Aplicabilidade do Software Auxiliar na Reabilitação de Distúrbios Auditivos (SARDA) em crianças com deficiência auditiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mariane Perin da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-27092011-154344/
Resumo: A utilização do computador na terapia fonoaudiológica faz parte do processo terapêutico, possibilitando o treinamento das habilidades auditivas por meio de softwares. Para tanto, esta pesquisa teve como objetivo verificar a aplicabilidade do Software Auxiliar na Reabilitação de Distúrbios Auditivos (SARDA) em crianças com deficiência auditiva. A amostra foi formada por 17 crianças com deficiência auditiva, sendo 10 usuárias de Implante Coclear (IC) e sete usuárias de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI). O estudo foi realizado em três etapas: 1) avaliação da percepção da fala no silêncio e no ruído; 2) 30 minutos de estimulação com o SARDA, duas vezes por semana, durante o tempo necessário para a criança finalizar as estratégias; 3) reavaliação dos quesitos testados na primeira etapa. O teste de percepção da fala utilizado foi o Hearing in Noise Test (HINT). Para a análise estatística dos dados foram utilizados os testes t de Student para dados pareados e independentes e o teste de Correlação de Pearson. As crianças usuárias de IC necessitaram em média 12,2 dias para a finalizarem os jogos e as crianças usuárias de AASI em média 10,14 dias. Os dois grupos apresentaram diferença estatisticamente significante entre as avaliações pré e pós no silêncio e no ruído. A média do Limiar de Reconhecimento de Sentenças (LRS) do grupo de usuários de IC foi de 62,5 dB na avaliação pré e 55,28 dB na avaliação pós e a média da relação Sinal/Ruído (S/R) foi de 5,19 dB na avaliação pré e 1,34 dB na avaliação pós. A média do LRS do grupo de usuários de AASI foi de 61,8 dB na avaliação pré e 55,27 dB na avaliação pós e a relação S/R foi de 5,89 dB na avaliação pré e 2,43 dB na avaliação pós. Na análise do desempenho das crianças nas estratégias, notou-se uma gradativa diminuição no tempo dispensado para a conclusão das etapas. As crianças mais novas necessitaram de mais tempo para a conclusão do treinamento ou não conseguiram finalizar as estratégias; contudo, não houve correlação estatística entre a idade e o desempenho nas estratégias. Pode-se concluir que o treinamento auditivo com o SARDA foi eficaz, pois os resultados indicaram uma melhora da habilidade de percepção da fala no silêncio e no ruído das crianças com deficiência auditiva.
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O estudo foi realizado em três etapas: 1) avaliação da percepção da fala no silêncio e no ruído; 2) 30 minutos de estimulação com o SARDA, duas vezes por semana, durante o tempo necessário para a criança finalizar as estratégias; 3) reavaliação dos quesitos testados na primeira etapa. O teste de percepção da fala utilizado foi o Hearing in Noise Test (HINT). Para a análise estatística dos dados foram utilizados os testes t de Student para dados pareados e independentes e o teste de Correlação de Pearson. As crianças usuárias de IC necessitaram em média 12,2 dias para a finalizarem os jogos e as crianças usuárias de AASI em média 10,14 dias. Os dois grupos apresentaram diferença estatisticamente significante entre as avaliações pré e pós no silêncio e no ruído. A média do Limiar de Reconhecimento de Sentenças (LRS) do grupo de usuários de IC foi de 62,5 dB na avaliação pré e 55,28 dB na avaliação pós e a média da relação Sinal/Ruído (S/R) foi de 5,19 dB na avaliação pré e 1,34 dB na avaliação pós. A média do LRS do grupo de usuários de AASI foi de 61,8 dB na avaliação pré e 55,27 dB na avaliação pós e a relação S/R foi de 5,89 dB na avaliação pré e 2,43 dB na avaliação pós. Na análise do desempenho das crianças nas estratégias, notou-se uma gradativa diminuição no tempo dispensado para a conclusão das etapas. As crianças mais novas necessitaram de mais tempo para a conclusão do treinamento ou não conseguiram finalizar as estratégias; contudo, não houve correlação estatística entre a idade e o desempenho nas estratégias. Pode-se concluir que o treinamento auditivo com o SARDA foi eficaz, pois os resultados indicaram uma melhora da habilidade de percepção da fala no silêncio e no ruído das crianças com deficiência auditiva.The use of computers in audio and speech therapy is part of the therapeutic process, enabling the training of auditory skills through software. Thus, this study aimed at verifying the applicability of SARDA (Hearing Disorders Rehabilitation Auxiliary Software) in children with hearing impairment. The sample comprised 17 children with hearing impairment, being 10 users of a Cochlear Implant (CI) and seven users of a Hearing Aid (HA). The study was carried out in three phases: 1) speech perception assessment in silence and noise; 2) 30 minutes of SARDA stimulation, twice a week, during the necessary time for the child to finish the strategies; 3) reassessment of the requirements tested in the first phase, being the Hearing in Noise Test (HINT), the speech perception test utilized. Student´s t test, for paired and independent data, and Pearson´s Correlation test, were used in the statistical analysis. The children fitted with a CI needed, in average, 12.2 days to finish the games, and those using a HA, 10.14 days. The two groups presented a statistically significant difference between pre and post-assessments in silence and noise. The mean of Sentence Recognition Threshold (SRT) for the group of CI users was 62.5 dB in the pre-assessment and 55.28 dB in the post-assessment; the mean for signal to noise (S/N) ratio was 5.19 dB in the pre and 1.34 dB in the post-assessment. The mean SRT for the group of HA users was 61.8 dB in the pre and 55.27 dB in the post-assessment and the S/N ratio was 5.89 dB in the pre and 2.43 dB in the post-assessment. The analysis of how the children performed in the strategies, showed a gradual decrease in the time spent to complete the phases. Younger children needed more time to finish the training or were unable to complete the strategies; nevertheless, no statistical correlation between age and the performance in the strategies was seen. It can be concluded that the auditory training with SARDA was effective, for the results showed an improvement in the speech perception skills, in silence and in noise, for the children with hearing impairment.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBevilacqua, Maria CeciliaSilva, Mariane Perin da2011-07-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-27092011-154344/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-27092011-154344Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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