A eletricidade e as reações químicas explorando a metodologia investigativa no processo ensino-aprendizagem para o ensino fundamental e médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanchez, Nilton José
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59144/tde-04102023-080506/
Resumo: O trabalho tem por finalidade descrever o processo de ensino-aprendizagem da eletricidade e das reações químicas redox através da metodologia investigativa para o Ensino Fundamental e Médio. A abordagem do ensino da eletroquímica e de como a eletricidade está envolvida na química será realizada de acordo com os livros didáticos utilizados no Ensino Fundamental e Médio. Dessa forma, este trabalho tem por intuito aplicar os conceitos da química e da eletricidade ao cotidiano dos estudantes, respeitando as normas dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), inclusive destacando a recente mudança proposta pelo novo currículo adotado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Diante do exposto, será destacado a questão da sustentabilidade através de novas formas de geração de energia, o conceito e aplicação da eletricidade, oxirredução e da eletroquímica. Esses conceitos serão abordados através da elaboração de um material didático voltado ensino da eletroquímica e da eletricidade, que será utilizado pelo professor e pelo aluno de forma presencial ou remota. Este material terá implicações na proposta pedagógica dentro de sala de aula e em casa, baseando-se na metodologia investigativa que utiliza atividades experimentais, vídeos, discussões em sala de aula, pesquisas e questionários, a fim de tornar o aluno autor do seu conhecimento.
id USP_9f8e8f3f09778df8d1de8468c583d554
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-04102023-080506
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A eletricidade e as reações químicas explorando a metodologia investigativa no processo ensino-aprendizagem para o ensino fundamental e médioElectricity and chemical reactions exploring investigative methodology in the process teaching-learning for elementary and secondary educationChemistryEducaçãoEducationElectricityElectrochemistryEletricidadeEletroquímicaInvestigative methodologyMetodologia investigativaQuímicaO trabalho tem por finalidade descrever o processo de ensino-aprendizagem da eletricidade e das reações químicas redox através da metodologia investigativa para o Ensino Fundamental e Médio. A abordagem do ensino da eletroquímica e de como a eletricidade está envolvida na química será realizada de acordo com os livros didáticos utilizados no Ensino Fundamental e Médio. Dessa forma, este trabalho tem por intuito aplicar os conceitos da química e da eletricidade ao cotidiano dos estudantes, respeitando as normas dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), inclusive destacando a recente mudança proposta pelo novo currículo adotado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Diante do exposto, será destacado a questão da sustentabilidade através de novas formas de geração de energia, o conceito e aplicação da eletricidade, oxirredução e da eletroquímica. Esses conceitos serão abordados através da elaboração de um material didático voltado ensino da eletroquímica e da eletricidade, que será utilizado pelo professor e pelo aluno de forma presencial ou remota. Este material terá implicações na proposta pedagógica dentro de sala de aula e em casa, baseando-se na metodologia investigativa que utiliza atividades experimentais, vídeos, discussões em sala de aula, pesquisas e questionários, a fim de tornar o aluno autor do seu conhecimento.This work aims to describe the teaching-learning process of electricity and redox chemical reactions through the investigative methodology for Elementary and High School. The approach to teaching electrochemistry and how electricity participates in chemistry will be based on textbooks used in Elementary and High School. Thus, this work aims to apply the concepts of chemistry and electricity to the daily lives of the students, respecting the standards of the National Curriculum Parameters for High School (PCNEM), highlighting the recent changes proposed by the new curriculum adopted by the Common National Base Curriculum (BNCC). Given the above, the issue of sustainability through new forms of energy generation, the concept and application of electricity, oxidation-reduction, and electrochemistry will be the focus of this research. Also, these concepts will be addressed through the development of teaching material aimed to teach of electrochemistry and electricity, which will be used by the teacher and the student in person or remotely. This material will have implications for the pedagogical proposal in the classroom and at home, based on the investigative methodology that uses experimental activities, videos, classroom discussions, surveys, and questionnaires, to make the student the author of his knowledge.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAndrade, Adalgisa Rodrigues deSanchez, Nilton José2022-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59144/tde-04102023-080506/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-12-20T17:35:03Zoai:teses.usp.br:tde-04102023-080506Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-20T17:35:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A eletricidade e as reações químicas explorando a metodologia investigativa no processo ensino-aprendizagem para o ensino fundamental e médio
Electricity and chemical reactions exploring investigative methodology in the process teaching-learning for elementary and secondary education
title A eletricidade e as reações químicas explorando a metodologia investigativa no processo ensino-aprendizagem para o ensino fundamental e médio
spellingShingle A eletricidade e as reações químicas explorando a metodologia investigativa no processo ensino-aprendizagem para o ensino fundamental e médio
Sanchez, Nilton José
Chemistry
Educação
Education
Electricity
Electrochemistry
Eletricidade
Eletroquímica
Investigative methodology
Metodologia investigativa
Química
title_short A eletricidade e as reações químicas explorando a metodologia investigativa no processo ensino-aprendizagem para o ensino fundamental e médio
title_full A eletricidade e as reações químicas explorando a metodologia investigativa no processo ensino-aprendizagem para o ensino fundamental e médio
title_fullStr A eletricidade e as reações químicas explorando a metodologia investigativa no processo ensino-aprendizagem para o ensino fundamental e médio
title_full_unstemmed A eletricidade e as reações químicas explorando a metodologia investigativa no processo ensino-aprendizagem para o ensino fundamental e médio
title_sort A eletricidade e as reações químicas explorando a metodologia investigativa no processo ensino-aprendizagem para o ensino fundamental e médio
author Sanchez, Nilton José
author_facet Sanchez, Nilton José
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Adalgisa Rodrigues de
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanchez, Nilton José
dc.subject.por.fl_str_mv Chemistry
Educação
Education
Electricity
Electrochemistry
Eletricidade
Eletroquímica
Investigative methodology
Metodologia investigativa
Química
topic Chemistry
Educação
Education
Electricity
Electrochemistry
Eletricidade
Eletroquímica
Investigative methodology
Metodologia investigativa
Química
description O trabalho tem por finalidade descrever o processo de ensino-aprendizagem da eletricidade e das reações químicas redox através da metodologia investigativa para o Ensino Fundamental e Médio. A abordagem do ensino da eletroquímica e de como a eletricidade está envolvida na química será realizada de acordo com os livros didáticos utilizados no Ensino Fundamental e Médio. Dessa forma, este trabalho tem por intuito aplicar os conceitos da química e da eletricidade ao cotidiano dos estudantes, respeitando as normas dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), inclusive destacando a recente mudança proposta pelo novo currículo adotado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Diante do exposto, será destacado a questão da sustentabilidade através de novas formas de geração de energia, o conceito e aplicação da eletricidade, oxirredução e da eletroquímica. Esses conceitos serão abordados através da elaboração de um material didático voltado ensino da eletroquímica e da eletricidade, que será utilizado pelo professor e pelo aluno de forma presencial ou remota. Este material terá implicações na proposta pedagógica dentro de sala de aula e em casa, baseando-se na metodologia investigativa que utiliza atividades experimentais, vídeos, discussões em sala de aula, pesquisas e questionários, a fim de tornar o aluno autor do seu conhecimento.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59144/tde-04102023-080506/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59144/tde-04102023-080506/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090387764051968