Contribuições para a preparação do professor frente às disciplinas semipresenciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pavanelo, Elisangela
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-13102014-151602/
Resumo: Este trabalho apresenta, inicialmente, as principais características da Educação a Distância e resume os métodos que sustentam sua base teórica. Apresentou-se, posteriormente, o conceito de contexto de aprendizagem para a EaD como uma estrutura em que os elementos só têm significado quando considerados em uma abordagem holística. Isso exige do professor o domínio da disciplina ministrada, a habilidade em lidar com as novas tecnologias da comunicação e da informação, clareza sobre o processo de ensino e aprendizagem, entendimento sobre o perfil de seus alunos, como e por que eles estão naquele curso, e as interações existentes entre cada um dos atores envolvidos na EaD. Como forma de educação que se faz cada vez mais presente no Ensino Superior, surge a necessidade de uma preparação cuidadosa do professor para o desenvolvimento desses cursos. Diante desse desafio, o objetivo deste trabalho foi o de identificar, por meio de questionários e entrevistas, como os professores do ensino superior se preparam para ministrar disciplinas a distância e/ou semipresenciais. A análise dos dados coletados indica que os professores não estão satisfatoriamente preparados para o trabalho com essa forma de educação e que as instituições não apoiam sua introdução no campo de maneira adequada. O professor é levado a buscar de maneira independente seu próprio aprimoramento em inúmeras atividades. Concluise que a EaD, entendida como um contexto de aprendizagem, exige que o professor seja um profissional multifacetado e cada vez mais integrado com a sua instituição. Sendo assim, não se pode pensar na preparação do professor de maneira isolada, e sim, desenvolvida em um sistema de parceria entre suas próprias ações e a instituição de ensino, de forma a melhorar o processo de ensino e aprendizagem na EaD.
id USP_9c2a49addc018d0086089199993b7b12
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-13102014-151602
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Contribuições para a preparação do professor frente às disciplinas semipresenciaisContributions to teacher preparation front disciplines to semipresentialContexto de aprendizagemDistance learningEducação a distânciaLearning contextPreparação do professorProfessor arrangementEste trabalho apresenta, inicialmente, as principais características da Educação a Distância e resume os métodos que sustentam sua base teórica. Apresentou-se, posteriormente, o conceito de contexto de aprendizagem para a EaD como uma estrutura em que os elementos só têm significado quando considerados em uma abordagem holística. Isso exige do professor o domínio da disciplina ministrada, a habilidade em lidar com as novas tecnologias da comunicação e da informação, clareza sobre o processo de ensino e aprendizagem, entendimento sobre o perfil de seus alunos, como e por que eles estão naquele curso, e as interações existentes entre cada um dos atores envolvidos na EaD. Como forma de educação que se faz cada vez mais presente no Ensino Superior, surge a necessidade de uma preparação cuidadosa do professor para o desenvolvimento desses cursos. Diante desse desafio, o objetivo deste trabalho foi o de identificar, por meio de questionários e entrevistas, como os professores do ensino superior se preparam para ministrar disciplinas a distância e/ou semipresenciais. A análise dos dados coletados indica que os professores não estão satisfatoriamente preparados para o trabalho com essa forma de educação e que as instituições não apoiam sua introdução no campo de maneira adequada. O professor é levado a buscar de maneira independente seu próprio aprimoramento em inúmeras atividades. Concluise que a EaD, entendida como um contexto de aprendizagem, exige que o professor seja um profissional multifacetado e cada vez mais integrado com a sua instituição. Sendo assim, não se pode pensar na preparação do professor de maneira isolada, e sim, desenvolvida em um sistema de parceria entre suas próprias ações e a instituição de ensino, de forma a melhorar o processo de ensino e aprendizagem na EaD.This work presents primarily the main characteristics of distance learning and summarizes the methods which support its theoretical basis. Afterwards is presented the concept of learning context for DLC as a structure which the elements within it have significance only when considered within a holistic approach. This demands of teachers to have special skills and expertise towards the field chosen to teach, besides the ability to deal with new communication and education technologies and clearness of the process of teaching and learning, besides an understanding of the profile of the learners, how and why they have chosen this kind of education as well as the interaction between each of the actors related to DLC. With the adoption of this model of education increasing, making it becomes more present in college education, arises the need of a careful grooming of the teacher in order to allow him a suitable development of these courses. In the face of this challenge, this work aimed to identify, through interviews and research questions applied to several teachers, how they get prepared to teach at DLC or semipresential modality courses. The analysis collected data indicates inappropriate preparation of the teachers to work with this sort of educational system and the lack of support from the educational institution which frequently disregards the adequate approach. The teacher is driven to look for his or her preparation by oneself in innumerous activities. As a conclusion it is drawn that DLC is understood as a learning context demanding of the teacher to be a multitask professional, more and more integrated within the educational institution. In doing so, the preparation of the teacher cannot be thought isolatedly, but developed under a partnership system between the practice itself and the education in DLC.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKrasilchik, MyriamPavanelo, Elisangela 2014-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-13102014-151602/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:55Zoai:teses.usp.br:tde-13102014-151602Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições para a preparação do professor frente às disciplinas semipresenciais
Contributions to teacher preparation front disciplines to semipresential
title Contribuições para a preparação do professor frente às disciplinas semipresenciais
spellingShingle Contribuições para a preparação do professor frente às disciplinas semipresenciais
Pavanelo, Elisangela
Contexto de aprendizagem
Distance learning
Educação a distância
Learning context
Preparação do professor
Professor arrangement
title_short Contribuições para a preparação do professor frente às disciplinas semipresenciais
title_full Contribuições para a preparação do professor frente às disciplinas semipresenciais
title_fullStr Contribuições para a preparação do professor frente às disciplinas semipresenciais
title_full_unstemmed Contribuições para a preparação do professor frente às disciplinas semipresenciais
title_sort Contribuições para a preparação do professor frente às disciplinas semipresenciais
author Pavanelo, Elisangela
author_facet Pavanelo, Elisangela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Krasilchik, Myriam
dc.contributor.author.fl_str_mv Pavanelo, Elisangela
dc.subject.por.fl_str_mv Contexto de aprendizagem
Distance learning
Educação a distância
Learning context
Preparação do professor
Professor arrangement
topic Contexto de aprendizagem
Distance learning
Educação a distância
Learning context
Preparação do professor
Professor arrangement
description Este trabalho apresenta, inicialmente, as principais características da Educação a Distância e resume os métodos que sustentam sua base teórica. Apresentou-se, posteriormente, o conceito de contexto de aprendizagem para a EaD como uma estrutura em que os elementos só têm significado quando considerados em uma abordagem holística. Isso exige do professor o domínio da disciplina ministrada, a habilidade em lidar com as novas tecnologias da comunicação e da informação, clareza sobre o processo de ensino e aprendizagem, entendimento sobre o perfil de seus alunos, como e por que eles estão naquele curso, e as interações existentes entre cada um dos atores envolvidos na EaD. Como forma de educação que se faz cada vez mais presente no Ensino Superior, surge a necessidade de uma preparação cuidadosa do professor para o desenvolvimento desses cursos. Diante desse desafio, o objetivo deste trabalho foi o de identificar, por meio de questionários e entrevistas, como os professores do ensino superior se preparam para ministrar disciplinas a distância e/ou semipresenciais. A análise dos dados coletados indica que os professores não estão satisfatoriamente preparados para o trabalho com essa forma de educação e que as instituições não apoiam sua introdução no campo de maneira adequada. O professor é levado a buscar de maneira independente seu próprio aprimoramento em inúmeras atividades. Concluise que a EaD, entendida como um contexto de aprendizagem, exige que o professor seja um profissional multifacetado e cada vez mais integrado com a sua instituição. Sendo assim, não se pode pensar na preparação do professor de maneira isolada, e sim, desenvolvida em um sistema de parceria entre suas próprias ações e a instituição de ensino, de forma a melhorar o processo de ensino e aprendizagem na EaD.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-13102014-151602/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-13102014-151602/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090691188391936