Propósito organizacional: um fator de diferenciação para a comunicação organizacional na busca por visibilidade e reconhecimento das marcas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Sandro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-02052022-114650/
Resumo: A busca das organizações por se manterem visíveis e reconhecidas em meio a uma profusão de informações tem, em muitas situações, resultado em práticas questionáveis e sem efetividade. Nesta dissertação, foram empregadas duas técnicas de pesquisa a pesquisa bibliográfica e entrevistas em profundidade com CEOs e profissionais de comunicação para buscar responder como e se a adoção de um propósito organizacional poderia funcionar como elemento de diferenciação e utilizado nas estratégias e ações de comunicação organizacional. O termo propósito no contexto das organizações tornou-se uma business buzzword. Uma das descobertas foi que a falta de uma definição clara dos elementos que o constituem contribuiu para que isso ocorresse. A contribuição deste trabalho é tanto para o mercado quanto para a academia, pois apresenta uma proposta de definição para o termo propósito organizacional e propõe um sistema de implantação do propósito nas organizações, de forma legítima e que, de fato, contribua com o desenvolvimento da sociedade. Não há pretensão, todavia, de se apresentar uma proposta fechada e engessada; muito pelo contrário, o principal propósito desta dissertação é despertar o interesse pelo assunto para que novos trabalhos possam evoluir e aperfeiçoar esta proposição inicial.
id USP_958f058eb601484b102bbb8283a5fc92
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-02052022-114650
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Propósito organizacional: um fator de diferenciação para a comunicação organizacional na busca por visibilidade e reconhecimento das marcas-Comunicação organizacionalDigital ageEra digitalMethodologyMetodologiaOrganizational communicationOrganizational purposePropósito organizacionalVisibilidade e reconhecimentoVisibility and recognitionA busca das organizações por se manterem visíveis e reconhecidas em meio a uma profusão de informações tem, em muitas situações, resultado em práticas questionáveis e sem efetividade. Nesta dissertação, foram empregadas duas técnicas de pesquisa a pesquisa bibliográfica e entrevistas em profundidade com CEOs e profissionais de comunicação para buscar responder como e se a adoção de um propósito organizacional poderia funcionar como elemento de diferenciação e utilizado nas estratégias e ações de comunicação organizacional. O termo propósito no contexto das organizações tornou-se uma business buzzword. Uma das descobertas foi que a falta de uma definição clara dos elementos que o constituem contribuiu para que isso ocorresse. A contribuição deste trabalho é tanto para o mercado quanto para a academia, pois apresenta uma proposta de definição para o termo propósito organizacional e propõe um sistema de implantação do propósito nas organizações, de forma legítima e que, de fato, contribua com o desenvolvimento da sociedade. Não há pretensão, todavia, de se apresentar uma proposta fechada e engessada; muito pelo contrário, o principal propósito desta dissertação é despertar o interesse pelo assunto para que novos trabalhos possam evoluir e aperfeiçoar esta proposição inicial.The search of organizations to remain visible and recognized by their audiences amidst a profusion of information has, in many situations, resulted in questionable and ineffective practices. Two research techniques were applied bibliographic research and in-depth interviews with CEOs and communication professionals searching for answers about the adoption of an organizational purpose could function as an element of differentiation and used in organizational communication strategies and actions. The term purpose in the context of organizations has become a business buzzword. One of the findings was that the lack of a clear definition of its constituent elements contributed to this occurring. The contribution of this work is both for the market and for academy, as it presents a proposal for definition for the term organizational purpose and proposes a system for the implementation of the purpose in organizations, in a legitimate way and that, in fact, contributes to the development of society. There is no intention, however, of presenting a closed proposal, quite the contrary, the main purpose of this dissertation is to arouse interest in the subject so that new works can evolve and improve this initial proposition.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKunsch, Margarida Maria KrohlingPontes, Sandro2021-09-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-02052022-114650/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-22T20:20:04Zoai:teses.usp.br:tde-02052022-114650Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-22T20:20:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Propósito organizacional: um fator de diferenciação para a comunicação organizacional na busca por visibilidade e reconhecimento das marcas
-
title Propósito organizacional: um fator de diferenciação para a comunicação organizacional na busca por visibilidade e reconhecimento das marcas
spellingShingle Propósito organizacional: um fator de diferenciação para a comunicação organizacional na busca por visibilidade e reconhecimento das marcas
Pontes, Sandro
Comunicação organizacional
Digital age
Era digital
Methodology
Metodologia
Organizational communication
Organizational purpose
Propósito organizacional
Visibilidade e reconhecimento
Visibility and recognition
title_short Propósito organizacional: um fator de diferenciação para a comunicação organizacional na busca por visibilidade e reconhecimento das marcas
title_full Propósito organizacional: um fator de diferenciação para a comunicação organizacional na busca por visibilidade e reconhecimento das marcas
title_fullStr Propósito organizacional: um fator de diferenciação para a comunicação organizacional na busca por visibilidade e reconhecimento das marcas
title_full_unstemmed Propósito organizacional: um fator de diferenciação para a comunicação organizacional na busca por visibilidade e reconhecimento das marcas
title_sort Propósito organizacional: um fator de diferenciação para a comunicação organizacional na busca por visibilidade e reconhecimento das marcas
author Pontes, Sandro
author_facet Pontes, Sandro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kunsch, Margarida Maria Krohling
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontes, Sandro
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação organizacional
Digital age
Era digital
Methodology
Metodologia
Organizational communication
Organizational purpose
Propósito organizacional
Visibilidade e reconhecimento
Visibility and recognition
topic Comunicação organizacional
Digital age
Era digital
Methodology
Metodologia
Organizational communication
Organizational purpose
Propósito organizacional
Visibilidade e reconhecimento
Visibility and recognition
description A busca das organizações por se manterem visíveis e reconhecidas em meio a uma profusão de informações tem, em muitas situações, resultado em práticas questionáveis e sem efetividade. Nesta dissertação, foram empregadas duas técnicas de pesquisa a pesquisa bibliográfica e entrevistas em profundidade com CEOs e profissionais de comunicação para buscar responder como e se a adoção de um propósito organizacional poderia funcionar como elemento de diferenciação e utilizado nas estratégias e ações de comunicação organizacional. O termo propósito no contexto das organizações tornou-se uma business buzzword. Uma das descobertas foi que a falta de uma definição clara dos elementos que o constituem contribuiu para que isso ocorresse. A contribuição deste trabalho é tanto para o mercado quanto para a academia, pois apresenta uma proposta de definição para o termo propósito organizacional e propõe um sistema de implantação do propósito nas organizações, de forma legítima e que, de fato, contribua com o desenvolvimento da sociedade. Não há pretensão, todavia, de se apresentar uma proposta fechada e engessada; muito pelo contrário, o principal propósito desta dissertação é despertar o interesse pelo assunto para que novos trabalhos possam evoluir e aperfeiçoar esta proposição inicial.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-02052022-114650/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-02052022-114650/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090304355074048