Ser homem: percepções, significados e narrativas de rapazes negros e pobres da cidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Raquel Souza dos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11092009-161218/
Resumo: Esta dissertação se insere no emergente campo dos estudos sobre a juventude no Brasil, em articulação com os estudos de gênero e raça. Teve por objetivo realizar um estudo exploratório dos processos de socialização de rapazes negros oriundos de camadas populares da cidade de São Paulo. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada ao longo de 2007 e 2008, a partir de entrevistas coletivas com quatorze participantes e de entrevistas individuais com três deles. Inicialmente, buscou-se verificar modulações nas percepções destes sobre a masculinidade e os modos como articulavam concepções acerca das relações de gênero e de raça. Em um segundo momento, tentou-se captar experiências vividas em diferentes âmbitos e como essas se constituíram em aprendizagens singulares para forjar determinados sentidos e significados sobre masculinidade. Do ponto de vista teórico, parte-se da análise das noções de masculinidade, gênero e raça como produções culturais e históricas em constante mutação e que são apreendidas pelos sujeitos ao longo de suas vidas em um processo constante e ininterrupto. Para entender esse processo de aprendizagem a análise se baseou no conceito de socialização desenvolvido por Peter Berger e Thomas Luckmann e no conceito de individuação e suporte de Danilo Martuccelli. Os resultados evidenciam a diversidade de significados que jovens atribuem à ideia de ser homem e ser homem negro, forjados no âmbito de experiências e acessos desiguais a novos scripts e performances que, por um lado, permitem reposicionamentos e a desconstrução de hierarquias e fronteiras que separam homens e mulheres, homens e homens; por outro, permitem maneiras diferenciadas de construção de um pertencimento racial e articulação com a masculinidade.
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