Autoria escolar: leitura e escrita como possibilidades de constituição do sujeito na linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalcheco, Paulo Chagas
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22122016-103829/
Resumo: A partir da leitura de estudos nas áreas de alfabetização e ensino da língua materna, nota-se que se torna cada vez mais necessária a distinção entre a autoria externa à escola e a autoria escolar, cuja emergência depende das condições de produção que se oferecem aos alunos, e a possibilidade que encontram para que se posicionem em relação ao discurso escolar. Nesse sentido, leitura e escrita são parte de um mesmo processo de inscrição do sujeito na linguagem. Esta pesquisa analisa textos escolares e resultados de testes de leitura aplicados em turmas do Ensino Fundamental I, e oferece instrumentos para a compreensão e observação da autoria escolar sob uma perspectiva da linguagem. Os resultados obtidos através dessas análises revelam que o trabalho escolar com a leitura e a escrita não pode ser efetivo se não for fundamentalmente um trabalho com a autoria escolar.
id USP_b7e99a6eb353ccd273f0120b3798fc31
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-22122016-103829
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Autoria escolar: leitura e escrita como possibilidades de constituição do sujeito na linguagemSchool authoring: reading and writing as possibilities of constitution of the subject in the languageAuthorshipAutoriaEscritaLeituraLinguagemReadingSpeechWritingA partir da leitura de estudos nas áreas de alfabetização e ensino da língua materna, nota-se que se torna cada vez mais necessária a distinção entre a autoria externa à escola e a autoria escolar, cuja emergência depende das condições de produção que se oferecem aos alunos, e a possibilidade que encontram para que se posicionem em relação ao discurso escolar. Nesse sentido, leitura e escrita são parte de um mesmo processo de inscrição do sujeito na linguagem. Esta pesquisa analisa textos escolares e resultados de testes de leitura aplicados em turmas do Ensino Fundamental I, e oferece instrumentos para a compreensão e observação da autoria escolar sob uma perspectiva da linguagem. Os resultados obtidos através dessas análises revelam que o trabalho escolar com a leitura e a escrita não pode ser efetivo se não for fundamentalmente um trabalho com a autoria escolar.Using as reference studies about literacy and mother tongue teaching, it gets clear that its more and more necessary to distinguish the non-scholar authorship from the scholar authorship, whose emergency depends on the production conditions offered to the students and the possibilities they find to assume their positions in the scholar discourse. In this meaning, Reading and writing are both part of the same process in which the subject gets enrolled into the speech. This research analyses scholar texts and Reading tests results from Elementary grades, and offers instruments to improve the comprehension and to observe the scholar authorship by a speech perspective. The results obtained from this analysis show that the scholar work with Reading and writing cannot be effective if not considered fundamentally a wok with the scholar authorship.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBelintane, ClaudemirDalcheco, Paulo Chagas2016-09-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22122016-103829/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-22122016-103829Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Autoria escolar: leitura e escrita como possibilidades de constituição do sujeito na linguagem
School authoring: reading and writing as possibilities of constitution of the subject in the language
title Autoria escolar: leitura e escrita como possibilidades de constituição do sujeito na linguagem
spellingShingle Autoria escolar: leitura e escrita como possibilidades de constituição do sujeito na linguagem
Dalcheco, Paulo Chagas
Authorship
Autoria
Escrita
Leitura
Linguagem
Reading
Speech
Writing
title_short Autoria escolar: leitura e escrita como possibilidades de constituição do sujeito na linguagem
title_full Autoria escolar: leitura e escrita como possibilidades de constituição do sujeito na linguagem
title_fullStr Autoria escolar: leitura e escrita como possibilidades de constituição do sujeito na linguagem
title_full_unstemmed Autoria escolar: leitura e escrita como possibilidades de constituição do sujeito na linguagem
title_sort Autoria escolar: leitura e escrita como possibilidades de constituição do sujeito na linguagem
author Dalcheco, Paulo Chagas
author_facet Dalcheco, Paulo Chagas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Belintane, Claudemir
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalcheco, Paulo Chagas
dc.subject.por.fl_str_mv Authorship
Autoria
Escrita
Leitura
Linguagem
Reading
Speech
Writing
topic Authorship
Autoria
Escrita
Leitura
Linguagem
Reading
Speech
Writing
description A partir da leitura de estudos nas áreas de alfabetização e ensino da língua materna, nota-se que se torna cada vez mais necessária a distinção entre a autoria externa à escola e a autoria escolar, cuja emergência depende das condições de produção que se oferecem aos alunos, e a possibilidade que encontram para que se posicionem em relação ao discurso escolar. Nesse sentido, leitura e escrita são parte de um mesmo processo de inscrição do sujeito na linguagem. Esta pesquisa analisa textos escolares e resultados de testes de leitura aplicados em turmas do Ensino Fundamental I, e oferece instrumentos para a compreensão e observação da autoria escolar sob uma perspectiva da linguagem. Os resultados obtidos através dessas análises revelam que o trabalho escolar com a leitura e a escrita não pode ser efetivo se não for fundamentalmente um trabalho com a autoria escolar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22122016-103829/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22122016-103829/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091002590298112