A eletricidade e as reações químicas explorando a metodologia investigativa no processo ensino-aprendizagem para o ensino fundamental e médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59144/tde-04102023-080506/ |
Resumo: | O trabalho tem por finalidade descrever o processo de ensino-aprendizagem da eletricidade e das reações químicas redox através da metodologia investigativa para o Ensino Fundamental e Médio. A abordagem do ensino da eletroquímica e de como a eletricidade está envolvida na química será realizada de acordo com os livros didáticos utilizados no Ensino Fundamental e Médio. Dessa forma, este trabalho tem por intuito aplicar os conceitos da química e da eletricidade ao cotidiano dos estudantes, respeitando as normas dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), inclusive destacando a recente mudança proposta pelo novo currículo adotado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Diante do exposto, será destacado a questão da sustentabilidade através de novas formas de geração de energia, o conceito e aplicação da eletricidade, oxirredução e da eletroquímica. Esses conceitos serão abordados através da elaboração de um material didático voltado ensino da eletroquímica e da eletricidade, que será utilizado pelo professor e pelo aluno de forma presencial ou remota. Este material terá implicações na proposta pedagógica dentro de sala de aula e em casa, baseando-se na metodologia investigativa que utiliza atividades experimentais, vídeos, discussões em sala de aula, pesquisas e questionários, a fim de tornar o aluno autor do seu conhecimento. |
id |
USP_9f8e8f3f09778df8d1de8468c583d554 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-04102023-080506 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
A eletricidade e as reações químicas explorando a metodologia investigativa no processo ensino-aprendizagem para o ensino fundamental e médioElectricity and chemical reactions exploring investigative methodology in the process teaching-learning for elementary and secondary educationChemistryEducaçãoEducationElectricityElectrochemistryEletricidadeEletroquímicaInvestigative methodologyMetodologia investigativaQuímicaO trabalho tem por finalidade descrever o processo de ensino-aprendizagem da eletricidade e das reações químicas redox através da metodologia investigativa para o Ensino Fundamental e Médio. A abordagem do ensino da eletroquímica e de como a eletricidade está envolvida na química será realizada de acordo com os livros didáticos utilizados no Ensino Fundamental e Médio. Dessa forma, este trabalho tem por intuito aplicar os conceitos da química e da eletricidade ao cotidiano dos estudantes, respeitando as normas dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), inclusive destacando a recente mudança proposta pelo novo currículo adotado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Diante do exposto, será destacado a questão da sustentabilidade através de novas formas de geração de energia, o conceito e aplicação da eletricidade, oxirredução e da eletroquímica. Esses conceitos serão abordados através da elaboração de um material didático voltado ensino da eletroquímica e da eletricidade, que será utilizado pelo professor e pelo aluno de forma presencial ou remota. Este material terá implicações na proposta pedagógica dentro de sala de aula e em casa, baseando-se na metodologia investigativa que utiliza atividades experimentais, vídeos, discussões em sala de aula, pesquisas e questionários, a fim de tornar o aluno autor do seu conhecimento.This work aims to describe the teaching-learning process of electricity and redox chemical reactions through the investigative methodology for Elementary and High School. The approach to teaching electrochemistry and how electricity participates in chemistry will be based on textbooks used in Elementary and High School. Thus, this work aims to apply the concepts of chemistry and electricity to the daily lives of the students, respecting the standards of the National Curriculum Parameters for High School (PCNEM), highlighting the recent changes proposed by the new curriculum adopted by the Common National Base Curriculum (BNCC). Given the above, the issue of sustainability through new forms of energy generation, the concept and application of electricity, oxidation-reduction, and electrochemistry will be the focus of this research. Also, these concepts will be addressed through the development of teaching material aimed to teach of electrochemistry and electricity, which will be used by the teacher and the student in person or remotely. This material will have implications for the pedagogical proposal in the classroom and at home, based on the investigative methodology that uses experimental activities, videos, classroom discussions, surveys, and questionnaires, to make the student the author of his knowledge.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAndrade, Adalgisa Rodrigues deSanchez, Nilton José2022-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59144/tde-04102023-080506/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-12-20T17:35:03Zoai:teses.usp.br:tde-04102023-080506Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-20T17:35:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A eletricidade e as reações químicas explorando a metodologia investigativa no processo ensino-aprendizagem para o ensino fundamental e médio Electricity and chemical reactions exploring investigative methodology in the process teaching-learning for elementary and secondary education |
title |
A eletricidade e as reações químicas explorando a metodologia investigativa no processo ensino-aprendizagem para o ensino fundamental e médio |
spellingShingle |
A eletricidade e as reações químicas explorando a metodologia investigativa no processo ensino-aprendizagem para o ensino fundamental e médio Sanchez, Nilton José Chemistry Educação Education Electricity Electrochemistry Eletricidade Eletroquímica Investigative methodology Metodologia investigativa Química |
title_short |
A eletricidade e as reações químicas explorando a metodologia investigativa no processo ensino-aprendizagem para o ensino fundamental e médio |
title_full |
A eletricidade e as reações químicas explorando a metodologia investigativa no processo ensino-aprendizagem para o ensino fundamental e médio |
title_fullStr |
A eletricidade e as reações químicas explorando a metodologia investigativa no processo ensino-aprendizagem para o ensino fundamental e médio |
title_full_unstemmed |
A eletricidade e as reações químicas explorando a metodologia investigativa no processo ensino-aprendizagem para o ensino fundamental e médio |
title_sort |
A eletricidade e as reações químicas explorando a metodologia investigativa no processo ensino-aprendizagem para o ensino fundamental e médio |
author |
Sanchez, Nilton José |
author_facet |
Sanchez, Nilton José |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Andrade, Adalgisa Rodrigues de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sanchez, Nilton José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Chemistry Educação Education Electricity Electrochemistry Eletricidade Eletroquímica Investigative methodology Metodologia investigativa Química |
topic |
Chemistry Educação Education Electricity Electrochemistry Eletricidade Eletroquímica Investigative methodology Metodologia investigativa Química |
description |
O trabalho tem por finalidade descrever o processo de ensino-aprendizagem da eletricidade e das reações químicas redox através da metodologia investigativa para o Ensino Fundamental e Médio. A abordagem do ensino da eletroquímica e de como a eletricidade está envolvida na química será realizada de acordo com os livros didáticos utilizados no Ensino Fundamental e Médio. Dessa forma, este trabalho tem por intuito aplicar os conceitos da química e da eletricidade ao cotidiano dos estudantes, respeitando as normas dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), inclusive destacando a recente mudança proposta pelo novo currículo adotado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Diante do exposto, será destacado a questão da sustentabilidade através de novas formas de geração de energia, o conceito e aplicação da eletricidade, oxirredução e da eletroquímica. Esses conceitos serão abordados através da elaboração de um material didático voltado ensino da eletroquímica e da eletricidade, que será utilizado pelo professor e pelo aluno de forma presencial ou remota. Este material terá implicações na proposta pedagógica dentro de sala de aula e em casa, baseando-se na metodologia investigativa que utiliza atividades experimentais, vídeos, discussões em sala de aula, pesquisas e questionários, a fim de tornar o aluno autor do seu conhecimento. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59144/tde-04102023-080506/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59144/tde-04102023-080506/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256674558017536 |