Reconstruções discursivas de conceitos: crise econômica em revistas croatas e brasileiras entre 2007 e 2010

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Puh, Milan
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-28082012-125314/
Resumo: Neste trabalho será apresentado um estudo sobre a mídia croata e brasileiro e as reconstruções discursivas do conceito de crise econômica atual. O objetivo é demonstrar a conexão entre as estratégias discursivas da mídia com as da política, na formação e na constituição da noção da crise econômica atual, vista nas revistas brasileiras Veja e Época no período entre 2007 e 2010. Queremos confirmar a tese de que o hibridismo da mídia politizada é influenciado culturalmente ao tratar a construção discursiva dos fenômenos sociais, como o da crise. Por isso, verificamos como a mídia utiliza processos de persuasão para divulgar suas ideias aos leitores, assim se aproximando o seu discurso ao do político, de acordo com a definição de Carlos Piovezani Filho (2003). Depois da abordagem teórica dos conceitos discurso, ideologia, texto, persuasão, legitimação e manipulação e da relação entre o discurso político e midiático, serão definidas as práticas discursivas pertencentes a esse tipo de discruso midiático politizado presente nos artigos que tratam da crise, conforme o aparato teórico-metodológico de Perseu Abramo (2003), Teun Van Dijk (2002, 2007), Theo Leeuwen(2006) e Norman Fairclough (2001). No final, faremos uma análise comparativa do corpus brasileiro e croata, propondo, a partir das leituras teóricas, uma concepção metodológica múltipla, com a qual queremos mostrar de que modo e em que sentido a construção discursiva do conceito da crise economica atual foi reconstruída em dois países e culturas diferentes.
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