Efeitos de políticas públicas sobre a produção de milho, soja e trigo no Brasil e na Argentina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Leila Campos
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11132/tde-20181127-155927/
Resumo: A pesquisa tem como objetivo medir os efeitos de políticas públicas sobre a produção de grãos no Brasil e na Argentina e analisar sua coerência com a abertura econômica e com os acordos internacionais que caracterizam a atual inserção internacional do Brasil. Os efeitos de políticas serão mensurados através da aplicação da Policy Analysis Matrix - PAM sobre os sistemas de produção de milho, trigo e soja, representativos da região Centro-Sul do Brasil e do Pampa argentino, divididos por nível de produtividade. Esse método gera indicadores de incentivos conhecidos como coeficientes de proteção nominal (NPC), para produtos e insumos, e coeficientes de proteção efetiva (EPC) que permitem medir o efeito de políticas públicas sobre os preços praticados. Gera também um indicador de competitividade e um indicador de vantagem comparativa, o custo dos recursos domésticos (DRC), que permite avaliar a eficiência na produção doméstica. Dentre os principais resultados e conclusões da pesquisa, destacam-se: i) em todos os sistemas de produção analisados percebe-se que as políticas públicas discriminam o setor agrícola tanto no Brasil como na Argentina; ii) a Argentina apresenta maior vantagem comparativa na produção de grãos que o Brasil; iii) a penalização é mais perversa em sistemas que apresentam menor produtividade.
id USP_8219aefc3d9d2bdeeb0edc7bee03eae3
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20181127-155927
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Efeitos de políticas públicas sobre a produção de milho, soja e trigo no Brasil e na Argentinanot availableMILHOPOLÍTICAS PÚBLICASSOJATRIGOA pesquisa tem como objetivo medir os efeitos de políticas públicas sobre a produção de grãos no Brasil e na Argentina e analisar sua coerência com a abertura econômica e com os acordos internacionais que caracterizam a atual inserção internacional do Brasil. Os efeitos de políticas serão mensurados através da aplicação da Policy Analysis Matrix - PAM sobre os sistemas de produção de milho, trigo e soja, representativos da região Centro-Sul do Brasil e do Pampa argentino, divididos por nível de produtividade. Esse método gera indicadores de incentivos conhecidos como coeficientes de proteção nominal (NPC), para produtos e insumos, e coeficientes de proteção efetiva (EPC) que permitem medir o efeito de políticas públicas sobre os preços praticados. Gera também um indicador de competitividade e um indicador de vantagem comparativa, o custo dos recursos domésticos (DRC), que permite avaliar a eficiência na produção doméstica. Dentre os principais resultados e conclusões da pesquisa, destacam-se: i) em todos os sistemas de produção analisados percebe-se que as políticas públicas discriminam o setor agrícola tanto no Brasil como na Argentina; ii) a Argentina apresenta maior vantagem comparativa na produção de grãos que o Brasil; iii) a penalização é mais perversa em sistemas que apresentam menor produtividade.not availableBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAraujo, Paulo Fernando Cidade deVieira, Leila Campos1996-04-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11132/tde-20181127-155927/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-11T16:52:33Zoai:teses.usp.br:tde-20181127-155927Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-11T16:52:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos de políticas públicas sobre a produção de milho, soja e trigo no Brasil e na Argentina
not available
title Efeitos de políticas públicas sobre a produção de milho, soja e trigo no Brasil e na Argentina
spellingShingle Efeitos de políticas públicas sobre a produção de milho, soja e trigo no Brasil e na Argentina
Vieira, Leila Campos
MILHO
POLÍTICAS PÚBLICAS
SOJA
TRIGO
title_short Efeitos de políticas públicas sobre a produção de milho, soja e trigo no Brasil e na Argentina
title_full Efeitos de políticas públicas sobre a produção de milho, soja e trigo no Brasil e na Argentina
title_fullStr Efeitos de políticas públicas sobre a produção de milho, soja e trigo no Brasil e na Argentina
title_full_unstemmed Efeitos de políticas públicas sobre a produção de milho, soja e trigo no Brasil e na Argentina
title_sort Efeitos de políticas públicas sobre a produção de milho, soja e trigo no Brasil e na Argentina
author Vieira, Leila Campos
author_facet Vieira, Leila Campos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araujo, Paulo Fernando Cidade de
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Leila Campos
dc.subject.por.fl_str_mv MILHO
POLÍTICAS PÚBLICAS
SOJA
TRIGO
topic MILHO
POLÍTICAS PÚBLICAS
SOJA
TRIGO
description A pesquisa tem como objetivo medir os efeitos de políticas públicas sobre a produção de grãos no Brasil e na Argentina e analisar sua coerência com a abertura econômica e com os acordos internacionais que caracterizam a atual inserção internacional do Brasil. Os efeitos de políticas serão mensurados através da aplicação da Policy Analysis Matrix - PAM sobre os sistemas de produção de milho, trigo e soja, representativos da região Centro-Sul do Brasil e do Pampa argentino, divididos por nível de produtividade. Esse método gera indicadores de incentivos conhecidos como coeficientes de proteção nominal (NPC), para produtos e insumos, e coeficientes de proteção efetiva (EPC) que permitem medir o efeito de políticas públicas sobre os preços praticados. Gera também um indicador de competitividade e um indicador de vantagem comparativa, o custo dos recursos domésticos (DRC), que permite avaliar a eficiência na produção doméstica. Dentre os principais resultados e conclusões da pesquisa, destacam-se: i) em todos os sistemas de produção analisados percebe-se que as políticas públicas discriminam o setor agrícola tanto no Brasil como na Argentina; ii) a Argentina apresenta maior vantagem comparativa na produção de grãos que o Brasil; iii) a penalização é mais perversa em sistemas que apresentam menor produtividade.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-04-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11132/tde-20181127-155927/
url http://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11132/tde-20181127-155927/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090907773861888