Telemann e a França: gênero e estilo nos quartetos de Telemann e a inovação dos Nouveaux Quatuors
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-01022017-111037/ |
Resumo: | A relação de Georg PhilippTelemann (1681-1767) com o gosto francês remonta ao início das atividades musicais do compositor, com ponto alto em sua viagem a Paris (1737), se estendendo até o final de sua vida. Esta pesquisa investiga as categorias de quartetos setecentistas a partir das definições de Scheibe (1740) e Quantz (1752), traçando o percurso dos gêneros e estilos nos quatuors de Telemann - com ênfase nos Nouveaux Quatuors (Paris, 1738). Este trabalho dá especial atenção ao estilo de conversação, ou diálogo - mencionado por Brossard (1708) e Mattheson (1739) - em contraste com os quartetos sonata em estilo contrapontístico anteriores. No que se refere ao estilo, caráter e função (delectare), o gênero de conversação encontra eco nos textos franceses setecentistas que tratam da arte da conversação galante em voga nos salões franceses no séc. XVIII. Propõe-se estudar mais profundamente os gêneros e estilos nos quartetos de Telemann, abordando desde seus primeiros, não publicados, a suas últimas coleções (publicadas em Hamburgo e em Paris), a fim de investigar como o compositor foi gradativamente desenvolvendo novas maneiras de compor a 4. |
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Telemann e a França: gênero e estilo nos quartetos de Telemann e a inovação dos Nouveaux QuatuorsTelemann and France - Genre and Style in Telemann\'s quartets and the innovation of the Nouveaux QuatuorsconversaçãoconversationestilogênerogenrequartetquartetostyleTelemannTelemannA relação de Georg PhilippTelemann (1681-1767) com o gosto francês remonta ao início das atividades musicais do compositor, com ponto alto em sua viagem a Paris (1737), se estendendo até o final de sua vida. Esta pesquisa investiga as categorias de quartetos setecentistas a partir das definições de Scheibe (1740) e Quantz (1752), traçando o percurso dos gêneros e estilos nos quatuors de Telemann - com ênfase nos Nouveaux Quatuors (Paris, 1738). Este trabalho dá especial atenção ao estilo de conversação, ou diálogo - mencionado por Brossard (1708) e Mattheson (1739) - em contraste com os quartetos sonata em estilo contrapontístico anteriores. No que se refere ao estilo, caráter e função (delectare), o gênero de conversação encontra eco nos textos franceses setecentistas que tratam da arte da conversação galante em voga nos salões franceses no séc. XVIII. Propõe-se estudar mais profundamente os gêneros e estilos nos quartetos de Telemann, abordando desde seus primeiros, não publicados, a suas últimas coleções (publicadas em Hamburgo e em Paris), a fim de investigar como o compositor foi gradativamente desenvolvendo novas maneiras de compor a 4.The relationship of Georg Philipp Telemann (1681-1767) with French taste goes back to the beginning of the composer\'s musical activities, with highlight on his trip to Paris (1737), to the end of his life. This research investigates the categories of eighteenth-century quartets starting from Scheibe (1740) and Quantz (1752) definitions, tracing the route of genres and styles in Telemann\'s quatuors - with emphasis to Nouveaux Quatuors (Paris, 1738). Special attention is given to the conversational style, or dialogue - mentioned by Brossard (1708) and Mattheson (1739) - in contrast to the previous quartet sonatas in contrapuntal style. With regard to the style, character and function (delectare), the conversation genre is echoed in eighteenth-century French texts dealing with art of gallant conversation in vogue in the French salons in XVIII century. It is proposed to study more deeply the genres and styles in Telemann\'s quatuors, analyzing from his first, unpublished, to the latest collections (published in Hamburg and Paris) in order to investigate how the composer was gradually developing new ways of composing for 4 voices.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLucas, Monica IsabelPaoliello, Noara de Oliveira2016-03-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-01022017-111037/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-01022017-111037Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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