Árvore em derivações: abordagens relacionais entre a prática e o pensamento artístico contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Carolina Pinzan Dias de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-01062015-153028/
Resumo: A presente pesquisa visa delinear princípios filosóficos e procedimentos criativos e metodológicos centrais do programa artístico in progress Projeto Árvore, desenvolvido pelo coletivo transdisciplinar URUBUS desde 2005, buscando investigar suas estratégias de ação, estabelecendo ênfase de análise nas abordagens de natureza relacional. Para tanto, foi realizada uma pesquisa-ação com revisão de diários criativos processuais, com revisão bibliográfica, com pesquisas de campo, com entrevista dos artistas realizadores e outros participantes das ações, com análise de conteúdo multimídia (foto, áudio e vídeo) criado ao longo do programa e com pesquisas ações práticas relacionais. No capítulo um, abordaremos os principais fundamentos políticos, filosóficos e estruturais que sustentam a existência do Projeto Árvore. No segundo, adentraremos seu universo artístico compreendendo os seus contornos, territórios e práticas de operação. E no terceiro poderemos aprofundar o olhar sobre três trabalhos que o compõem - enquanto a árvore espera na semente, Corpos/ e entreExtremos - Projeto Árvore em residência no Parque Nacional Serra da Capivara -, analisando com maior minúcia os impactos e reverberações de seus alcances relacionais no outro/público. No desenvolvimento da pesquisa foi possível reconhecer metodologias aplicadas pelo URUBUS na realização do programa performativo e relacional in progress de ação pública em meio urbano e natural, delimitando horizontes de sua criação e ação prática. Identificar o seu campo de interesse artístico voltado à produção de modalidades de experiência. E reconhecer em suas atividades a presença de uma \"práxis artística-ecosófica\". A dissertação pretende destinar-se à pesquisa de artistas independentes, de pesquisadores das práticas performativas e relacionais, de zonas autônomas temporárias, de communitas urbanas e da \"cultura de presença\".
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