Estresse e distúrbios do sono no desempenho de professores: saúde mental no trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valle, Luiza Elena Leite Ribeiro do
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-22072011-104245/
Resumo: O trabalho é um recurso de integração social que favorece o desenvolvimento pessoal e traz benefícios importantes, mas diante de fortes tensões pode gerar transtornos mentais, somáticos, sociais e estresse. O estresse interfere no desempenho, nas relações sociais e no sono. O equilíbrio entre as atividades diárias de trabalho e o sono é essencial para a saúde mental, merecendo cuidados especiais quando o trabalhador exerce influência na educação de pessoas, como ocorre com o professor. O objetivo desta pesquisa é investigar a presença de sintomas de estresse e a qualidade do sono de professores da rede pública de Poços de Caldas, buscando correlação com o padrão ocupacional. A pesquisa estudou uma população de 165 professores de Poços de Caldas, através do ISS-LIPP, do PSQI-BR e do QFEP, para avaliar o impacto do estresse na saúde do professor e na qualidade do sono. Os dados revelaram que 59% dos professores apresentaram estresse, a maioria na fase de resistência (39%) e com prevalência do estresse psicológico. Além disso, indicaram que 46,7% dos professores são maus dormidores, evidenciando associação entre os sintomas físicos e psicológicos de estresse e o sono. As mulheres, parcela predominante da população estudada (88,5%), apresentaram mais estresse físico que os homens (p=0,015). Este estudo revelou a importância da investigação do estresse e do sono na prevenção de transtornos na saúde mental do professor, e nas do estudo do estresse e do sono para prevenir transtornos na saúde mental do professor e consequências sociais no trabalho e na qualidade de vida
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