Biblioteca universitária e formação científico-acadêmica: mediação cultural como modelo epistêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Lilian
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-26082021-225536/
Resumo: A presente tese trata das relações entre biblioteca universitária brasileira e a problemática da apropriação da cultura científico-acadêmica pelo estudante. Com base em abordagem educativa da biblioteca universitária, a pesquisa propõe a substituição do modelo epistêmico de difusão cultural pelo modelo da mediação cultural, compreendida como categoria articuladora dos sistemas culturais inscritos nos contextos sócio-históricos do estudante, na ordem cultural científico-acadêmica e em seu patrimônio infodocumental. A opção metodológica incluiu a) análise de discurso (AD) de representações de concepções de biblioteca universitária localizadas na literatura especializada (Biblioteconomia e Ciência da Informação); e b) pesquisa participante com estudantes ingressantes em curso de graduação. Constatou-se que, em grande medida, a biblioteca universitária é atualmente caracterizada a partir de um modelo comunicacional linear de envio de informações a um receptor, um dispositivo técnico e homogeneizante. Considera-se que a representação da biblioteca universitária enquanto lugar de conhecimento, e não para o conhecimento, a coloca como parte essencial dos processos de formação e de significação da cultura científico-acadêmica. Por fim, reivindica-se que a biblioteca universitária configure esferas de intersecção cultural, e seja constituída com vistas à (re)elaboração da experiência do estudante enquanto sujeito do conhecimento, contribuindo para a garantia do direito inato à ciência e cultura.
id USP_a0ae056bed916432875b6eec20c143d6
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-26082021-225536
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Biblioteca universitária e formação científico-acadêmica: mediação cultural como modelo epistêmico-Academic libraryBiblioteca universitáriaCultura científico-acadêmicaCultural mediationEducação SuperiorHigher educationInterculturalidadeInterculturalityMediação culturalScientific-academic cultureA presente tese trata das relações entre biblioteca universitária brasileira e a problemática da apropriação da cultura científico-acadêmica pelo estudante. Com base em abordagem educativa da biblioteca universitária, a pesquisa propõe a substituição do modelo epistêmico de difusão cultural pelo modelo da mediação cultural, compreendida como categoria articuladora dos sistemas culturais inscritos nos contextos sócio-históricos do estudante, na ordem cultural científico-acadêmica e em seu patrimônio infodocumental. A opção metodológica incluiu a) análise de discurso (AD) de representações de concepções de biblioteca universitária localizadas na literatura especializada (Biblioteconomia e Ciência da Informação); e b) pesquisa participante com estudantes ingressantes em curso de graduação. Constatou-se que, em grande medida, a biblioteca universitária é atualmente caracterizada a partir de um modelo comunicacional linear de envio de informações a um receptor, um dispositivo técnico e homogeneizante. Considera-se que a representação da biblioteca universitária enquanto lugar de conhecimento, e não para o conhecimento, a coloca como parte essencial dos processos de formação e de significação da cultura científico-acadêmica. Por fim, reivindica-se que a biblioteca universitária configure esferas de intersecção cultural, e seja constituída com vistas à (re)elaboração da experiência do estudante enquanto sujeito do conhecimento, contribuindo para a garantia do direito inato à ciência e cultura.It deals with the relations between academic library and the problem of the affirmative relation with the scientific-academic culture by the student, in Brazil. Based on the educational approach of the academic library, the research proposes the redefinition of the epistemic model of cultural diffusion that guides conceptions of this device, with a view to that of cultural mediation, understood as an articulating category between different cultural systems - inscribed in the student\'s socio-historical contexts and in the scientific-academic culture with its infodocumental heritage, respectively. The study applies Discourse Analysis of representations of academic library concepts in Brazilian specialized literature (Information Science and Librarianship) and also participatory research with undergraduate students. As a result, to a large extent, it was found that the academic library is characterized from a linear communicational framework of sending information to a receiver, as a technical and homogenizing device. Besides, the representation of the university library as a place of knowledge - distinct from the idea of a place for knowledge - sets it as a category of the processes of formation and meaning of scientific-academic culture. It is claimed that the academic library constitutes spheres of cultural intersection, developed in order to (re)elaborating the student\'s experience as a person of knowledge, contributing to the guarantee of his innate right to science and culture.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPieruccini, IveteViana, Lilian2021-04-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-26082021-225536/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-08-27T16:01:03Zoai:teses.usp.br:tde-26082021-225536Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-08-27T16:01:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Biblioteca universitária e formação científico-acadêmica: mediação cultural como modelo epistêmico
-
title Biblioteca universitária e formação científico-acadêmica: mediação cultural como modelo epistêmico
spellingShingle Biblioteca universitária e formação científico-acadêmica: mediação cultural como modelo epistêmico
Viana, Lilian
Academic library
Biblioteca universitária
Cultura científico-acadêmica
Cultural mediation
Educação Superior
Higher education
Interculturalidade
Interculturality
Mediação cultural
Scientific-academic culture
title_short Biblioteca universitária e formação científico-acadêmica: mediação cultural como modelo epistêmico
title_full Biblioteca universitária e formação científico-acadêmica: mediação cultural como modelo epistêmico
title_fullStr Biblioteca universitária e formação científico-acadêmica: mediação cultural como modelo epistêmico
title_full_unstemmed Biblioteca universitária e formação científico-acadêmica: mediação cultural como modelo epistêmico
title_sort Biblioteca universitária e formação científico-acadêmica: mediação cultural como modelo epistêmico
author Viana, Lilian
author_facet Viana, Lilian
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pieruccini, Ivete
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Lilian
dc.subject.por.fl_str_mv Academic library
Biblioteca universitária
Cultura científico-acadêmica
Cultural mediation
Educação Superior
Higher education
Interculturalidade
Interculturality
Mediação cultural
Scientific-academic culture
topic Academic library
Biblioteca universitária
Cultura científico-acadêmica
Cultural mediation
Educação Superior
Higher education
Interculturalidade
Interculturality
Mediação cultural
Scientific-academic culture
description A presente tese trata das relações entre biblioteca universitária brasileira e a problemática da apropriação da cultura científico-acadêmica pelo estudante. Com base em abordagem educativa da biblioteca universitária, a pesquisa propõe a substituição do modelo epistêmico de difusão cultural pelo modelo da mediação cultural, compreendida como categoria articuladora dos sistemas culturais inscritos nos contextos sócio-históricos do estudante, na ordem cultural científico-acadêmica e em seu patrimônio infodocumental. A opção metodológica incluiu a) análise de discurso (AD) de representações de concepções de biblioteca universitária localizadas na literatura especializada (Biblioteconomia e Ciência da Informação); e b) pesquisa participante com estudantes ingressantes em curso de graduação. Constatou-se que, em grande medida, a biblioteca universitária é atualmente caracterizada a partir de um modelo comunicacional linear de envio de informações a um receptor, um dispositivo técnico e homogeneizante. Considera-se que a representação da biblioteca universitária enquanto lugar de conhecimento, e não para o conhecimento, a coloca como parte essencial dos processos de formação e de significação da cultura científico-acadêmica. Por fim, reivindica-se que a biblioteca universitária configure esferas de intersecção cultural, e seja constituída com vistas à (re)elaboração da experiência do estudante enquanto sujeito do conhecimento, contribuindo para a garantia do direito inato à ciência e cultura.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-26082021-225536/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-26082021-225536/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091104445825024