Intervenção Cognitivo-Comportamental em grupo online para a promoção de habilidades de vida em adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rose Guedes Martins dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-11122023-163341/
Resumo: A prevalência de transtornos de saúde mental em adolescentes tem aumentado ao longo dos anos. Atualmente, os transtornos de ansiedade e depressão são os mais prevalentes na infância e adolescência. Quando não tratados, esses transtornos podem comprometer os relacionamentos, o aprendizado e o convívio familiar. Por todas essas questões que permeiam o desenvolvimento do adolescente, faz-se necessária a construção de práticas que previnam essas dificuldades e promovam a saúde mental desse público. As Habilidades de Vida (HV) e as Habilidades Sociais (HS) são componentes importantes para a promoção da saúde mental para o enfrentamento saudável das demandas cotidianas. O objetivo geral do presente projeto foi avaliar os efeitos e o processo de implementação de uma intervenção piloto, em grupo, no formato online e com foco em Habilidades de vida, na redução dos sintomas de ansiedade e depressão reportados por adolescentes. A intervenção consistiu em seis encontros com os adolescentes e dois encontros com os pais, utilizando a Terapia Cognitivo Comportamental em Grupo (TCCG) como base teórico-prática. A pesquisa foi caracterizada como um estudo exploratório e interventivo, utilizando metodologias de análise quantitativa e qualitativa, com delineamento pré e pós testes com coleta de medidas repetidas durante a intervenção incluindo avaliação do processo de aplicação. Participaram do estudo 15 adolescentes sendo 8 do sexo masculino e 7 do feminino, com idade entre 13 e 14 anos, provenientes de diferentes estados do Brasil. Os dados foram coletados online, e os instrumentos utilizados para coleta foram a Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse, versão adolescente (EDAE-A), pré e pós teste, a Escala Visual Analógica (VAS) e o Formulário de registro de observação da aplicação da intervenção, durante a intervenção. Foram conduzidas análises por meio de estatística descritiva, envolvendo frequência simples. Para análise dos dados dos questionários foram usados os procedimentos de correção indicados pelos autores. Em relação aos sintomas de ansiedade e depressão, foi observado que a grande maioria dos participantes relataram baixos sintomas, cujos escores no préteste foram normais em 9/15 adolescentes para ansiedade e 12/15 para depressão na EDAE-A. Após a intervenção, quase metade dos adolescentes permaneceram na faixa de normalidade para sintomas para ansiedade (n=4), adicionado nesta faixa 1 participante que estava na categoria leve antes da intervenção. Os demais (n=5) tiveram seus escores aumentados, migrando para as categorias leve (n=2) e moderado (n=2). Em relação à depressão, 8 adolescentes permaneceram na faixa de normalidade, se juntando a este grupo 2 participantes que tinham escores moderados antes da intervenção, totalizando 10 adolescentes. Quatro dos 12 participantes que estavam na faixa de normalidade tiveram aumento expressivo de seus escores indo para a categoria moderada. Os resultados do processo de aplicação da intervenção indicam viabilidade da intervenção em grupo e online, boa responsividade dos adolescentes, fidelidade da implementação, ótimas taxas de retenção dos participantes e qualidade da aplicação. Limitações e pesquisas futuras são apontadas. Considera-se que o estudo possui potencial para colaborar no avanço dos estudos no ciclo de pesquisa em prevenção, no que diz respeito ao campo tecnologia e à implementação de prevenção preventiva para o público adolescente.
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spelling Intervenção Cognitivo-Comportamental em grupo online para a promoção de habilidades de vida em adolescentesOnline Group Cognitive-Behavioral Intervention for the Promotion of Life Skills in AdolescentsAdolescentesAdolescentsGroup Cognitive Behavioral TherapyHabilidades de vidaHabilidades sociaisLife skillsSocial skillsTechnologyTecnologiaTerapia Cognitivo Comportamental em GrupoA prevalência de transtornos de saúde mental em adolescentes tem aumentado ao longo dos anos. Atualmente, os transtornos de ansiedade e depressão são os mais prevalentes na infância e adolescência. Quando não tratados, esses transtornos podem comprometer os relacionamentos, o aprendizado e o convívio familiar. Por todas essas questões que permeiam o desenvolvimento do adolescente, faz-se necessária a construção de práticas que previnam essas dificuldades e promovam a saúde mental desse público. As Habilidades de Vida (HV) e as Habilidades Sociais (HS) são componentes importantes para a promoção da saúde mental para o enfrentamento saudável das demandas cotidianas. O objetivo geral do presente projeto foi avaliar os efeitos e o processo de implementação de uma intervenção piloto, em grupo, no formato online e com foco em Habilidades de vida, na redução dos sintomas de ansiedade e depressão reportados por adolescentes. A intervenção consistiu em seis encontros com os adolescentes e dois encontros com os pais, utilizando a Terapia Cognitivo Comportamental em Grupo (TCCG) como base teórico-prática. A pesquisa foi caracterizada como um estudo exploratório e interventivo, utilizando metodologias de análise quantitativa e qualitativa, com delineamento pré e pós testes com coleta de medidas repetidas durante a intervenção incluindo avaliação do processo de aplicação. Participaram do estudo 15 adolescentes sendo 8 do sexo masculino e 7 do feminino, com idade entre 13 e 14 anos, provenientes de diferentes estados do Brasil. Os dados foram coletados online, e os instrumentos utilizados para coleta foram a Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse, versão adolescente (EDAE-A), pré e pós teste, a Escala Visual Analógica (VAS) e o Formulário de registro de observação da aplicação da intervenção, durante a intervenção. Foram conduzidas análises por meio de estatística descritiva, envolvendo frequência simples. Para análise dos dados dos questionários foram usados os procedimentos de correção indicados pelos autores. Em relação aos sintomas de ansiedade e depressão, foi observado que a grande maioria dos participantes relataram baixos sintomas, cujos escores no préteste foram normais em 9/15 adolescentes para ansiedade e 12/15 para depressão na EDAE-A. Após a intervenção, quase metade dos adolescentes permaneceram na faixa de normalidade para sintomas para ansiedade (n=4), adicionado nesta faixa 1 participante que estava na categoria leve antes da intervenção. Os demais (n=5) tiveram seus escores aumentados, migrando para as categorias leve (n=2) e moderado (n=2). Em relação à depressão, 8 adolescentes permaneceram na faixa de normalidade, se juntando a este grupo 2 participantes que tinham escores moderados antes da intervenção, totalizando 10 adolescentes. Quatro dos 12 participantes que estavam na faixa de normalidade tiveram aumento expressivo de seus escores indo para a categoria moderada. Os resultados do processo de aplicação da intervenção indicam viabilidade da intervenção em grupo e online, boa responsividade dos adolescentes, fidelidade da implementação, ótimas taxas de retenção dos participantes e qualidade da aplicação. Limitações e pesquisas futuras são apontadas. Considera-se que o estudo possui potencial para colaborar no avanço dos estudos no ciclo de pesquisa em prevenção, no que diz respeito ao campo tecnologia e à implementação de prevenção preventiva para o público adolescente.The prevalence of mental health disorders in adolescents has increased over the years. Currently, anxiety and depression disorders are the most prevalent in childhood and adolescence. When untreated, these disorders can compromise relationships, learning, and family life. For all these issues that permeate the development of adolescents, it is necessary to build practices that prevent these difficulties and promote the mental health of this public. Life Skills (HV) and Social Skills (HS) are important components for promoting mental health for healthy coping with everyday demands. The general objective of the present project was to evaluate the effects and the implementation process of a pilot intervention, in a group, in the online format and focused on Life Skills, in the reduction of anxiety and depression symptoms reported by adolescents. The intervention consisted of six meetings with the adolescents and two meetings with the parents, using Cognitive Behavioral Group Therapy (CBT) as a theoretical-practical basis. The research was characterized as an exploratory and interventional study, using methodologies of quantitative and qualitative analysis, with a pre and post-test design with the collection of repeated measures during the intervention, including evaluation of the application process. The study included 15 adolescents, 8 males and 7 females, aged between 13 and 14 years, from different states of Brazil. Data were collected online, and the instruments used for the collection were the Depression, Anxiety and Stress Scale, adolescent version (EDAE-A), pre and post-test, the Visual Analog Scale (VAS), and the application of the intervention, during the intervention. Analyzes were conducted using descriptive statistics, involving simple frequency. For analysis of the data from the questionnaires, the correction procedures indicated by the authors were used. Regarding symptoms of anxiety and depression, it was observed that the vast majority of participants reported low symptoms, whose pre-test scores were normal in 9/15 adolescents for anxiety and 12/15 for depression in the EDAE-A. After the intervention, almost half of the adolescents remained in the normal range for anxiety (n=4), adding to this range 1 participant who was in the mild category before the intervention. The others (n=5) had their scores increased, migrating to the mild (n=2) and moderate (n=2) categories. Regarding depression, 8 adolescents remained in the normal range, joining this group with 2 participants who had moderate scores before the intervention, totaling 10 adolescents. Four of the 12 participants who were in the normal range had a significant increase in their scores going into the moderate category. The results of the intervention application process indicate the viability of the intervention in groups and online, good responsiveness of adolescents, fidelity of implementation, excellent retention rates of participants, and quality of application. Limitations and future research are pointed out. It is considered that the study has the potential to collaborate in the advancement of studies in the prevention research cycle, about the field of technology and the implementation of preventive prevention for the adolescent public.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMélo, Márcia Helena da SilvaSantos, Rose Guedes Martins dos2023-08-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-11122023-163341/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-12-15T20:45:02Zoai:teses.usp.br:tde-11122023-163341Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-15T20:45:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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