Uma análise da mudança no perfil dos alunos das escolas que aderem ao Programa Ensino Integral (PEI)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96131/tde-22092023-143612/ |
Resumo: | Esta dissertação teve como objetivo investigar em que medida a implantação de um modelo de educação em tempo integral no estado de São Paulo, Brasil, o Programa Ensino Integral (PEI), altera a composição demográfica, racial e de gênero do corpo discente nas escolas que o adotaram, bem como o número de alunos dessas escolas. Usando uma metodologia escalonada de diferenças-em-diferenças, os resultados mostram que o programa aumentou a fração de meninas nas escolas em 2,5 pontos percentuais, diminuiu a porcentagem de alunos não brancos nas escolas em 3,0 pontos percentuais e reduziu o percentual de alunos atrasados nas escolas em 7,6 pontos percentuais. Adicionalmente, observou-se que o PEI reduziu em aproximadamente 94 o número de alunos do ensino médio nas escolas que adotaram o programa. Alguns possíveis mecanismos que ocasionaram essas mudanças foram discutidos. Constatou-se que um fator crucial para tais mudanças é o ingresso de novos alunos nas escolas que adotam o programa. |
id |
USP_b4d62118a90901977725167ae7c54b0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-22092023-143612 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Uma análise da mudança no perfil dos alunos das escolas que aderem ao Programa Ensino Integral (PEI)An analysis of the change in the profile of students from schools that adhere to the Programa Ensino Integral (PEI)Educação em tempo integralEnsinoEscolha da escolaFull-time educationPolíticas públicasPublic policySchool choiceTeachingEsta dissertação teve como objetivo investigar em que medida a implantação de um modelo de educação em tempo integral no estado de São Paulo, Brasil, o Programa Ensino Integral (PEI), altera a composição demográfica, racial e de gênero do corpo discente nas escolas que o adotaram, bem como o número de alunos dessas escolas. Usando uma metodologia escalonada de diferenças-em-diferenças, os resultados mostram que o programa aumentou a fração de meninas nas escolas em 2,5 pontos percentuais, diminuiu a porcentagem de alunos não brancos nas escolas em 3,0 pontos percentuais e reduziu o percentual de alunos atrasados nas escolas em 7,6 pontos percentuais. Adicionalmente, observou-se que o PEI reduziu em aproximadamente 94 o número de alunos do ensino médio nas escolas que adotaram o programa. Alguns possíveis mecanismos que ocasionaram essas mudanças foram discutidos. Constatou-se que um fator crucial para tais mudanças é o ingresso de novos alunos nas escolas que adotam o programa.This dissertation aimed to investigate to what extent the implementation of a full-time education model in the state of São Paulo, Brazil, the Programa Ensino Integral (PEI), alters the demographic, racial, and gender composition of the student body in the schools that adopt it, as well as the number of students in those schools. Using a staggered difference-in-differences methodology, the results show that the program increased the fraction of girls in schools by 2.5 percentage points, decreased the percentage of non-white students in schools by 3.0 percentage points, and reduced the percentage of delayed students in schools by 7.6 percentage points. Additionally, it was observed that the PEI reduced the number of high school students in schools that adopted the program by approximately 94. Some possible mechanisms that caused these changes were discussed. It was found that a crucial factor for such changes is the entry of new students in schools that adopt the program.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPScorzafave, Luiz Guilherme Dacar da SilvaFavaro, Lucas2023-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96131/tde-22092023-143612/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-09-26T13:01:02Zoai:teses.usp.br:tde-22092023-143612Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-09-26T13:01:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise da mudança no perfil dos alunos das escolas que aderem ao Programa Ensino Integral (PEI) An analysis of the change in the profile of students from schools that adhere to the Programa Ensino Integral (PEI) |
title |
Uma análise da mudança no perfil dos alunos das escolas que aderem ao Programa Ensino Integral (PEI) |
spellingShingle |
Uma análise da mudança no perfil dos alunos das escolas que aderem ao Programa Ensino Integral (PEI) Favaro, Lucas Educação em tempo integral Ensino Escolha da escola Full-time education Políticas públicas Public policy School choice Teaching |
title_short |
Uma análise da mudança no perfil dos alunos das escolas que aderem ao Programa Ensino Integral (PEI) |
title_full |
Uma análise da mudança no perfil dos alunos das escolas que aderem ao Programa Ensino Integral (PEI) |
title_fullStr |
Uma análise da mudança no perfil dos alunos das escolas que aderem ao Programa Ensino Integral (PEI) |
title_full_unstemmed |
Uma análise da mudança no perfil dos alunos das escolas que aderem ao Programa Ensino Integral (PEI) |
title_sort |
Uma análise da mudança no perfil dos alunos das escolas que aderem ao Programa Ensino Integral (PEI) |
author |
Favaro, Lucas |
author_facet |
Favaro, Lucas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Scorzafave, Luiz Guilherme Dacar da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Favaro, Lucas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em tempo integral Ensino Escolha da escola Full-time education Políticas públicas Public policy School choice Teaching |
topic |
Educação em tempo integral Ensino Escolha da escola Full-time education Políticas públicas Public policy School choice Teaching |
description |
Esta dissertação teve como objetivo investigar em que medida a implantação de um modelo de educação em tempo integral no estado de São Paulo, Brasil, o Programa Ensino Integral (PEI), altera a composição demográfica, racial e de gênero do corpo discente nas escolas que o adotaram, bem como o número de alunos dessas escolas. Usando uma metodologia escalonada de diferenças-em-diferenças, os resultados mostram que o programa aumentou a fração de meninas nas escolas em 2,5 pontos percentuais, diminuiu a porcentagem de alunos não brancos nas escolas em 3,0 pontos percentuais e reduziu o percentual de alunos atrasados nas escolas em 7,6 pontos percentuais. Adicionalmente, observou-se que o PEI reduziu em aproximadamente 94 o número de alunos do ensino médio nas escolas que adotaram o programa. Alguns possíveis mecanismos que ocasionaram essas mudanças foram discutidos. Constatou-se que um fator crucial para tais mudanças é o ingresso de novos alunos nas escolas que adotam o programa. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96131/tde-22092023-143612/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96131/tde-22092023-143612/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090996824178688 |