Econofísica: uma proposta de atividade de física para (o)usar no ensino do conceito de juros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sant'Ana, Zósia Angélica de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-09022012-194409/
Resumo: A proposta deste trabalho partiu da suposição de que os estudantes têm dificuldade de aprendizagem de conceitos abstratos. As teorias de Piaget, Dewey e Kolb foram utilizadas como referências e também trabalhos da área de ensino de Física que mostram ser praticamente consensual entre os professores que a utilização de experiências concretas em sala de aula facilita a aprendizagem de um conceito abstrato. Este trabalho se propõe a verificar a aceitação, pelos alunos do ensino médio e de cursos de Ciências Contábeis, de uma experiência de física adaptada para aula de Matemática ou Contabilidade. Ele buscará confirmar se a atividade será eficiente no seu propósito, ou seja, se facilitará a aprendizagem do conceito de juros. Para tanto, a atividade será dividida em três tarefas (1 - tarefa abstrata, 2 - tarefa abstrata, 3 - tarefa concreta), que são apresentadas em detalhes no decorrer do texto. A atividade experimental foi aplicada em sala de aula, em turmas da escola média e também de faculdades, tanto públicas quanto privadas, para que se tivesse um amplo escopo acerca do conhecimento da noção de juros por parte dos estudantes. Verificou-se que esta atividade precisa ser aperfeiçoada, mas pode ser usada como material de apoio no ensino do conceito de juros nas escolas.
id USP_a8e90d100fecebcc7a38d88fa2b2a4f1
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-09022012-194409
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Econofísica: uma proposta de atividade de física para (o)usar no ensino do conceito de jurosEconophysics: a physics activity proposal for using and daring when teaching interest conceptAbstract conceptAccountingAdapted experimentConceitos (Processos cognitivos)Contabilidade - Estudo e ensinoEnsino e aprendizagemFísica - Estudo e ensinoInterdisciplinaridadeInterdisciplinarityInterestJurosPhysicsTeaching and learningA proposta deste trabalho partiu da suposição de que os estudantes têm dificuldade de aprendizagem de conceitos abstratos. As teorias de Piaget, Dewey e Kolb foram utilizadas como referências e também trabalhos da área de ensino de Física que mostram ser praticamente consensual entre os professores que a utilização de experiências concretas em sala de aula facilita a aprendizagem de um conceito abstrato. Este trabalho se propõe a verificar a aceitação, pelos alunos do ensino médio e de cursos de Ciências Contábeis, de uma experiência de física adaptada para aula de Matemática ou Contabilidade. Ele buscará confirmar se a atividade será eficiente no seu propósito, ou seja, se facilitará a aprendizagem do conceito de juros. Para tanto, a atividade será dividida em três tarefas (1 - tarefa abstrata, 2 - tarefa abstrata, 3 - tarefa concreta), que são apresentadas em detalhes no decorrer do texto. A atividade experimental foi aplicada em sala de aula, em turmas da escola média e também de faculdades, tanto públicas quanto privadas, para que se tivesse um amplo escopo acerca do conhecimento da noção de juros por parte dos estudantes. Verificou-se que esta atividade precisa ser aperfeiçoada, mas pode ser usada como material de apoio no ensino do conceito de juros nas escolas.The proposal of this work has arisen from a supposition that students have learning difficulties of abstract concepts. Theories formulated by Piaget, Dewey and Kolb were used as references, as well as a few works from the field of Physics learning which demonstrate that it is practically consensual among teachers that the use of concrete experiences in classroom makes the learning of an abstract concept easier. This work proposes to verify how college students and high school students accept an experience in Physics adapted for Math or Accounting classes. It will try to confirm if this activity will be efficient in its purpose, that is to say, if it will make easier to learn the concept of interest. In order to do it, the activity will be divided in three tasks (1 - abstract task, 2 - abstract task, 3 - concrete task), which are presented in details along the text. The experimental activity was applied in classroom, for high school classes and also for college students, in private and public institutions, so that a wide range of students was studied in their knowledge of the interest notion. It was verified that this experimental activity needs to be improved, but it can be used as a supplementary material for teaching the concept of interest in schools.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCornacchione Junior, Edgard BrunoSant'Ana, Zósia Angélica de2011-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-09022012-194409/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:31Zoai:teses.usp.br:tde-09022012-194409Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Econofísica: uma proposta de atividade de física para (o)usar no ensino do conceito de juros
Econophysics: a physics activity proposal for using and daring when teaching interest concept
title Econofísica: uma proposta de atividade de física para (o)usar no ensino do conceito de juros
spellingShingle Econofísica: uma proposta de atividade de física para (o)usar no ensino do conceito de juros
Sant'Ana, Zósia Angélica de
Abstract concept
Accounting
Adapted experiment
Conceitos (Processos cognitivos)
Contabilidade - Estudo e ensino
Ensino e aprendizagem
Física - Estudo e ensino
Interdisciplinaridade
Interdisciplinarity
Interest
Juros
Physics
Teaching and learning
title_short Econofísica: uma proposta de atividade de física para (o)usar no ensino do conceito de juros
title_full Econofísica: uma proposta de atividade de física para (o)usar no ensino do conceito de juros
title_fullStr Econofísica: uma proposta de atividade de física para (o)usar no ensino do conceito de juros
title_full_unstemmed Econofísica: uma proposta de atividade de física para (o)usar no ensino do conceito de juros
title_sort Econofísica: uma proposta de atividade de física para (o)usar no ensino do conceito de juros
author Sant'Ana, Zósia Angélica de
author_facet Sant'Ana, Zósia Angélica de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cornacchione Junior, Edgard Bruno
dc.contributor.author.fl_str_mv Sant'Ana, Zósia Angélica de
dc.subject.por.fl_str_mv Abstract concept
Accounting
Adapted experiment
Conceitos (Processos cognitivos)
Contabilidade - Estudo e ensino
Ensino e aprendizagem
Física - Estudo e ensino
Interdisciplinaridade
Interdisciplinarity
Interest
Juros
Physics
Teaching and learning
topic Abstract concept
Accounting
Adapted experiment
Conceitos (Processos cognitivos)
Contabilidade - Estudo e ensino
Ensino e aprendizagem
Física - Estudo e ensino
Interdisciplinaridade
Interdisciplinarity
Interest
Juros
Physics
Teaching and learning
description A proposta deste trabalho partiu da suposição de que os estudantes têm dificuldade de aprendizagem de conceitos abstratos. As teorias de Piaget, Dewey e Kolb foram utilizadas como referências e também trabalhos da área de ensino de Física que mostram ser praticamente consensual entre os professores que a utilização de experiências concretas em sala de aula facilita a aprendizagem de um conceito abstrato. Este trabalho se propõe a verificar a aceitação, pelos alunos do ensino médio e de cursos de Ciências Contábeis, de uma experiência de física adaptada para aula de Matemática ou Contabilidade. Ele buscará confirmar se a atividade será eficiente no seu propósito, ou seja, se facilitará a aprendizagem do conceito de juros. Para tanto, a atividade será dividida em três tarefas (1 - tarefa abstrata, 2 - tarefa abstrata, 3 - tarefa concreta), que são apresentadas em detalhes no decorrer do texto. A atividade experimental foi aplicada em sala de aula, em turmas da escola média e também de faculdades, tanto públicas quanto privadas, para que se tivesse um amplo escopo acerca do conhecimento da noção de juros por parte dos estudantes. Verificou-se que esta atividade precisa ser aperfeiçoada, mas pode ser usada como material de apoio no ensino do conceito de juros nas escolas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-09022012-194409/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-09022012-194409/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090538085810176