Estudo laboratorial acerca da possibilidade de aproveitamento da cinza pesada de termelétrica em bases e sub-bases de pavimentos flexíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leandro, Rodrigo Pires
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-13082008-113532/
Resumo: A cinza pesada é um sub-produto gerado do processo da queima do carvão mineral pulverizado nas caldeiras das termelétricas para a produção de vapor aquecido que atuará na geração de energia elétrica. Não há um destino adequado para esse tipo de cinza, sendo que o volume gerado diariamente é depositado em bacias de sedimentação, causando, dessa forma, problemas ambientais. Principalmente nos Estados Unidos, muitas pesquisas têm evidenciado o sucesso do emprego deste resíduo na construção de rodovias. Contudo, no Brasil as pesquisas sobre cinza pesada estão mais voltadas para a área de edificações. Deste modo, a proposta da pesquisa foi investigar os efeitos da cinza pesada quando incorporada a solos, através de ensaios laboratoriais, visando o aproveitamento deste resíduo na construção de bases e sub-bases de pavimentos. Também foi avaliado o efeito da adição de cal às misturas solo-cinza. Os ensaios utilizados na etapa experimental foram os de mini-CBR, resistência à compressão simples e resistência à tração por compressão diametral. Complementarmente, realizaram-se ensaios de CBR e de resistência à compressão simples na condição imersa. Os resultados mostraram que as adições de cinza pesada aos solos não melhoram as propriedades mecânicas das misturas compactadas. Entretanto, a adição de 3% de cal às misturas de solo-cinza proporciona a melhora significativa no comportamento mecânico das misturas, oferecendo uma solução para aproveitamento da cinza pesada na construção rodoviária.
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