O italiano nos Centros de Estudo de Línguas - CEL: funcionamento e análise do material didático em elaboração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peleteiro, Aline Cristiane
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8148/tde-29082016-112913/
Resumo: Este trabalho tem como objetivo verificar quais contribuições o novo material de língua italiana dos Centros de Estudo de línguas CEL, que se encontra em processo de elaboração, pode oferecer. O desenvolvimento desse material é realizado por meio de uma parceria entre os professores do CEL e a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. O foco da análise leva em conta dois aspectos fundamentais do material didático: a abordagem teórica de ensino e o processo utilizado na construção do método. Por serem duas línguas neolatinas, o italiano e o português, é possível haver uma comparação entre os idiomas, que é reforçada também pela semelhança cultural resultante da grande imigração. De fato, a maioria dos alunos que decidem estudar o idioma italiano no CEL, o fazem para resgatar suas origens familiares. No entanto, a opção pelo curso de idiomas não é uma obrigação para o aluno, assim, a cada aula, os fatores que motivam esse aluno devem ser reforçados. A criação desse novo material didático de língua italiana exclusivo para o estudante adolescente do CEL é um grande passo para a unificação do currículo do idioma italiano na rede estadual de São Paulo e uma importante ferramenta de trabalho para o professor e para o aluno.
id USP_c49a52406f978a4d65481cd5255aadb6
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-29082016-112913
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O italiano nos Centros de Estudo de Línguas - CEL: funcionamento e análise do material didático em elaboraçãoThe Italian in Language Study Centers - CEL: Operation and analysis of teaching materials in preparationAdolescentesCentro de Estudo de LínguasEducational materialItalianLanguage Study CenterLíngua ItalianaMaterial DidáticoProduçãoProductionTeenagersEste trabalho tem como objetivo verificar quais contribuições o novo material de língua italiana dos Centros de Estudo de línguas CEL, que se encontra em processo de elaboração, pode oferecer. O desenvolvimento desse material é realizado por meio de uma parceria entre os professores do CEL e a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. O foco da análise leva em conta dois aspectos fundamentais do material didático: a abordagem teórica de ensino e o processo utilizado na construção do método. Por serem duas línguas neolatinas, o italiano e o português, é possível haver uma comparação entre os idiomas, que é reforçada também pela semelhança cultural resultante da grande imigração. De fato, a maioria dos alunos que decidem estudar o idioma italiano no CEL, o fazem para resgatar suas origens familiares. No entanto, a opção pelo curso de idiomas não é uma obrigação para o aluno, assim, a cada aula, os fatores que motivam esse aluno devem ser reforçados. A criação desse novo material didático de língua italiana exclusivo para o estudante adolescente do CEL é um grande passo para a unificação do currículo do idioma italiano na rede estadual de São Paulo e uma importante ferramenta de trabalho para o professor e para o aluno.This work has as essential objective to verify which contributions can provide the new Italian language material of Language study center - CEL, which is being prepared in partnership with CEL teachers and São Paulo State Secretariat of Education. For this, the following material aspects will be analyzed: its teaching approach and the construction process. The Italian and Portuguese provide a comparison of two romance languages and cultures alike because of the large immigration. In fact, most students who decide to study the Italian language at CEL, dothat to rescue their family origins. However, the choice of the language course is not an obligation for the student, so each class, the factors that motivate the student must be present. The creation of this new Italian teaching educational material exclusive for the teenage student from CEL is a big step towards the unification of the Italian language curriculum at CELs in every state and an important working tool for the teacher and for the student.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMordente, Olga AlejandraPeleteiro, Aline Cristiane2016-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8148/tde-29082016-112913/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:05:29Zoai:teses.usp.br:tde-29082016-112913Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:05:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O italiano nos Centros de Estudo de Línguas - CEL: funcionamento e análise do material didático em elaboração
The Italian in Language Study Centers - CEL: Operation and analysis of teaching materials in preparation
title O italiano nos Centros de Estudo de Línguas - CEL: funcionamento e análise do material didático em elaboração
spellingShingle O italiano nos Centros de Estudo de Línguas - CEL: funcionamento e análise do material didático em elaboração
Peleteiro, Aline Cristiane
Adolescentes
Centro de Estudo de Línguas
Educational material
Italian
Language Study Center
Língua Italiana
Material Didático
Produção
Production
Teenagers
title_short O italiano nos Centros de Estudo de Línguas - CEL: funcionamento e análise do material didático em elaboração
title_full O italiano nos Centros de Estudo de Línguas - CEL: funcionamento e análise do material didático em elaboração
title_fullStr O italiano nos Centros de Estudo de Línguas - CEL: funcionamento e análise do material didático em elaboração
title_full_unstemmed O italiano nos Centros de Estudo de Línguas - CEL: funcionamento e análise do material didático em elaboração
title_sort O italiano nos Centros de Estudo de Línguas - CEL: funcionamento e análise do material didático em elaboração
author Peleteiro, Aline Cristiane
author_facet Peleteiro, Aline Cristiane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mordente, Olga Alejandra
dc.contributor.author.fl_str_mv Peleteiro, Aline Cristiane
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescentes
Centro de Estudo de Línguas
Educational material
Italian
Language Study Center
Língua Italiana
Material Didático
Produção
Production
Teenagers
topic Adolescentes
Centro de Estudo de Línguas
Educational material
Italian
Language Study Center
Língua Italiana
Material Didático
Produção
Production
Teenagers
description Este trabalho tem como objetivo verificar quais contribuições o novo material de língua italiana dos Centros de Estudo de línguas CEL, que se encontra em processo de elaboração, pode oferecer. O desenvolvimento desse material é realizado por meio de uma parceria entre os professores do CEL e a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. O foco da análise leva em conta dois aspectos fundamentais do material didático: a abordagem teórica de ensino e o processo utilizado na construção do método. Por serem duas línguas neolatinas, o italiano e o português, é possível haver uma comparação entre os idiomas, que é reforçada também pela semelhança cultural resultante da grande imigração. De fato, a maioria dos alunos que decidem estudar o idioma italiano no CEL, o fazem para resgatar suas origens familiares. No entanto, a opção pelo curso de idiomas não é uma obrigação para o aluno, assim, a cada aula, os fatores que motivam esse aluno devem ser reforçados. A criação desse novo material didático de língua italiana exclusivo para o estudante adolescente do CEL é um grande passo para a unificação do currículo do idioma italiano na rede estadual de São Paulo e uma importante ferramenta de trabalho para o professor e para o aluno.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8148/tde-29082016-112913/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8148/tde-29082016-112913/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091181607387136