Aspectos da estrutura das partículas elementares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franca, Humberto de Menezes
Data de Publicação: 1979
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/43/43132/tde-27022014-155050/
Resumo: Mostra-se que a atribuição de uma estrutura não puntiforme para uma partícula segue da exigência de uma formulação consistente do movimento da mesma quando se leva em conta a reação da radiação. Apresenta-se um esquema que permite a determinação da estrutura das partículas elementares (ou qualquer outro sistema quântico), em termos de densidades de carga e magnetização, a partir do conhecimento dos seus fatores de forma eletromagnéticos. As novas conexões entre estas grandezas levam a uma descrição correta dos raios médios de carga. A densidade de matéria hadrônica é obtida, adotando o modelo de Chou-Yang, a partir dos dados experimentais de colisões próton-próton a altas energias. Verificamos que, se a parte imaginária de amplitude elástica for positiva, a densidade de matéria hadrônica é muito semelhante à densidade de magnetização no interior do prótin, o mesmo valendo para o nêutron.
id USP_c560ccb3b326852d77e56c8db854750b
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-27022014-155050
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Aspectos da estrutura das partículas elementaresAspects Structure Elementary ParticlesFísica de partículasParticle physicsMostra-se que a atribuição de uma estrutura não puntiforme para uma partícula segue da exigência de uma formulação consistente do movimento da mesma quando se leva em conta a reação da radiação. Apresenta-se um esquema que permite a determinação da estrutura das partículas elementares (ou qualquer outro sistema quântico), em termos de densidades de carga e magnetização, a partir do conhecimento dos seus fatores de forma eletromagnéticos. As novas conexões entre estas grandezas levam a uma descrição correta dos raios médios de carga. A densidade de matéria hadrônica é obtida, adotando o modelo de Chou-Yang, a partir dos dados experimentais de colisões próton-próton a altas energias. Verificamos que, se a parte imaginária de amplitude elástica for positiva, a densidade de matéria hadrônica é muito semelhante à densidade de magnetização no interior do prótin, o mesmo valendo para o nêutron.It is shown how the attribution of a structure to a particle follows from the requirement of a consistent formulation of the motion of such a system when one takes into account the radiation reaction. A scheme is presented which allows us to determine the structure of an elementary particle (or any other quantum system) in terms of charge and magnetization densities, out of its electromagnetic Form Factors. The new connection between these quantities leads us to a correct description of the mean charge-radius. The hadronic matter density is obtained, by assuming the Chou-Yang model, out of the experimental data on pp collisions at high energies. It is shown that, under the hypothesis that the imaginary part of scattering amplitude be always positive, the hadronic matter density is very similar to the magnetization density within the proton. The same is true for the neutron.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMarques, Gil da CostaFranca, Humberto de Menezes1979-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/43/43132/tde-27022014-155050/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:47Zoai:teses.usp.br:tde-27022014-155050Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos da estrutura das partículas elementares
Aspects Structure Elementary Particles
title Aspectos da estrutura das partículas elementares
spellingShingle Aspectos da estrutura das partículas elementares
Franca, Humberto de Menezes
Física de partículas
Particle physics
title_short Aspectos da estrutura das partículas elementares
title_full Aspectos da estrutura das partículas elementares
title_fullStr Aspectos da estrutura das partículas elementares
title_full_unstemmed Aspectos da estrutura das partículas elementares
title_sort Aspectos da estrutura das partículas elementares
author Franca, Humberto de Menezes
author_facet Franca, Humberto de Menezes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Gil da Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Franca, Humberto de Menezes
dc.subject.por.fl_str_mv Física de partículas
Particle physics
topic Física de partículas
Particle physics
description Mostra-se que a atribuição de uma estrutura não puntiforme para uma partícula segue da exigência de uma formulação consistente do movimento da mesma quando se leva em conta a reação da radiação. Apresenta-se um esquema que permite a determinação da estrutura das partículas elementares (ou qualquer outro sistema quântico), em termos de densidades de carga e magnetização, a partir do conhecimento dos seus fatores de forma eletromagnéticos. As novas conexões entre estas grandezas levam a uma descrição correta dos raios médios de carga. A densidade de matéria hadrônica é obtida, adotando o modelo de Chou-Yang, a partir dos dados experimentais de colisões próton-próton a altas energias. Verificamos que, se a parte imaginária de amplitude elástica for positiva, a densidade de matéria hadrônica é muito semelhante à densidade de magnetização no interior do prótin, o mesmo valendo para o nêutron.
publishDate 1979
dc.date.none.fl_str_mv 1979-06-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/43/43132/tde-27022014-155050/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/43/43132/tde-27022014-155050/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091116426854400