O admirar, o julgar, o agir e o apreender no ensino de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iglesias, Gabriela Cristina Sganzerla
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59139/tde-06052022-083235/
Resumo: O objetivo geral desta pesquisa é avaliar e discutir a tríade Estética, Ética e Lógica como fundamento do raciocínio durante a aprendizagem no Ensino de Ciências, ressaltando a importância da Estética como base para a existência das outras categorias. Buscamos analisar e discutir se, ao se estimular o âmbito da Estética nos processos de ensino e aprendizagem de conteúdo científico, a Lógica é impactada positivamente. A pesquisa é organizada em duas partes: teórica e empírica. A parte teórica da pesquisa desenvolveu-se por meio de um caminho metodológico que fundamenta todo raciocínio na arquitetura filosófica de Charles Sanders Peirce (1839-1914), adentrando o campo da Semiótica e suas relações com as Ciências Normativas. Tendo as ideias de Peirce como cerne da pesquisa, partimos para uma interface com a Biossemiótica, que atua como ponte teórica para discussões voltadas ao campo da Biologia. A primeira parte é finalizada com discussões dentro da Ecologia Humana Ontológica, tendo Aldo Leopold (1997-1948) como referencial teórico que norteia o diálogo de ideias a respeito da conservação da biodiversidade e o Ensino de Ciências. A segunda parte da pesquisa possui caráter prático, na qual apresentamos a proposição de categorias de análise de dados voltadas ao Ensino de Ciências, elaboradas com base na discussão teórica conduzida na parte teórica, sendo elas: Admirar, Julgar, Agir e Apreender. As categorias propostas são aplicadas na análise de dados coletados na pesquisa por meio de uma Sequência Didática (SD) desenvolvida com 24 alunos do 6.º ano de Ensino Fundamental II de uma Instituição Particular de Ensino. A SD estimulou prioritariamente o âmbito estético resultando na produção de diários de campo de estudo na natureza repletos de expressões artísticas correlacionadas com a investigação científica. Ao final, destacamos as categorias propostas como relevantes no planejamento e na análise de dados em pesquisas voltadas ao Ensino de Ciências, e confirmamos a importância da Estética e da Ética como elementos fundamentais para o desenvolvimento de Lógica nos processos de ensino e aprendizagem de conteúdo científico.
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A parte teórica da pesquisa desenvolveu-se por meio de um caminho metodológico que fundamenta todo raciocínio na arquitetura filosófica de Charles Sanders Peirce (1839-1914), adentrando o campo da Semiótica e suas relações com as Ciências Normativas. Tendo as ideias de Peirce como cerne da pesquisa, partimos para uma interface com a Biossemiótica, que atua como ponte teórica para discussões voltadas ao campo da Biologia. A primeira parte é finalizada com discussões dentro da Ecologia Humana Ontológica, tendo Aldo Leopold (1997-1948) como referencial teórico que norteia o diálogo de ideias a respeito da conservação da biodiversidade e o Ensino de Ciências. A segunda parte da pesquisa possui caráter prático, na qual apresentamos a proposição de categorias de análise de dados voltadas ao Ensino de Ciências, elaboradas com base na discussão teórica conduzida na parte teórica, sendo elas: Admirar, Julgar, Agir e Apreender. As categorias propostas são aplicadas na análise de dados coletados na pesquisa por meio de uma Sequência Didática (SD) desenvolvida com 24 alunos do 6.º ano de Ensino Fundamental II de uma Instituição Particular de Ensino. A SD estimulou prioritariamente o âmbito estético resultando na produção de diários de campo de estudo na natureza repletos de expressões artísticas correlacionadas com a investigação científica. Ao final, destacamos as categorias propostas como relevantes no planejamento e na análise de dados em pesquisas voltadas ao Ensino de Ciências, e confirmamos a importância da Estética e da Ética como elementos fundamentais para o desenvolvimento de Lógica nos processos de ensino e aprendizagem de conteúdo científico.The main goal of this research is to evaluate and discuss the triad Aesthetics, Ethics and Logic as the foundation of reasoning during learning in Science Teaching, emphasizing the importance of Aesthetics as a basis for the existence of the other categories. We seek to analyze and discuss whether, by stimulating the scope of Aesthetics in the processes of teaching and learning scientific content, Logic is positively impacted. The research is organized into two parts: theoretical and empirical. The theoretical part of scientific research is based on a methodological path that bases all reasoning on the philosophical architecture of Charles Sanders Peirce (1839-1914), entering the field of Semiotics and its relations with Normative Sciences. With Peirce\'s ideas at the heart of the research, we started to interface with Biosemiotics, that acts as a theoretical bridge to execute focused on the field of Biology. The first part ends with exercising within the Ontological Human Ecology, having Aldo Leopold (1997-1948) as the theoretical framework that guides the dialogue of ideas about biodiversity conservation and Science Teaching. The second part of the research has a practical character, in which it presents the proposition of data analysis categories aimed at Science Teaching, elaborated based on the theoretical discussion conducted in the theoretical part, namely: Admiring, Judging, Acting and Learning. The proposed categories are applied in the analysis of data collected in the research through a Didactic Sequence (DS) developed with 24 students from the 6th year of Elementary School II of a Private Educational Institution. The DS primarily stimulated the productive aesthetic scope in the production of a field of study in nature, full of artistic expressions correlated with scientific investigation. At the end, we highlight the categories proposed as relevant in the planning and analysis of data in research focused on Science Teaching, and we confirm the importance of Aesthetics and Ethics as fundamental elements for the development of logic in the processes of teaching and learning scientific content.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFernandez, Fernanda da Rocha BrandoIglesias, Gabriela Cristina Sganzerla2022-02-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59139/tde-06052022-083235/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-05-09T15:39:41Zoai:teses.usp.br:tde-06052022-083235Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-05-09T15:39:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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