Proposta de práticas administrativo-pedagógicas que colaborem para o desempenho das escolas municipais do ensino fundamental, de baixo nível socioeconômico, no IDEB: um estudo multicaso no estado do Ceará(CE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soriano, Felipe Furlan
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-08082017-170159/
Resumo: A educação reconhecidamente é um dos fatores mais relevantes para o progresso econômico de indivíduos e nações. Em especial, destaca-se aqui a educação fundamental, a qual prepara o ser humano para a vida adulta, trazendo-lhe conhecimentos fundamentais para a vida em sociedade. Destarte, compreende-se que o grau de escolaridade da população, e principalmente, a qualidade do ensino oferecido refletem diretamente na qualidade de vida das pessoas, bem como no aprimoramento do exercício da democracia e da cidadania. Atualmente, no Brasil, a educação fundamental é acessível à praticamente toda a população, contudo existe uma preocupação no tocante à qualidade deste serviço público. Tal percepção advém da análise dos resultados mais recentes das avaliações em larga escala, tanto em âmbito nacional pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), como internacional (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - PISA). Verificando-se a evolução histórica destes indicadores, percebe-se um distanciamento entre o desempenho da educação brasileira e dos países desenvolvidos, desta forma, surgem indagações acerca das possíveis causas geradoras desta disparidade. Neste sentido, a adequada alocação de recursos e a gestão administrativo-pedagógica das escolas mostram-se como sendo pontos relevantes, e que podem auxiliar na resolução deste problema. Com o intuito de contribuir para a resolução desta problemática, definiu-se como objetivo geral desta tese, a proposta de práticas administrativo-pedagógicas que possam colaborar para a melhoria no desempenho de escolas municipais do ensino fundamental, de baixo nível socioeconômico, no IDEB. Para tanto, os procedimentos metodológicos utilizados envolveram uma abordagem quantitativa e qualitativa. Na primeira etapa, foi utilizada a técnica Análise Envoltória de Dados (DEA), em conjunto com a análise de quintil e regressão logística, para que fosse possível realizar uma análise das informações oriundas das bases de dados governamentais (FINBRA, Prova Brasil e Censo Escolar). Num segundo momento, foram realizados estudos de múltiplos casos no estado do Ceará, a fim de se obter em loco informações que pudessem auxiliar na compreensão e explicação do fenômeno estudado. Por fim, as informações advindas de ambas etapas foram cruzadas e analisadas, chegando-se à proposta de catorze práticas administrativo-pedagógicas, que provavelmente podem gerar reflexos positivos no desempenho das escolas municipais do ensino fundamental, de baixo nível socioeconômico no IDEB.
id USP_a0ad5664a4b2edd291eb079327a0a454
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-08082017-170159
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Proposta de práticas administrativo-pedagógicas que colaborem para o desempenho das escolas municipais do ensino fundamental, de baixo nível socioeconômico, no IDEB: um estudo multicaso no estado do Ceará(CE)Proposal of pedagogical administrative practices that collaborate for the performance of municipal schools of elementary education, low socioeconomic level, at IDEB: a multi-case study in the state of Ceará (CE)DEADEAEfficiency in educationEficiência em educaçãoGestão escolarSchool managementA educação reconhecidamente é um dos fatores mais relevantes para o progresso econômico de indivíduos e nações. Em especial, destaca-se aqui a educação fundamental, a qual prepara o ser humano para a vida adulta, trazendo-lhe conhecimentos fundamentais para a vida em sociedade. Destarte, compreende-se que o grau de escolaridade da população, e principalmente, a qualidade do ensino oferecido refletem diretamente na qualidade de vida das pessoas, bem como no aprimoramento do exercício da democracia e da cidadania. Atualmente, no Brasil, a educação fundamental é acessível à praticamente toda a população, contudo existe uma preocupação no tocante à qualidade deste serviço público. Tal percepção advém da análise dos resultados mais recentes das avaliações em larga escala, tanto em âmbito nacional pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), como internacional (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - PISA). Verificando-se a evolução histórica destes indicadores, percebe-se um distanciamento entre o desempenho da educação brasileira e dos países desenvolvidos, desta forma, surgem indagações acerca das possíveis causas geradoras desta disparidade. Neste sentido, a adequada alocação de recursos e a gestão administrativo-pedagógica das escolas mostram-se como sendo pontos relevantes, e que podem auxiliar na resolução deste problema. Com o intuito de contribuir para a resolução desta problemática, definiu-se como objetivo geral desta tese, a proposta de práticas administrativo-pedagógicas que possam colaborar para a melhoria no desempenho de escolas municipais do ensino fundamental, de baixo nível socioeconômico, no IDEB. Para tanto, os procedimentos metodológicos utilizados envolveram uma abordagem quantitativa e qualitativa. Na primeira etapa, foi utilizada a técnica Análise Envoltória de Dados (DEA), em conjunto com a análise de quintil e regressão logística, para que fosse possível realizar uma análise das informações oriundas das bases de dados governamentais (FINBRA, Prova Brasil e Censo Escolar). Num segundo momento, foram realizados estudos de múltiplos casos no estado do Ceará, a fim de se obter em loco informações que pudessem auxiliar na compreensão e explicação do fenômeno estudado. Por fim, as informações advindas de ambas etapas foram cruzadas e analisadas, chegando-se à proposta de catorze práticas administrativo-pedagógicas, que provavelmente podem gerar reflexos positivos no desempenho das escolas municipais do ensino fundamental, de baixo nível socioeconômico no IDEB.Education is admittedly one of the most relevant factors for the economic progress of individuals and nations. In particular, it\'s highlight here the fundamental education, which prepares the human being for adult life, bringing him elementaty knowledge for live in society. Thus, it is understood that the educational level of the population, and especially the quality of education offered, directly reflect the quality of life of the people, as well as the improvement of the exercise of democracy and citizenship. Currently, in Brazil, basic education is accessible to practically the entire population, however there is a concern regarding the quality of this public service. This perception comes from the analysis of the most recent results of large-scale evaluations both at the national level by the Basic Education Development Index (IDEB) and international (International Student Assessment Program - PISA). Verifying the historical evolution of these indicators, reveals a gap between the performance of Brazilian education and the developed countries, in this way, emerge questions about the possible causes of this disparity. In this sense, the adequate allocation of resources and the administrative-pedagogical management of the schools are shown as relevant points, and that can help in solving this problem. In order to contribute to the solution of this problem, the general objective of this thesis was to propose administrative and pedagogical practices that could contribute to the improvement of the performance of low socio-economic primary schools in IDEB. Therefore, the methodological procedures used here involved a quantitative and qualitative approach. In the first stage, the Data Envelopment Analysis (DEA) technique was used, together with quintile analysis and logistic regression, so that it was possible to perform an analysis of information from governmental databases (FINBRA, Prova Brasil and Censo Escolar). In a second moment, studies of multiple cases were carried out in the state of Ceará, in order to obtain information that could help in the understanding and explanation of the phenomenon studied. Finally, the information from both stages was cross-referenced and analyzed, reaching the proposal of fourteen administrative and pedagogical practices, which can probably generate positive effects on the performance of municipal schools of elementary education, of low socioeconomic level in the IDEB.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSalgado Junior, Alexandre PereiraSoriano, Felipe Furlan2017-05-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-08082017-170159/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-19T17:03:58Zoai:teses.usp.br:tde-08082017-170159Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-19T17:03:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de práticas administrativo-pedagógicas que colaborem para o desempenho das escolas municipais do ensino fundamental, de baixo nível socioeconômico, no IDEB: um estudo multicaso no estado do Ceará(CE)
Proposal of pedagogical administrative practices that collaborate for the performance of municipal schools of elementary education, low socioeconomic level, at IDEB: a multi-case study in the state of Ceará (CE)
title Proposta de práticas administrativo-pedagógicas que colaborem para o desempenho das escolas municipais do ensino fundamental, de baixo nível socioeconômico, no IDEB: um estudo multicaso no estado do Ceará(CE)
spellingShingle Proposta de práticas administrativo-pedagógicas que colaborem para o desempenho das escolas municipais do ensino fundamental, de baixo nível socioeconômico, no IDEB: um estudo multicaso no estado do Ceará(CE)
Soriano, Felipe Furlan
DEA
DEA
Efficiency in education
Eficiência em educação
Gestão escolar
School management
title_short Proposta de práticas administrativo-pedagógicas que colaborem para o desempenho das escolas municipais do ensino fundamental, de baixo nível socioeconômico, no IDEB: um estudo multicaso no estado do Ceará(CE)
title_full Proposta de práticas administrativo-pedagógicas que colaborem para o desempenho das escolas municipais do ensino fundamental, de baixo nível socioeconômico, no IDEB: um estudo multicaso no estado do Ceará(CE)
title_fullStr Proposta de práticas administrativo-pedagógicas que colaborem para o desempenho das escolas municipais do ensino fundamental, de baixo nível socioeconômico, no IDEB: um estudo multicaso no estado do Ceará(CE)
title_full_unstemmed Proposta de práticas administrativo-pedagógicas que colaborem para o desempenho das escolas municipais do ensino fundamental, de baixo nível socioeconômico, no IDEB: um estudo multicaso no estado do Ceará(CE)
title_sort Proposta de práticas administrativo-pedagógicas que colaborem para o desempenho das escolas municipais do ensino fundamental, de baixo nível socioeconômico, no IDEB: um estudo multicaso no estado do Ceará(CE)
author Soriano, Felipe Furlan
author_facet Soriano, Felipe Furlan
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salgado Junior, Alexandre Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Soriano, Felipe Furlan
dc.subject.por.fl_str_mv DEA
DEA
Efficiency in education
Eficiência em educação
Gestão escolar
School management
topic DEA
DEA
Efficiency in education
Eficiência em educação
Gestão escolar
School management
description A educação reconhecidamente é um dos fatores mais relevantes para o progresso econômico de indivíduos e nações. Em especial, destaca-se aqui a educação fundamental, a qual prepara o ser humano para a vida adulta, trazendo-lhe conhecimentos fundamentais para a vida em sociedade. Destarte, compreende-se que o grau de escolaridade da população, e principalmente, a qualidade do ensino oferecido refletem diretamente na qualidade de vida das pessoas, bem como no aprimoramento do exercício da democracia e da cidadania. Atualmente, no Brasil, a educação fundamental é acessível à praticamente toda a população, contudo existe uma preocupação no tocante à qualidade deste serviço público. Tal percepção advém da análise dos resultados mais recentes das avaliações em larga escala, tanto em âmbito nacional pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), como internacional (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - PISA). Verificando-se a evolução histórica destes indicadores, percebe-se um distanciamento entre o desempenho da educação brasileira e dos países desenvolvidos, desta forma, surgem indagações acerca das possíveis causas geradoras desta disparidade. Neste sentido, a adequada alocação de recursos e a gestão administrativo-pedagógica das escolas mostram-se como sendo pontos relevantes, e que podem auxiliar na resolução deste problema. Com o intuito de contribuir para a resolução desta problemática, definiu-se como objetivo geral desta tese, a proposta de práticas administrativo-pedagógicas que possam colaborar para a melhoria no desempenho de escolas municipais do ensino fundamental, de baixo nível socioeconômico, no IDEB. Para tanto, os procedimentos metodológicos utilizados envolveram uma abordagem quantitativa e qualitativa. Na primeira etapa, foi utilizada a técnica Análise Envoltória de Dados (DEA), em conjunto com a análise de quintil e regressão logística, para que fosse possível realizar uma análise das informações oriundas das bases de dados governamentais (FINBRA, Prova Brasil e Censo Escolar). Num segundo momento, foram realizados estudos de múltiplos casos no estado do Ceará, a fim de se obter em loco informações que pudessem auxiliar na compreensão e explicação do fenômeno estudado. Por fim, as informações advindas de ambas etapas foram cruzadas e analisadas, chegando-se à proposta de catorze práticas administrativo-pedagógicas, que provavelmente podem gerar reflexos positivos no desempenho das escolas municipais do ensino fundamental, de baixo nível socioeconômico no IDEB.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-08082017-170159/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-08082017-170159/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090519929716736