As relações espaciais e a aproximação entre a geografia e a matemática com crianças do 1º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Justo, Gláucia Reuwsaat
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29092014-135442/
Resumo: Desde muito pequenas as crianças constroem relações especiais por meio das suas percepções, das experiências com os objetos e com o meio e das soluções para os desafios que encontram. Para tomar consciência daquilo que aprendem, é importante que a escola traga desafios que busquem a exploração espacial. Vários conceitos de Matemática e de Geografia estão presentes na aprendizagem do espaço, que é construída pela combinação de significados, de situações e de representações diversificadas. A teoria de Jean Piaget sobre a construção das relações especiais foi utilizada para fundamentar as situações de ensino e aprendizagem, ligadas a Geografia e a Matemática, que foram realizadas. O problema de pesquisa foi: Como conceitos geográficos e matemáticos articulam-se na construção das relações espaciais em crianças de 1º ano do Ensino Fundamental? Um estudo de caso foi realizado com as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental que participaram do Projeto Clube de Matemática e Ciências da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. A pesquisa evidenciou com as situações propostas que as crianças estão construindo as aprendizagens sobre as relações especiais de forma articulada, tanto com conceitos matemáticos e geográficos, nos diferentes desafios que lhes foram apresentados.
id USP_87df53b08ea882c52ddea1c08a528226
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-29092014-135442
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling As relações espaciais e a aproximação entre a geografia e a matemática com crianças do 1º ano do ensino fundamentalThe spatial relations and the interaction between Geography and Mathematics in its construction by children of the first year of elementary school1º ano do ensino fundamentalFirst year of elementary schoolGeografiaGeographyMatemáticaMathematicsRelações espaciaisSpatial relationsDesde muito pequenas as crianças constroem relações especiais por meio das suas percepções, das experiências com os objetos e com o meio e das soluções para os desafios que encontram. Para tomar consciência daquilo que aprendem, é importante que a escola traga desafios que busquem a exploração espacial. Vários conceitos de Matemática e de Geografia estão presentes na aprendizagem do espaço, que é construída pela combinação de significados, de situações e de representações diversificadas. A teoria de Jean Piaget sobre a construção das relações especiais foi utilizada para fundamentar as situações de ensino e aprendizagem, ligadas a Geografia e a Matemática, que foram realizadas. O problema de pesquisa foi: Como conceitos geográficos e matemáticos articulam-se na construção das relações espaciais em crianças de 1º ano do Ensino Fundamental? Um estudo de caso foi realizado com as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental que participaram do Projeto Clube de Matemática e Ciências da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. A pesquisa evidenciou com as situações propostas que as crianças estão construindo as aprendizagens sobre as relações especiais de forma articulada, tanto com conceitos matemáticos e geográficos, nos diferentes desafios que lhes foram apresentados.Since very Young, children build their spatial relations through their perceptions, from their experience with objetcs and from the solutions found to the challenges they face. To allow them to be conscious of what they learn, it is important that the school promotes challenges that instigate the spatial learning, which is built through the combination of meanings, situations and diversified representations. Jean Piaget´s theory about the construction of the spatial relations was utilized to fundament the teaching and learning situations implemented, which were connected to Geography and Mathematics. The question to be answered in this research was: How Geografphy and Mathematics´ concepts are related in the construction of spatial relation in children of the first year of elementary school?. A case study was developed with targeted children that participated in the Mathematics and Science Clube Project, developed by that the children are construing their learning about spatial relations in an articulated manner, with concepts from both Mathematics and Geography, in the differente challenges that were presented.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCastellar, Sonia Maria VanzellaJusto, Gláucia Reuwsaat2014-05-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29092014-135442/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:55Zoai:teses.usp.br:tde-29092014-135442Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv As relações espaciais e a aproximação entre a geografia e a matemática com crianças do 1º ano do ensino fundamental
The spatial relations and the interaction between Geography and Mathematics in its construction by children of the first year of elementary school
title As relações espaciais e a aproximação entre a geografia e a matemática com crianças do 1º ano do ensino fundamental
spellingShingle As relações espaciais e a aproximação entre a geografia e a matemática com crianças do 1º ano do ensino fundamental
Justo, Gláucia Reuwsaat
1º ano do ensino fundamental
First year of elementary school
Geografia
Geography
Matemática
Mathematics
Relações espaciais
Spatial relations
title_short As relações espaciais e a aproximação entre a geografia e a matemática com crianças do 1º ano do ensino fundamental
title_full As relações espaciais e a aproximação entre a geografia e a matemática com crianças do 1º ano do ensino fundamental
title_fullStr As relações espaciais e a aproximação entre a geografia e a matemática com crianças do 1º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed As relações espaciais e a aproximação entre a geografia e a matemática com crianças do 1º ano do ensino fundamental
title_sort As relações espaciais e a aproximação entre a geografia e a matemática com crianças do 1º ano do ensino fundamental
author Justo, Gláucia Reuwsaat
author_facet Justo, Gláucia Reuwsaat
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castellar, Sonia Maria Vanzella
dc.contributor.author.fl_str_mv Justo, Gláucia Reuwsaat
dc.subject.por.fl_str_mv 1º ano do ensino fundamental
First year of elementary school
Geografia
Geography
Matemática
Mathematics
Relações espaciais
Spatial relations
topic 1º ano do ensino fundamental
First year of elementary school
Geografia
Geography
Matemática
Mathematics
Relações espaciais
Spatial relations
description Desde muito pequenas as crianças constroem relações especiais por meio das suas percepções, das experiências com os objetos e com o meio e das soluções para os desafios que encontram. Para tomar consciência daquilo que aprendem, é importante que a escola traga desafios que busquem a exploração espacial. Vários conceitos de Matemática e de Geografia estão presentes na aprendizagem do espaço, que é construída pela combinação de significados, de situações e de representações diversificadas. A teoria de Jean Piaget sobre a construção das relações especiais foi utilizada para fundamentar as situações de ensino e aprendizagem, ligadas a Geografia e a Matemática, que foram realizadas. O problema de pesquisa foi: Como conceitos geográficos e matemáticos articulam-se na construção das relações espaciais em crianças de 1º ano do Ensino Fundamental? Um estudo de caso foi realizado com as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental que participaram do Projeto Clube de Matemática e Ciências da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. A pesquisa evidenciou com as situações propostas que as crianças estão construindo as aprendizagens sobre as relações especiais de forma articulada, tanto com conceitos matemáticos e geográficos, nos diferentes desafios que lhes foram apresentados.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29092014-135442/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29092014-135442/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091184324247552