7828e87ac68b0151a0103693830d00ab
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-15092014-145403
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A aprendizagem tecnológica do arquitetoThe technological learning in architectureAprendizagem tecnológicaArchitecture study and teachingArquitetura - estudo e ensinoMétodos de ensinoTeaching methodsTechnological learningTechnology study and teachingTecnologia - estudo e ensinoA tese investiga a aprendizagem tecnológica do arquiteto, considerando que este seja um tema relevante frente ao quadro de desprestígio vivenciado pela profissão, contemporaneamente, e dada a perspectiva de uma solicitação candente pela contribuição técnica da categoria, em função das críticas demandas por ambientes construídos e modificados, na atualidade e para o futuro. Realizam-se análises históricas que demonstram a existência de relações intrínsecas entre o ideário sobre a profissão e o padrão de formação, as quais definiram, e ainda mantêm, uma desvalorização da formação tecnológica frente à formação teórica e projetual. São desenvolvidas considerações sobre as formulações tradicionais do currículo tecnológico em Arquitetura e Urbanismo e, a partir, principalmente, de experiências didáticas realizadas e da exploração de referências da prática profissional exemplar, são propostos conceitos norteadores para práticas didáticas voltadas à inovação curricular na formação tecnológica do arquiteto. RESUMOThe thesis explores the technological learning in architecture considering this is a relevant subject to be discussed face to the lack of prestige of this profession suffers presently, and also aiming to deal with the perspective of effective demands for architecture contribution, now and in the future, due to the critical needs of built and open environments for human life. Historical analysis are developed demonstrating the existence of deep relations between the idealization of the profession and the education standards in architecture, which have defined and kept alive a lack of value of the technological education compared to the theoretical and design education. Some comments about the traditional improvement of the technological curriculum in architecture are explored, and mainly based on practical educational experiences and also on references of best professional practices; some concepts and practices related to curriculum innovation on the technological education of the architect are proposed.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Ricardo ToledoLeite, Maria Amélia Devitte Ferreira D'Azevedo2006-04-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-15092014-145403/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:37Zoai:teses.usp.br:tde-15092014-145403Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem tecnológica do arquiteto
The technological learning in architecture
title A aprendizagem tecnológica do arquiteto
spellingShingle A aprendizagem tecnológica do arquiteto
Leite, Maria Amélia Devitte Ferreira D'Azevedo
Aprendizagem tecnológica
Architecture study and teaching
Arquitetura - estudo e ensino
Métodos de ensino
Teaching methods
Technological learning
Technology study and teaching
Tecnologia - estudo e ensino
title_short A aprendizagem tecnológica do arquiteto
title_full A aprendizagem tecnológica do arquiteto
title_fullStr A aprendizagem tecnológica do arquiteto
title_full_unstemmed A aprendizagem tecnológica do arquiteto
title_sort A aprendizagem tecnológica do arquiteto
author Leite, Maria Amélia Devitte Ferreira D'Azevedo
author_facet Leite, Maria Amélia Devitte Ferreira D'Azevedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ricardo Toledo
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Maria Amélia Devitte Ferreira D'Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem tecnológica
Architecture study and teaching
Arquitetura - estudo e ensino
Métodos de ensino
Teaching methods
Technological learning
Technology study and teaching
Tecnologia - estudo e ensino
topic Aprendizagem tecnológica
Architecture study and teaching
Arquitetura - estudo e ensino
Métodos de ensino
Teaching methods
Technological learning
Technology study and teaching
Tecnologia - estudo e ensino
description A tese investiga a aprendizagem tecnológica do arquiteto, considerando que este seja um tema relevante frente ao quadro de desprestígio vivenciado pela profissão, contemporaneamente, e dada a perspectiva de uma solicitação candente pela contribuição técnica da categoria, em função das críticas demandas por ambientes construídos e modificados, na atualidade e para o futuro. Realizam-se análises históricas que demonstram a existência de relações intrínsecas entre o ideário sobre a profissão e o padrão de formação, as quais definiram, e ainda mantêm, uma desvalorização da formação tecnológica frente à formação teórica e projetual. São desenvolvidas considerações sobre as formulações tradicionais do currículo tecnológico em Arquitetura e Urbanismo e, a partir, principalmente, de experiências didáticas realizadas e da exploração de referências da prática profissional exemplar, são propostos conceitos norteadores para práticas didáticas voltadas à inovação curricular na formação tecnológica do arquiteto. RESUMO
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-04-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-15092014-145403/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-15092014-145403/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090751115558912