Autoria escolar: leitura e escrita como possibilidades de constituição do sujeito na linguagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22122016-103829/ |
Resumo: | A partir da leitura de estudos nas áreas de alfabetização e ensino da língua materna, nota-se que se torna cada vez mais necessária a distinção entre a autoria externa à escola e a autoria escolar, cuja emergência depende das condições de produção que se oferecem aos alunos, e a possibilidade que encontram para que se posicionem em relação ao discurso escolar. Nesse sentido, leitura e escrita são parte de um mesmo processo de inscrição do sujeito na linguagem. Esta pesquisa analisa textos escolares e resultados de testes de leitura aplicados em turmas do Ensino Fundamental I, e oferece instrumentos para a compreensão e observação da autoria escolar sob uma perspectiva da linguagem. Os resultados obtidos através dessas análises revelam que o trabalho escolar com a leitura e a escrita não pode ser efetivo se não for fundamentalmente um trabalho com a autoria escolar. |
id |
USP_b7e99a6eb353ccd273f0120b3798fc31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-22122016-103829 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Autoria escolar: leitura e escrita como possibilidades de constituição do sujeito na linguagemSchool authoring: reading and writing as possibilities of constitution of the subject in the languageAuthorshipAutoriaEscritaLeituraLinguagemReadingSpeechWritingA partir da leitura de estudos nas áreas de alfabetização e ensino da língua materna, nota-se que se torna cada vez mais necessária a distinção entre a autoria externa à escola e a autoria escolar, cuja emergência depende das condições de produção que se oferecem aos alunos, e a possibilidade que encontram para que se posicionem em relação ao discurso escolar. Nesse sentido, leitura e escrita são parte de um mesmo processo de inscrição do sujeito na linguagem. Esta pesquisa analisa textos escolares e resultados de testes de leitura aplicados em turmas do Ensino Fundamental I, e oferece instrumentos para a compreensão e observação da autoria escolar sob uma perspectiva da linguagem. Os resultados obtidos através dessas análises revelam que o trabalho escolar com a leitura e a escrita não pode ser efetivo se não for fundamentalmente um trabalho com a autoria escolar.Using as reference studies about literacy and mother tongue teaching, it gets clear that its more and more necessary to distinguish the non-scholar authorship from the scholar authorship, whose emergency depends on the production conditions offered to the students and the possibilities they find to assume their positions in the scholar discourse. In this meaning, Reading and writing are both part of the same process in which the subject gets enrolled into the speech. This research analyses scholar texts and Reading tests results from Elementary grades, and offers instruments to improve the comprehension and to observe the scholar authorship by a speech perspective. The results obtained from this analysis show that the scholar work with Reading and writing cannot be effective if not considered fundamentally a wok with the scholar authorship.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBelintane, ClaudemirDalcheco, Paulo Chagas2016-09-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22122016-103829/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-22122016-103829Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autoria escolar: leitura e escrita como possibilidades de constituição do sujeito na linguagem School authoring: reading and writing as possibilities of constitution of the subject in the language |
title |
Autoria escolar: leitura e escrita como possibilidades de constituição do sujeito na linguagem |
spellingShingle |
Autoria escolar: leitura e escrita como possibilidades de constituição do sujeito na linguagem Dalcheco, Paulo Chagas Authorship Autoria Escrita Leitura Linguagem Reading Speech Writing |
title_short |
Autoria escolar: leitura e escrita como possibilidades de constituição do sujeito na linguagem |
title_full |
Autoria escolar: leitura e escrita como possibilidades de constituição do sujeito na linguagem |
title_fullStr |
Autoria escolar: leitura e escrita como possibilidades de constituição do sujeito na linguagem |
title_full_unstemmed |
Autoria escolar: leitura e escrita como possibilidades de constituição do sujeito na linguagem |
title_sort |
Autoria escolar: leitura e escrita como possibilidades de constituição do sujeito na linguagem |
author |
Dalcheco, Paulo Chagas |
author_facet |
Dalcheco, Paulo Chagas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Belintane, Claudemir |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dalcheco, Paulo Chagas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Authorship Autoria Escrita Leitura Linguagem Reading Speech Writing |
topic |
Authorship Autoria Escrita Leitura Linguagem Reading Speech Writing |
description |
A partir da leitura de estudos nas áreas de alfabetização e ensino da língua materna, nota-se que se torna cada vez mais necessária a distinção entre a autoria externa à escola e a autoria escolar, cuja emergência depende das condições de produção que se oferecem aos alunos, e a possibilidade que encontram para que se posicionem em relação ao discurso escolar. Nesse sentido, leitura e escrita são parte de um mesmo processo de inscrição do sujeito na linguagem. Esta pesquisa analisa textos escolares e resultados de testes de leitura aplicados em turmas do Ensino Fundamental I, e oferece instrumentos para a compreensão e observação da autoria escolar sob uma perspectiva da linguagem. Os resultados obtidos através dessas análises revelam que o trabalho escolar com a leitura e a escrita não pode ser efetivo se não for fundamentalmente um trabalho com a autoria escolar. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22122016-103829/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22122016-103829/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809091002590298112 |