Desenvolvimento do Inventário de Jesness - revisado brasileiro reduzido e investigação de suas propriedades psicométricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Rafaelle Carolynne Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59141/tde-21062021-140822/
Resumo: O Jesness Inventory - Revised (JI-R) é um instrumento de avalição psicológica direcionado para o grupo de adolescentes em conflito com a lei. Ele avalia aspectos da personalidade associados a delinquência e ao funcionamento psicológico geral. Em diferentes contextos socioculturais, mostra-se capaz de discriminar grupos de adolescentes com relação a seu envolvimento em condutas delituosas - medido por meio de registros oficiais e/ou autorrevelados. Estudos nacionais chegaram à versão brasileira do JI-R: o Inventário de Jesness-Revisado-Brasileiro (IJ-R-Br). Assim como a versão original, o IJ-R-Br possui 160 itens aos quais o adolescente responde \"Verdadeiro\" ou \"Falso\". O Inventário gera escores em 10 escalas de personalidade, em duas escalas indicativas dos transtornos e em um índice de risco de reincidência. Apesar da constatação das qualidades psicométricas satisfatórias desta versão, estudos de validade do IJ-R-Br evidenciaram também necessidades de aprimoramento de sua estrutura, considerando itens com baixas cargas fatoriais. Assim, propôs-se a presente pesquisa com os seguintes objetivos gerais: 1) desenvolver a versão reduzida do IJ-R-Br e 2) obter e analisar evidências de propriedades psicométricas desta versão reduzida, a partir de sua aplicação em amostra independente. O trabalho em torno desses objetivos foi sistematizado na forma de três manuscritos. O Manuscrito 1 trata do processo de seleção de itens para composição da versão reduzida, a partir de amostra normativa de 954 adolescentes (com idades entre 11 e 19 anos) e emprego da técnica de análise da Teoria Multidimensional de Resposta ao Item (TRI). As análises resultaram em um conjunto de 86 itens com índices discriminativos mais adequados que os obtidos em estudo anterior com a versão original. Além disso, a análise preliminar de conteúdo realizada levou à conclusão de que as escalas mantiveram os sentidos interpretativos que tinham no instrumento original. O Manuscrito 2 trata das evidências de precisão e de validade de constructo das escalas da versão reduzida a partir de dados de amostra independente, composta por 522 adolescentes (entre 12 e 18 anos). Análises orientadas pela TRI foram realizadas. As evidências obtidas indicaram propriedades psicométricas ajustadas, e as evidências insatisfatórias encontradas se mantiveram alinhadas àquelas já evidenciadas em estudos anteriores, com versão não-reduzida, sugerindo não haver perda de qualidade entre as duas versões. Por fim, o Manuscrito 3 aborda as evidências de validade convergente e de critério obtidas com dados de uma amostra de 597 adolescentes do sexo masculino, com idades entre 12 e 20 anos, judicializados e não judicializados. As evidências de validade convergente obtidas sinalizaram a adequação da versão reduzida, reiterando o potencial de avaliação multidimensional do Inventário, enquanto a validade de critério apontou para a manutenção da capacidade das escalas de diferenciar grupos segundo o nível de envolvimento em condutas delituosas A versão reduzida, assim como a original, é capaz de responder à demanda de compreensão do funcionamento psicológico de adolescentes que apresentaram condutas problemáticas/delituosas. Assim, dadas as evidências de qualidades psicométricas favoráveis da versão reduzida do IJ-R-Br, defende-se a continuidade de investimento nesta ferramenta.
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spelling Desenvolvimento do Inventário de Jesness - revisado brasileiro reduzido e investigação de suas propriedades psicométricasDevelopment of the Jesness Inventory - Brazilian revised short form and investigation of its psychometric propertiesAvaliação de personalidadeDelinquência juvenilItem response theoryJuvenile delinquencyPersonality measuresPsicometriaPsychological assessmentTeoria de resposta ao itemVersão reduzidaO Jesness Inventory - Revised (JI-R) é um instrumento de avalição psicológica direcionado para o grupo de adolescentes em conflito com a lei. Ele avalia aspectos da personalidade associados a delinquência e ao funcionamento psicológico geral. Em diferentes contextos socioculturais, mostra-se capaz de discriminar grupos de adolescentes com relação a seu envolvimento em condutas delituosas - medido por meio de registros oficiais e/ou autorrevelados. Estudos nacionais chegaram à versão brasileira do JI-R: o Inventário de Jesness-Revisado-Brasileiro (IJ-R-Br). Assim como a versão original, o IJ-R-Br possui 160 itens aos quais o adolescente responde \"Verdadeiro\" ou \"Falso\". O Inventário gera escores em 10 escalas de personalidade, em duas escalas indicativas dos transtornos e em um índice de risco de reincidência. Apesar da constatação das qualidades psicométricas satisfatórias desta versão, estudos de validade do IJ-R-Br evidenciaram também necessidades de aprimoramento de sua estrutura, considerando itens com baixas cargas fatoriais. Assim, propôs-se a presente pesquisa com os seguintes objetivos gerais: 1) desenvolver a versão reduzida do IJ-R-Br e 2) obter e analisar evidências de propriedades psicométricas desta versão reduzida, a partir de sua aplicação em amostra independente. O trabalho em torno desses objetivos foi sistematizado na forma de três manuscritos. O Manuscrito 1 trata do processo de seleção de itens para composição da versão reduzida, a partir de amostra normativa de 954 adolescentes (com idades entre 11 e 19 anos) e emprego da técnica de análise da Teoria Multidimensional de Resposta ao Item (TRI). As análises resultaram em um conjunto de 86 itens com índices discriminativos mais adequados que os obtidos em estudo anterior com a versão original. Além disso, a análise preliminar de conteúdo realizada levou à conclusão de que as escalas mantiveram os sentidos interpretativos que tinham no instrumento original. O Manuscrito 2 trata das evidências de precisão e de validade de constructo das escalas da versão reduzida a partir de dados de amostra independente, composta por 522 adolescentes (entre 12 e 18 anos). Análises orientadas pela TRI foram realizadas. As evidências obtidas indicaram propriedades psicométricas ajustadas, e as evidências insatisfatórias encontradas se mantiveram alinhadas àquelas já evidenciadas em estudos anteriores, com versão não-reduzida, sugerindo não haver perda de qualidade entre as duas versões. Por fim, o Manuscrito 3 aborda as evidências de validade convergente e de critério obtidas com dados de uma amostra de 597 adolescentes do sexo masculino, com idades entre 12 e 20 anos, judicializados e não judicializados. As evidências de validade convergente obtidas sinalizaram a adequação da versão reduzida, reiterando o potencial de avaliação multidimensional do Inventário, enquanto a validade de critério apontou para a manutenção da capacidade das escalas de diferenciar grupos segundo o nível de envolvimento em condutas delituosas A versão reduzida, assim como a original, é capaz de responder à demanda de compreensão do funcionamento psicológico de adolescentes que apresentaram condutas problemáticas/delituosas. Assim, dadas as evidências de qualidades psicométricas favoráveis da versão reduzida do IJ-R-Br, defende-se a continuidade de investimento nesta ferramenta.The Jesness Inventory - Revised (JI-R) is a psychological assessment tool aimed at justice- involved adolescents. It assesses personality aspects associated with delinquency and general psychological functioning. In different socio-cultural contexts, it is able to discriminate groups of adolescents regarding their involvement in criminal conducts - measured through official and / or self-reported records. National studies produced the Brazilian version of the JI-R: the Inventário de Jesness-Revisado-Brasileiro (IJ-R-Br). Both original and Brazilian version have 160 items, to which the adolescent answers \"True\" or \"False\". The Inventory provides scores on 10 personality scales, two scales indicative of disorders and an index of recidivism risk. Despite the satisfactory psychometric properties identified in this version, there are showing the need to improve its structure, considering items with low factor loads. Thus, this research was proposed with the following general objectives: 1) to develop the IJ-R-Br short form and 2) to obtain and analyze evidence of psychometric properties of this short form. The research work was organized in three manuscripts. Manuscript 1 deals with the item selection process for the composition of the short form, based on a normative sample of 954 adolescents (aged between 11 and 19 years) and using the Multidimensional Item Response Theory (IRT) analysis technique. The analyzes indicated a set of 86 items with more adequate discriminative indexes than those obtained in a previous study with the original version. In addition, the preliminary content analysis carried out suggested that the scales maintained the interpretive meanings. Manuscript 2 deals with evidence of reliability and construct validity of the short form scales based on data from an independent sample, composed of 522 adolescents (aged between 12 and 18 years old). Analyzes guided by the TRI were performed. Adjusted psychometric properties were found, and the unsatisfactory evidence cases remained consistent with those already found in previous studies, with the original version, suggesting that there is no loss of quality between the two versions. Finally, Manuscript 3 addresses the evidences of convergent and criterion validity obtained with data from a sample of 597 male justice-involved and general population adolescents, aged between 12 and 20 years. The evidences of convergent validity point to the adequacy of the short form, reiterating the potential for multidimensional evaluation of the Inventory. Criterion validity indicated the maintenance of the scales ability to differentiate groups according to the level of involvement in criminal conduct. This short form, as well as the original, is able to respond to the demand for understanding the psychological functioning of adolescents who presented problematic / criminal behaviors. Thus, given the IJ-R-Br short form satisfactory psychometric properties, the continuity of investment in this tool is practicable.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBazon, Marina RezendeCosta, Rafaelle Carolynne Santos2020-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59141/tde-21062021-140822/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-06-21T22:32:03Zoai:teses.usp.br:tde-21062021-140822Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-06-21T22:32:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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