Democracia na Escola: Limites e Possibilidades a partir do Estudo de Caso na Escola do Camarão - Ilhabela/SP
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100134/tde-25042023-212418/ |
Resumo: | A educação possui como um dos seus objetivos a formação da pessoa para o exercício da cidadania, conforme reconhecido na Constituição de 1988, podendo a democracia na escola se realizar, sobretudo, através da relação da escola com a comunidade, pelos mecanismos institucionais de gestão democrática e no ensino do currículo. O contexto atual de pressão neoliberal sobre a política educacional e de autoritarismo em escala global coloca dificuldades para tal realização. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva analisar as contradições no movimento de implantação da gestão democrática na E.M.E.F. Paulo Renato Costa Souza em Ilhabela/SP, conhecida como Escola do Camarão, a partir do movimento Diálogos que Brotam do Chão e do 2º Mini Fórum de Educação Ambiental, ocorridos na escola entre 2017 e 2018, que constituíram ações junto à comunidade e sociedade civil, cujo tema principal era a construção democrática e coletiva da escola pública e sua função social. Apresenta-se como problema de pesquisa responder quais seriam os limites e possibilidades instituídos no processo de implantação da gestão democrática na unidade escolar, que expressam as contradições presentes na sociedade de Ilhabela/SP. Referenciando-se na teoria da democracia participativa; nas obras a respeito da política nos municípios do interior; analisando as relações entre educação e política; e aportando-se, ainda, os fundamentos da gestão democrática da educação pública, foram adotados, como procedimentos metodológicos, o Grupo Focal, procedimento de natureza oral e coletiva, com três professoras, protagonistas das ações pesquisadas na Escola do Camarão, cujos dados foram integrados ao exame de documentos oficiais, registros em vídeo, registros escritos e fontes bibliográficas. Analisando os dados a partir dos referenciais metodológicos da historicidade, dialética, materialidade e relações de movimento e transformação entre as dimensões singular, particular e universal dos sujeitos e coletividades, desenvolveram-se as categorias de análise: Participação nas Decisões e Gestão Democrática na Escola do Camarão, objetivando verificar como se dá a participação através dos mecanismos institucionais existentes; Relações de Poder Locais, que expressa os limites, inconsistências e condicionantes que impedem que a democratização nas relações e trabalho escolar se estabeleça; e Relação com a Comunidade, que constituiu o cerne da construção de processos participativos e transformativos relevantes, apesar das adversidades, por meio do qual a democracia pode se efetivar na escola, repercutindo nas outras esferas, como gestão e currículo e criando identidade da instituição. Assim, concluiu-se que, na realidade da Escola do Camarão em Ilhabela/SP, os limites à objetivação da democracia na escola, além dos problemas gerais da educação brasileira, possuem raiz na formação sócio-histórica local, caracterizada pelo colonialismo e coronelismo, em que o assédio moral, a pessoalidade nas relações e o amadorismo criam barreiras. Por outro lado, viu-se que a democracia na escola se objetiva, sobretudo, através da relação entre escola e comunidade, quando ela se abre ao meio e indaga a sua função social, a quem atende e quem a constitui, a fim de se integrar ao trabalho socialmente útil. |
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Paulo Renato Costa Souza em Ilhabela/SP, conhecida como Escola do Camarão, a partir do movimento Diálogos que Brotam do Chão e do 2º Mini Fórum de Educação Ambiental, ocorridos na escola entre 2017 e 2018, que constituíram ações junto à comunidade e sociedade civil, cujo tema principal era a construção democrática e coletiva da escola pública e sua função social. Apresenta-se como problema de pesquisa responder quais seriam os limites e possibilidades instituídos no processo de implantação da gestão democrática na unidade escolar, que expressam as contradições presentes na sociedade de Ilhabela/SP. Referenciando-se na teoria da democracia participativa; nas obras a respeito da política nos municípios do interior; analisando as relações entre educação e política; e aportando-se, ainda, os fundamentos da gestão democrática da educação pública, foram adotados, como procedimentos metodológicos, o Grupo Focal, procedimento de natureza oral e coletiva, com três professoras, protagonistas das ações pesquisadas na Escola do Camarão, cujos dados foram integrados ao exame de documentos oficiais, registros em vídeo, registros escritos e fontes bibliográficas. Analisando os dados a partir dos referenciais metodológicos da historicidade, dialética, materialidade e relações de movimento e transformação entre as dimensões singular, particular e universal dos sujeitos e coletividades, desenvolveram-se as categorias de análise: Participação nas Decisões e Gestão Democrática na Escola do Camarão, objetivando verificar como se dá a participação através dos mecanismos institucionais existentes; Relações de Poder Locais, que expressa os limites, inconsistências e condicionantes que impedem que a democratização nas relações e trabalho escolar se estabeleça; e Relação com a Comunidade, que constituiu o cerne da construção de processos participativos e transformativos relevantes, apesar das adversidades, por meio do qual a democracia pode se efetivar na escola, repercutindo nas outras esferas, como gestão e currículo e criando identidade da instituição. Assim, concluiu-se que, na realidade da Escola do Camarão em Ilhabela/SP, os limites à objetivação da democracia na escola, além dos problemas gerais da educação brasileira, possuem raiz na formação sócio-histórica local, caracterizada pelo colonialismo e coronelismo, em que o assédio moral, a pessoalidade nas relações e o amadorismo criam barreiras. Por outro lado, viu-se que a democracia na escola se objetiva, sobretudo, através da relação entre escola e comunidade, quando ela se abre ao meio e indaga a sua função social, a quem atende e quem a constitui, a fim de se integrar ao trabalho socialmente útil.Education has the formation of the person for citizenship as one of its objectives, as recognized in the 1988 Constitution, and democracy at school can be achieved, above all, through the relationship between the school and community, through the institutional mechanisms of democratic management and in the teaching curriculum. The current context of neoliberal pressure on educational policy and authoritarianism on a global scale poses difficulties for such achievement. Hereupon, this research aims to analyze the contradictions in the movement to implement democratic management at EMEF Paulo Renato Costa Souza in Ilhabela/SP, known as Camarão School, based on the Diálogos que Brotam do Chão movement and the 2nd Mini Environmental Education Forum, which took place at the school between 2017 and 2018, constituting actions with community and civil society, whose main theme was the democratic and collective construction of public school and its social function. It is presented as a research problem to answer what would be the limits and possibilities established in the process of implantation of democratic management in the school unit, which express the contradictions of Ilhabela/SP society. Referring to the theory of participatory democracy; about politics in the country municipalities; and analyzing relations between education and politics; also contributing to the fundamentals of the democratic management of public education, the Focal Group was adopted as methodological procedures, an oral and collective procedure, with three teachers, protagonists of the actions at the Escola do Camarão, whose data were integrated with examination of official documents, video and written records and bibliographic sources. Analyzing data from the methodological references of historicity, dialectics, materiality and relations of movement and transformation between the singular, particular and universal dimensions of subjects and collectivities, the categories of analysis were developed: Participation in Decisions and Democratic Management in the Camarão School, with the aim of verifying how participation takes place through existing institutional mechanisms; Local Power Relations, which expresses the limits, inconsistencies and constraints that prevent democratization in relations and school work being established; and Relationship with the Community, which constituted the core of the construction of relevant participatory and transformative processes, despite the adversities, through which democracy can become effective in the school, with repercussions in other spheres, such as management and curriculum, and creating institution\'s identity. Thus, it was concluded that, in the reality of the Camarão School in Ilhabela/SP, the limits to the objectification of democracy in the school, in addition to the general problems of Brazilian education, have roots in the local socio-historical formation, characterized by colonialism and coronelismo, in which moral harassment, personality in relationships and amateurism create barriers. On the other hand, it was seen that democracy at school is objectified, above all, through the relationship between school and community, when it opens up to the middle and asks about its social function, who attends to who constitutes it, in order to integrate into socially useful workBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBernardes, Maria Eliza MattosinhoCarvalho, Vinicius Ferreira de2023-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100134/tde-25042023-212418/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-07-10T12:52:15Zoai:teses.usp.br:tde-25042023-212418Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-07-10T12:52:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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A educação possui como um dos seus objetivos a formação da pessoa para o exercício da cidadania, conforme reconhecido na Constituição de 1988, podendo a democracia na escola se realizar, sobretudo, através da relação da escola com a comunidade, pelos mecanismos institucionais de gestão democrática e no ensino do currículo. O contexto atual de pressão neoliberal sobre a política educacional e de autoritarismo em escala global coloca dificuldades para tal realização. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva analisar as contradições no movimento de implantação da gestão democrática na E.M.E.F. Paulo Renato Costa Souza em Ilhabela/SP, conhecida como Escola do Camarão, a partir do movimento Diálogos que Brotam do Chão e do 2º Mini Fórum de Educação Ambiental, ocorridos na escola entre 2017 e 2018, que constituíram ações junto à comunidade e sociedade civil, cujo tema principal era a construção democrática e coletiva da escola pública e sua função social. Apresenta-se como problema de pesquisa responder quais seriam os limites e possibilidades instituídos no processo de implantação da gestão democrática na unidade escolar, que expressam as contradições presentes na sociedade de Ilhabela/SP. Referenciando-se na teoria da democracia participativa; nas obras a respeito da política nos municípios do interior; analisando as relações entre educação e política; e aportando-se, ainda, os fundamentos da gestão democrática da educação pública, foram adotados, como procedimentos metodológicos, o Grupo Focal, procedimento de natureza oral e coletiva, com três professoras, protagonistas das ações pesquisadas na Escola do Camarão, cujos dados foram integrados ao exame de documentos oficiais, registros em vídeo, registros escritos e fontes bibliográficas. Analisando os dados a partir dos referenciais metodológicos da historicidade, dialética, materialidade e relações de movimento e transformação entre as dimensões singular, particular e universal dos sujeitos e coletividades, desenvolveram-se as categorias de análise: Participação nas Decisões e Gestão Democrática na Escola do Camarão, objetivando verificar como se dá a participação através dos mecanismos institucionais existentes; Relações de Poder Locais, que expressa os limites, inconsistências e condicionantes que impedem que a democratização nas relações e trabalho escolar se estabeleça; e Relação com a Comunidade, que constituiu o cerne da construção de processos participativos e transformativos relevantes, apesar das adversidades, por meio do qual a democracia pode se efetivar na escola, repercutindo nas outras esferas, como gestão e currículo e criando identidade da instituição. Assim, concluiu-se que, na realidade da Escola do Camarão em Ilhabela/SP, os limites à objetivação da democracia na escola, além dos problemas gerais da educação brasileira, possuem raiz na formação sócio-histórica local, caracterizada pelo colonialismo e coronelismo, em que o assédio moral, a pessoalidade nas relações e o amadorismo criam barreiras. Por outro lado, viu-se que a democracia na escola se objetiva, sobretudo, através da relação entre escola e comunidade, quando ela se abre ao meio e indaga a sua função social, a quem atende e quem a constitui, a fim de se integrar ao trabalho socialmente útil. |
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