Role-play aplicado ao ensino da contabilidade: um estudo à luz dos estilos de aprendizagem e percepções discentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Laudicéia Normando de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-15122006-091321/
Resumo: Pesquisa realizada com alunos de graduação, na disciplina introdutória de Contabilidade e Análise de Balanço para economistas, com o objetivo de verificar se o emprego das modalidades didáticas do role-play comparativamente ao exercício grupal exerce influência no nível da percepção discente relativas ao desenvolvimento de habilidades (domínio psicomotor), satisfação (domínio afetivo) e aprendizagem (domínio cognitivo). A pesquisa usou o estilo do ?quase-experimento?, aplicado em duas turmas de 28 e 32 alunos. Considerando aspectos éticos relativos a possíveis prejuízos na aprendizagem discente, ambas modalidades didáticas (role-play e exercício grupal) foram aplicadas de maneira alternadas em cada uma das turmas, ocasionando que cada turma desempenhou a dupla função de grupo controle e grupo experimental ao mesmo tempo. Nas duas turmas controles foram aplicados um exercício grupal que tinha por objetivo buscar a reversão econômicofinanceira de uma Cia Aérea em dificuldades por meio da tomada de decisões. Nas turmas experimentais, os mesmos objetivos anteriores foram aplicados à modalidade didática do roleplay. Paralelamente, aplicou-se o questionário ILS desenvolvido por Kolb para identificar os estilos de aprendizagem dos alunos, cujo objetivo era verificar se havia alguma influência dos estilos e o nível da percepção discente. Por outro lado, o questionário da avaliação docente tinha por objetivo verificar se havia alguma diferença no nível da percepção discente antes (pré-teste) e depois do quase-experimento (pós-teste). Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados questionários e um focus group. Os resultados demonstram: a) existência de diferenças ?entre as turmas? e ?turmas isoladas? no nível da percepção da aprendizagem, desenvolvimento de habilidades (analíticas e de pesquisa), satisfação com a participação e disposição em participar favoráveis a modalidade didática do role-play em relação ao exercício grupal. b) existência de uma ?pequena? influência no nível perceptivo discente com a inserção do role-play e exercício grupal quando segmentados nos estilos de aprendizagem. c) existência de diferença significativa no nível da avaliação docente aplicada antes do quaseexperimento e na avaliação docente após o quase-experimento relacionado ao estímulo do professor ao conteúdo do curso. Os resultados do focus group, evidenciam que o role-play é efetivamente recomendado para o aprendizado de atitudes (domínio afetivo) e desenvolvimento de habilidades de comunicação, interatividade, pesquisa e tomada de decisões (domínio psicomotor). Conclui-se, ainda, com base nos resultados alcançados, que o role-play deve ser utilizado em complementação a outras modalidades de forma a contemplar possibilidades de aprendizagem aos alunos.
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Considerando aspectos éticos relativos a possíveis prejuízos na aprendizagem discente, ambas modalidades didáticas (role-play e exercício grupal) foram aplicadas de maneira alternadas em cada uma das turmas, ocasionando que cada turma desempenhou a dupla função de grupo controle e grupo experimental ao mesmo tempo. Nas duas turmas controles foram aplicados um exercício grupal que tinha por objetivo buscar a reversão econômicofinanceira de uma Cia Aérea em dificuldades por meio da tomada de decisões. Nas turmas experimentais, os mesmos objetivos anteriores foram aplicados à modalidade didática do roleplay. Paralelamente, aplicou-se o questionário ILS desenvolvido por Kolb para identificar os estilos de aprendizagem dos alunos, cujo objetivo era verificar se havia alguma influência dos estilos e o nível da percepção discente. Por outro lado, o questionário da avaliação docente tinha por objetivo verificar se havia alguma diferença no nível da percepção discente antes (pré-teste) e depois do quase-experimento (pós-teste). Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados questionários e um focus group. Os resultados demonstram: a) existência de diferenças ?entre as turmas? e ?turmas isoladas? no nível da percepção da aprendizagem, desenvolvimento de habilidades (analíticas e de pesquisa), satisfação com a participação e disposição em participar favoráveis a modalidade didática do role-play em relação ao exercício grupal. b) existência de uma ?pequena? influência no nível perceptivo discente com a inserção do role-play e exercício grupal quando segmentados nos estilos de aprendizagem. c) existência de diferença significativa no nível da avaliação docente aplicada antes do quaseexperimento e na avaliação docente após o quase-experimento relacionado ao estímulo do professor ao conteúdo do curso. Os resultados do focus group, evidenciam que o role-play é efetivamente recomendado para o aprendizado de atitudes (domínio afetivo) e desenvolvimento de habilidades de comunicação, interatividade, pesquisa e tomada de decisões (domínio psicomotor). Conclui-se, ainda, com base nos resultados alcançados, que o role-play deve ser utilizado em complementação a outras modalidades de forma a contemplar possibilidades de aprendizagem aos alunos.This research was carried out with undergraduate students taking an introductory course on Accounting and Balance Sheet analysis for economists. It focused on verifying whether the use of role-play influenced students? level of perception as far as levels of development abilities (psychomotor domain), satisfaction (affective domes), and learning (cognitive development) go, when compared with group work. The research was conducted using ?quasi-experiment? applied to two groups ? one with 28 students and the other with 32 students. Having in mind the ethic aspects of possible harm to students? learning process, both strategies (role-play and group work) were alternatively used with the two groups, in such a way that both functioned not only as control group but also as experiment group. Both control groups performed group work aiming at finding economic and financial ways out for an Air Company in difficulty, using decision making as the means. In the experimental groups, the same activity should be carried out through role-play. Simultaneously, the researcher used the ILS questionnaire developed by Kolb to identify students? learning styles, with the objective of testing whether there was influence of different styles and the level of awareness by students. On the other hand, the questionnaire for professor evaluation sought verifying if there could be differences in the level of students? awareness before (pre-test) and after (post-test) the quasi-experiment. Questionnaires and a Focus Group were the means for the collection of data. The results showed: a) differences of perception ?among the groups? and ?isolated groups? in relation to level of awareness of learning; development of analytical and research abilities; satisfaction with participation and willingness to participate, all favoring the teaching technique of role-play over group work; b) a ?tiny? influence on student awareness level with the insertion of role-play and group work when segmented in learning styles; c) significant difference of the results in professor evaluation applied before the quasi-experiment, versus after the quasi-experiment, as far as professor incentive on course content goes. The results of the Focus Group show that role-play is effectively recommended not only for the learning of attitudes (affective domain), but also for the development of communication skills, interactivity, research and decision making (psychomotor domain). The results reached lead to the conclusion that role-playing should be used as a complement to other classroom techniques, so as to enhance students? learning possibilities.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNova, Silvia Pereira de Castro CasaSouza, Laudicéia Normando de2006-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-15122006-091321/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-01-07T22:32:28Zoai:teses.usp.br:tde-15122006-091321Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-01-07T22:32:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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