Ciência como instituição e como prática: a mudança do regime disciplinar/estatal de produção e difusão do conhecimento científico no Brasil vista a partir do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlotto, Maria Caramez
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-20082009-150631/
Resumo: A presente dissertação parte do estudo empírico do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) para analisar a mudança do regime público/disciplinar de produção e difusão do conhecimento científico no Brasil no período que vai da abertura democrática dos anos 1980 à redefinição da política nacional de ciência e tecnologia nos 2000. A pesquisa articula dois pontos de vista: a análise da mudança jurídicoinstitucional, que envolve os padrões de institucionalização, legitimação social, organização formal e jurídica da ciência no país; e o estudo da alteração das práticas científicas concretas, que envolvem os padrões de realização de pesquisa, divulgação de resultados e formação de novos pesquisadores. O estudo empírico dividiuse, portanto, em duas partes: (1) primeiro, analisamos a forma como o LNLS inicialmente como projeto, depois como instituição de pesquisa inserese no processo histórico de institucionalização da ciência no Brasil, considerando a mudança dos padrões de negociação, organização e legitimação social das instituições científicas nacionais. Para tanto, realizamos entrevistas com diretores do laboratórios, membros da burocracia científica (diretores de agência de inovação; coordenadores de agências de fomento, etc) e analisamos o conteúdo e o processo de formulação e aprovação de leis, portarias, resoluções e documentos oficiais sobre a ciência, a tecnologia e sua comercialização. (2) Já a segunda parte do estudo empírico concentrase na caracterização do perfil, das práticas de pesquisa e dos padrões de formação dos pesquisadores que usam o LNLS como centro experimental. O objetivo era, através da análise do questionário aplicado com os pesquisadores externos do LNLS, identificar quem são e o que fazem esses pesquisadores e se e como eles trabalham em empresas privadas, patenteiam seus resultados de pesquisa e/ou estabelecem, a partir de instituições públicas de pesquisa, contratos e parcerias com empresas.
id USP_7ce405470e999afdf2188db7adbdc242
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20082009-150631
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Ciência como instituição e como prática: a mudança do regime disciplinar/estatal de produção e difusão do conhecimento científico no Brasil vista a partir do Laboratório Nacional de Luz SíncrotronScience as institution and practice: changing of disciplinary system/state of production and dissemination of scientific knowledge in Brazil case National Laboratory Luz SíncrotronLaboratório Nacional de Luz SíncrotronNational Laboratory Luz SíncrotronPesquisa científica - Políticas - BrasilProdução científica - Estudo de casoScientific Research - Policies - BrazilA presente dissertação parte do estudo empírico do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) para analisar a mudança do regime público/disciplinar de produção e difusão do conhecimento científico no Brasil no período que vai da abertura democrática dos anos 1980 à redefinição da política nacional de ciência e tecnologia nos 2000. A pesquisa articula dois pontos de vista: a análise da mudança jurídicoinstitucional, que envolve os padrões de institucionalização, legitimação social, organização formal e jurídica da ciência no país; e o estudo da alteração das práticas científicas concretas, que envolvem os padrões de realização de pesquisa, divulgação de resultados e formação de novos pesquisadores. O estudo empírico dividiuse, portanto, em duas partes: (1) primeiro, analisamos a forma como o LNLS inicialmente como projeto, depois como instituição de pesquisa inserese no processo histórico de institucionalização da ciência no Brasil, considerando a mudança dos padrões de negociação, organização e legitimação social das instituições científicas nacionais. Para tanto, realizamos entrevistas com diretores do laboratórios, membros da burocracia científica (diretores de agência de inovação; coordenadores de agências de fomento, etc) e analisamos o conteúdo e o processo de formulação e aprovação de leis, portarias, resoluções e documentos oficiais sobre a ciência, a tecnologia e sua comercialização. (2) Já a segunda parte do estudo empírico concentrase na caracterização do perfil, das práticas de pesquisa e dos padrões de formação dos pesquisadores que usam o LNLS como centro experimental. O objetivo era, através da análise do questionário aplicado com os pesquisadores externos do LNLS, identificar quem são e o que fazem esses pesquisadores e se e como eles trabalham em empresas privadas, patenteiam seus resultados de pesquisa e/ou estabelecem, a partir de instituições públicas de pesquisa, contratos e parcerias com empresas.The present master dissertation has as its point of departure the study of the Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (National Light Laboratory Síncrotron) to analyse the changes from the disciplinary production and dissemination regimes of scientific knowledge in Brazil, during the period comprised between the political opening in the 1980s until the redefinition of the national policy of science and technology in the year 2000, articulating two points of view: the analysis of the legalinstitutional change, encompassing patterns of institutionalization, social legitimation, formal and legal organization of science in the country; and the study referred to alterations of concrete scientific practices, encompassing patterns of researchaccomplishment, broadcasting of the results and formation of new researchers. The empirical study was thus divided into two parts: (1) initially we studied the way in which LNLS first as a project, later as a research institution was inserted into the historic process concerning the institutionalization of science in Brazil, considering the change of negotiation, organisation and social legitimation patterns among national scientific institutions. Therefore we undertook interviews with laboratory directors, members of the scientific bureaucracy (directors of innovation agencies; coordinators of funding agencies, etc.) and analysed the content as well as the formulation and approval processes of laws, resolutions and official documents on science, technology and its commercialization. (2) The second part of the empirical study focuses the characterisation of the profile, the research practices and the formation patterns of researchers using LNLS as an experimental center. The objective was to, through the analysis of the questionnaire answered by the external researchers at the LNLS, identify who they are and what is done by these researchers along with if and how they work in private companies, patent their research results and/or, departing from public research institutions, establish contracts and partnerships with companies.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBraga Neto, Ruy GomesCarlotto, Maria Caramez2009-02-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-20082009-150631/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:00Zoai:teses.usp.br:tde-20082009-150631Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciência como instituição e como prática: a mudança do regime disciplinar/estatal de produção e difusão do conhecimento científico no Brasil vista a partir do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron
Science as institution and practice: changing of disciplinary system/state of production and dissemination of scientific knowledge in Brazil case National Laboratory Luz Síncrotron
title Ciência como instituição e como prática: a mudança do regime disciplinar/estatal de produção e difusão do conhecimento científico no Brasil vista a partir do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron
spellingShingle Ciência como instituição e como prática: a mudança do regime disciplinar/estatal de produção e difusão do conhecimento científico no Brasil vista a partir do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron
Carlotto, Maria Caramez
Laboratório Nacional de Luz Síncrotron
National Laboratory Luz Síncrotron
Pesquisa científica - Políticas - Brasil
Produção científica - Estudo de caso
Scientific Research - Policies - Brazil
title_short Ciência como instituição e como prática: a mudança do regime disciplinar/estatal de produção e difusão do conhecimento científico no Brasil vista a partir do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron
title_full Ciência como instituição e como prática: a mudança do regime disciplinar/estatal de produção e difusão do conhecimento científico no Brasil vista a partir do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron
title_fullStr Ciência como instituição e como prática: a mudança do regime disciplinar/estatal de produção e difusão do conhecimento científico no Brasil vista a partir do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron
title_full_unstemmed Ciência como instituição e como prática: a mudança do regime disciplinar/estatal de produção e difusão do conhecimento científico no Brasil vista a partir do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron
title_sort Ciência como instituição e como prática: a mudança do regime disciplinar/estatal de produção e difusão do conhecimento científico no Brasil vista a partir do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron
author Carlotto, Maria Caramez
author_facet Carlotto, Maria Caramez
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Braga Neto, Ruy Gomes
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlotto, Maria Caramez
dc.subject.por.fl_str_mv Laboratório Nacional de Luz Síncrotron
National Laboratory Luz Síncrotron
Pesquisa científica - Políticas - Brasil
Produção científica - Estudo de caso
Scientific Research - Policies - Brazil
topic Laboratório Nacional de Luz Síncrotron
National Laboratory Luz Síncrotron
Pesquisa científica - Políticas - Brasil
Produção científica - Estudo de caso
Scientific Research - Policies - Brazil
description A presente dissertação parte do estudo empírico do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) para analisar a mudança do regime público/disciplinar de produção e difusão do conhecimento científico no Brasil no período que vai da abertura democrática dos anos 1980 à redefinição da política nacional de ciência e tecnologia nos 2000. A pesquisa articula dois pontos de vista: a análise da mudança jurídicoinstitucional, que envolve os padrões de institucionalização, legitimação social, organização formal e jurídica da ciência no país; e o estudo da alteração das práticas científicas concretas, que envolvem os padrões de realização de pesquisa, divulgação de resultados e formação de novos pesquisadores. O estudo empírico dividiuse, portanto, em duas partes: (1) primeiro, analisamos a forma como o LNLS inicialmente como projeto, depois como instituição de pesquisa inserese no processo histórico de institucionalização da ciência no Brasil, considerando a mudança dos padrões de negociação, organização e legitimação social das instituições científicas nacionais. Para tanto, realizamos entrevistas com diretores do laboratórios, membros da burocracia científica (diretores de agência de inovação; coordenadores de agências de fomento, etc) e analisamos o conteúdo e o processo de formulação e aprovação de leis, portarias, resoluções e documentos oficiais sobre a ciência, a tecnologia e sua comercialização. (2) Já a segunda parte do estudo empírico concentrase na caracterização do perfil, das práticas de pesquisa e dos padrões de formação dos pesquisadores que usam o LNLS como centro experimental. O objetivo era, através da análise do questionário aplicado com os pesquisadores externos do LNLS, identificar quem são e o que fazem esses pesquisadores e se e como eles trabalham em empresas privadas, patenteiam seus resultados de pesquisa e/ou estabelecem, a partir de instituições públicas de pesquisa, contratos e parcerias com empresas.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-20082009-150631/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-20082009-150631/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090896762765312