Principais determinantes do preço do frete rodoviário para transporte de soja em grãos em diferentes regiões brasileiras: uma análise econométrica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11132/tde-20181127-160346/ |
Resumo: | O presente trabalho procura identificar a influência de fatores como: distância percorrida, possibilidade de obtenção de carga de retorno, sazonalidade da demanda por transporte, especificidade da carga transportada e do veículo utilizado, vias utilizadas, pedágios e fiscalização, aspectos geográficos (preferência por determinado percursos), prazo de entrega, tempo de carga e descarga, perdas e avarias para determinação dos valores praticados para o transporte de soja a granel com origem nos estados de Goiás, Mato Grosso e Paraná, durante as safras de 1998 a 2000 e entre safras de 1998/1999 a 2000/2001. Os resultados mostraram que, em maior ou menor grau, os valores de frete praticados entre 1998 e 2001 foram influenciados por fatores como: a distância percorrida, a existência de praças de pedágios em algumas rodovias; o tempo de descarregamento nos portos; sazonalidade da demanda por transporte e as condições das vias utilizadas, sendo que os demais fatores não puderam ser avaliados. Dada a necessidade de se transportar a maior parte de soja imediatamente após a sua colheita, os preços dos fretes são especificados de maneiras distintas na época de safra e na época de entressafra. As condições das vias utilizadas parecem ser um diferencial no caso do estado do Mato Grosso. Entretanto, provavelmente a elevação dos custos operacionais (preço do óleo diesel, por exemplo) e a implantação de novas praças de pedágios, entre 1999 e 2000, podem ter contribuído para um ambiente menos favorável para expressar preferências por percursos com melhores estradas. Outra importante conclusão é que, mesmo que as variáveis relevantes nos modelos especificados sejam muitas vezes similares, a atividade de transporte é bastante regionalizada, sendo que existem diferenças qualitativas entre os mercados de transportes de Goiás, Mato Grosso e Paraná. Diferentemente do que se imaginava, o presente trabalho revelou que os portos, principalmente o de Paranaguá, não foram identificados como possíveis pontos de obtenção de cargas de retorno, mas sim, como destinos preteridos em função da morosidade no descarregamento de grãos, o que foi captado pela equação estimada para a movimentações de soja com origem no estado do Paraná na safra de 2000. Nos períodos de entressafra, a distância percorrida foi identificada como o principal determinante nos preços dos fretes sendo que, de modo geral, outros fatores parecem terem sido relevados. Entretanto, por mais que esses fatores impliquem impactos reais sobre a lucratividade da atividade, o acirramento da concorrência em meses de demanda escassa, tem impedido que a influência desses fatores sobre os custos operacionais seja repassada integralmente aos preços dos fretes |
id |
USP_aa301da0745d61a2d56174f1db719714 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-20181127-160346 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Principais determinantes do preço do frete rodoviário para transporte de soja em grãos em diferentes regiões brasileiras: uma análise econométricanot availableFRETE RODOVIÁRIOPREÇOSSOJATARIFAS DE TRANSPORTESO presente trabalho procura identificar a influência de fatores como: distância percorrida, possibilidade de obtenção de carga de retorno, sazonalidade da demanda por transporte, especificidade da carga transportada e do veículo utilizado, vias utilizadas, pedágios e fiscalização, aspectos geográficos (preferência por determinado percursos), prazo de entrega, tempo de carga e descarga, perdas e avarias para determinação dos valores praticados para o transporte de soja a granel com origem nos estados de Goiás, Mato Grosso e Paraná, durante as safras de 1998 a 2000 e entre safras de 1998/1999 a 2000/2001. Os resultados mostraram que, em maior ou menor grau, os valores de frete praticados entre 1998 e 2001 foram influenciados por fatores como: a distância percorrida, a existência de praças de pedágios em algumas rodovias; o tempo de descarregamento nos portos; sazonalidade da demanda por transporte e as condições das vias utilizadas, sendo que os demais fatores não puderam ser avaliados. Dada a necessidade de se transportar a maior parte de soja imediatamente após a sua colheita, os preços dos fretes são especificados de maneiras distintas na época de safra e na época de entressafra. As condições das vias utilizadas parecem ser um diferencial no caso do estado do Mato Grosso. Entretanto, provavelmente a elevação dos custos operacionais (preço do óleo diesel, por exemplo) e a implantação de novas praças de pedágios, entre 1999 e 2000, podem ter contribuído para um ambiente menos favorável para expressar preferências por percursos com melhores estradas. Outra importante conclusão é que, mesmo que as variáveis relevantes nos modelos especificados sejam muitas vezes similares, a atividade de transporte é bastante regionalizada, sendo que existem diferenças qualitativas entre os mercados de transportes de Goiás, Mato Grosso e Paraná. Diferentemente do que se imaginava, o presente trabalho revelou que os portos, principalmente o de Paranaguá, não foram identificados como possíveis pontos de obtenção de cargas de retorno, mas sim, como destinos preteridos em função da morosidade no descarregamento de grãos, o que foi captado pela equação estimada para a movimentações de soja com origem no estado do Paraná na safra de 2000. Nos períodos de entressafra, a distância percorrida foi identificada como o principal determinante nos preços dos fretes sendo que, de modo geral, outros fatores parecem terem sido relevados. Entretanto, por mais que esses fatores impliquem impactos reais sobre a lucratividade da atividade, o acirramento da concorrência em meses de demanda escassa, tem impedido que a influência desses fatores sobre os custos operacionais seja repassada integralmente aos preços dos fretesnot availableBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFilho, Jose Vicente CaixetaCorrêa Junior, Goncilio2001-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11132/tde-20181127-160346/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-10T00:06:19Zoai:teses.usp.br:tde-20181127-160346Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-10T00:06:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Principais determinantes do preço do frete rodoviário para transporte de soja em grãos em diferentes regiões brasileiras: uma análise econométrica not available |
title |
Principais determinantes do preço do frete rodoviário para transporte de soja em grãos em diferentes regiões brasileiras: uma análise econométrica |
spellingShingle |
Principais determinantes do preço do frete rodoviário para transporte de soja em grãos em diferentes regiões brasileiras: uma análise econométrica Corrêa Junior, Goncilio FRETE RODOVIÁRIO PREÇOS SOJA TARIFAS DE TRANSPORTES |
title_short |
Principais determinantes do preço do frete rodoviário para transporte de soja em grãos em diferentes regiões brasileiras: uma análise econométrica |
title_full |
Principais determinantes do preço do frete rodoviário para transporte de soja em grãos em diferentes regiões brasileiras: uma análise econométrica |
title_fullStr |
Principais determinantes do preço do frete rodoviário para transporte de soja em grãos em diferentes regiões brasileiras: uma análise econométrica |
title_full_unstemmed |
Principais determinantes do preço do frete rodoviário para transporte de soja em grãos em diferentes regiões brasileiras: uma análise econométrica |
title_sort |
Principais determinantes do preço do frete rodoviário para transporte de soja em grãos em diferentes regiões brasileiras: uma análise econométrica |
author |
Corrêa Junior, Goncilio |
author_facet |
Corrêa Junior, Goncilio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Filho, Jose Vicente Caixeta |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa Junior, Goncilio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
FRETE RODOVIÁRIO PREÇOS SOJA TARIFAS DE TRANSPORTES |
topic |
FRETE RODOVIÁRIO PREÇOS SOJA TARIFAS DE TRANSPORTES |
description |
O presente trabalho procura identificar a influência de fatores como: distância percorrida, possibilidade de obtenção de carga de retorno, sazonalidade da demanda por transporte, especificidade da carga transportada e do veículo utilizado, vias utilizadas, pedágios e fiscalização, aspectos geográficos (preferência por determinado percursos), prazo de entrega, tempo de carga e descarga, perdas e avarias para determinação dos valores praticados para o transporte de soja a granel com origem nos estados de Goiás, Mato Grosso e Paraná, durante as safras de 1998 a 2000 e entre safras de 1998/1999 a 2000/2001. Os resultados mostraram que, em maior ou menor grau, os valores de frete praticados entre 1998 e 2001 foram influenciados por fatores como: a distância percorrida, a existência de praças de pedágios em algumas rodovias; o tempo de descarregamento nos portos; sazonalidade da demanda por transporte e as condições das vias utilizadas, sendo que os demais fatores não puderam ser avaliados. Dada a necessidade de se transportar a maior parte de soja imediatamente após a sua colheita, os preços dos fretes são especificados de maneiras distintas na época de safra e na época de entressafra. As condições das vias utilizadas parecem ser um diferencial no caso do estado do Mato Grosso. Entretanto, provavelmente a elevação dos custos operacionais (preço do óleo diesel, por exemplo) e a implantação de novas praças de pedágios, entre 1999 e 2000, podem ter contribuído para um ambiente menos favorável para expressar preferências por percursos com melhores estradas. Outra importante conclusão é que, mesmo que as variáveis relevantes nos modelos especificados sejam muitas vezes similares, a atividade de transporte é bastante regionalizada, sendo que existem diferenças qualitativas entre os mercados de transportes de Goiás, Mato Grosso e Paraná. Diferentemente do que se imaginava, o presente trabalho revelou que os portos, principalmente o de Paranaguá, não foram identificados como possíveis pontos de obtenção de cargas de retorno, mas sim, como destinos preteridos em função da morosidade no descarregamento de grãos, o que foi captado pela equação estimada para a movimentações de soja com origem no estado do Paraná na safra de 2000. Nos períodos de entressafra, a distância percorrida foi identificada como o principal determinante nos preços dos fretes sendo que, de modo geral, outros fatores parecem terem sido relevados. Entretanto, por mais que esses fatores impliquem impactos reais sobre a lucratividade da atividade, o acirramento da concorrência em meses de demanda escassa, tem impedido que a influência desses fatores sobre os custos operacionais seja repassada integralmente aos preços dos fretes |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-12-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11132/tde-20181127-160346/ |
url |
http://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11132/tde-20181127-160346/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090908274032640 |