Quando estudantes e vagas precisam se encontrar: por uma sociologia dos processos de pareamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrada, Ana Carolina Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-06012023-195821/
Resumo: O ensino superior brasileiro é caracterizado por uma estrutura de acesso desigual. As duas últimas décadas foram marcadas por intensas mudanças, seja no contingente de estudantes que têm acesso a esse nível de ensino, seja nas características das vagas ofertadas, especialmente com o crescimento das instituições de ensino superior privadas com fins lucrativos. Paralelamente a essas mudanças, foram introduzidos pelo Ministério da Educação novos dispositivos que centralizam a distribuição de parte dessas vagas. A multiplicação de caminhos para acessar o ensino superior tornou essa arena mais complexa. Como se produz a coordenação nesse caso? Como estudantes e vagas de ensino superior se encontram? Partindo de ferramentas conceituais da Sociologia Econômica, a tese propõe que o encontro entre estudantes e vagas de ensino superior seja analisado como um processo de pareamento, isto é, um encontro em que demandantes e ofertantes tomam decisões. Para tanto, são utilizadas múltiplas estratégias analíticas. Com base em fontes secundárias, faço uma breve reconstrução histórica das formas de pareamento no Brasil desde que o ensino superior foi implantado, com destaque para a criação de dispositivos centralizados de distribuição de vagas. Especial atenção é dada a um deles, o Sistema de Seleção Unificada (SISU). A partir de entrevistas com técnicos e gestores do Ministério da Educação, apresento o processo por meio do qual o dispositivo foi produzido. Em seguida, de modo a descrever de modo amplo os dois conjuntos principais de elementos que participam da arena de interesse dessa pesquisa, apresento, por meio da análise de dados agregados do Ministério da Educação, as características dos candidatos ao ensino superior e das vagas disponíveis no país. Analiso também, a partir de informações de editais dos processos seletivos de um conjunto de instituições de ensino superior, as formas como são selecionados os futuros estudantes. Do ponto de vista oposto, indago, a partir de entrevistas com estudantes egressos do ensino médio, como circula a informação que os auxilia a navegar por essa arena. Assim, o objetivo da tese é jogar luz sobre o processo anterior que resulta em determinado encontro e, mais do que isso, trazer à frente da cena os elementos da arena em que esse encontro acontece.
id USP_c697bcb19c2ee7bffe68d420e8472dda
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-06012023-195821
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Quando estudantes e vagas precisam se encontrar: por uma sociologia dos processos de pareamentoWhen students and higher education vacancies have to meet: for a sociology of matchingCentralized admissionsEconomic sociologyEnsino superiorHigher educationMatchingPareamentoSistemas centralizadosSociologia econômicaO ensino superior brasileiro é caracterizado por uma estrutura de acesso desigual. As duas últimas décadas foram marcadas por intensas mudanças, seja no contingente de estudantes que têm acesso a esse nível de ensino, seja nas características das vagas ofertadas, especialmente com o crescimento das instituições de ensino superior privadas com fins lucrativos. Paralelamente a essas mudanças, foram introduzidos pelo Ministério da Educação novos dispositivos que centralizam a distribuição de parte dessas vagas. A multiplicação de caminhos para acessar o ensino superior tornou essa arena mais complexa. Como se produz a coordenação nesse caso? Como estudantes e vagas de ensino superior se encontram? Partindo de ferramentas conceituais da Sociologia Econômica, a tese propõe que o encontro entre estudantes e vagas de ensino superior seja analisado como um processo de pareamento, isto é, um encontro em que demandantes e ofertantes tomam decisões. Para tanto, são utilizadas múltiplas estratégias analíticas. Com base em fontes secundárias, faço uma breve reconstrução histórica das formas de pareamento no Brasil desde que o ensino superior foi implantado, com destaque para a criação de dispositivos centralizados de distribuição de vagas. Especial atenção é dada a um deles, o Sistema de Seleção Unificada (SISU). A partir de entrevistas com técnicos e gestores do Ministério da Educação, apresento o processo por meio do qual o dispositivo foi produzido. Em seguida, de modo a descrever de modo amplo os dois conjuntos principais de elementos que participam da arena de interesse dessa pesquisa, apresento, por meio da análise de dados agregados do Ministério da Educação, as características dos candidatos ao ensino superior e das vagas disponíveis no país. Analiso também, a partir de informações de editais dos processos seletivos de um conjunto de instituições de ensino superior, as formas como são selecionados os futuros estudantes. Do ponto de vista oposto, indago, a partir de entrevistas com estudantes egressos do ensino médio, como circula a informação que os auxilia a navegar por essa arena. Assim, o objetivo da tese é jogar luz sobre o processo anterior que resulta em determinado encontro e, mais do que isso, trazer à frente da cena os elementos da arena em que esse encontro acontece.Access to Brazilian higher education is unequal. In the last twenty years several changes took place concerning both the group of eligible candidates to higher education and the educational offer by institutions, especially in the for-profit sector. At the same time, new matching devices were created by the Ministry of Education centralizing part of the admission processes. The proliferation of paths to access higher education complexified how the arena operates. How does coordination take place in this case? Departing from economic sociology conceptual tools, I argue that the encounter of students and higher education vacancies can be taken as a matching process, hence, as an encounter in which both demanders and suppliers take decisions. In order to develop this idea, I apply several analytical strategies. Based on secondary sources, I make a brief historical account of the matching processes in Brazil since higher education was first implemented, highlighting the creation of centralized admission systems. I give special attention to the Sistema de Seleção Unificada (SISU). Based on interviews with Ministry of Education managers and technicians, I present the process through which this device was built. In sequence, in order to broadly describe the two main elements that participate in the arena studied in this research, I present the characteristics of candidates to higher education and the vacancies available using Ministry of Education aggregated data. I also analyze how future students are selected based on data gathered from recruitment process calls from a set of higher education institutions. From another perspective, and based on interviews with high school graduates, I ask how information that helps them muddle through this arena flows. How do students and higher education vacancies match? This research tackles the processes before the matching takes place, shedding light on this arena\'s features.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGuimaraes, Nadya AraujoAndrada, Ana Carolina Silva2022-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-06012023-195821/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-01-06T22:15:34Zoai:teses.usp.br:tde-06012023-195821Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-01-06T22:15:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Quando estudantes e vagas precisam se encontrar: por uma sociologia dos processos de pareamento
When students and higher education vacancies have to meet: for a sociology of matching
title Quando estudantes e vagas precisam se encontrar: por uma sociologia dos processos de pareamento
spellingShingle Quando estudantes e vagas precisam se encontrar: por uma sociologia dos processos de pareamento
Andrada, Ana Carolina Silva
Centralized admissions
Economic sociology
Ensino superior
Higher education
Matching
Pareamento
Sistemas centralizados
Sociologia econômica
title_short Quando estudantes e vagas precisam se encontrar: por uma sociologia dos processos de pareamento
title_full Quando estudantes e vagas precisam se encontrar: por uma sociologia dos processos de pareamento
title_fullStr Quando estudantes e vagas precisam se encontrar: por uma sociologia dos processos de pareamento
title_full_unstemmed Quando estudantes e vagas precisam se encontrar: por uma sociologia dos processos de pareamento
title_sort Quando estudantes e vagas precisam se encontrar: por uma sociologia dos processos de pareamento
author Andrada, Ana Carolina Silva
author_facet Andrada, Ana Carolina Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimaraes, Nadya Araujo
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrada, Ana Carolina Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Centralized admissions
Economic sociology
Ensino superior
Higher education
Matching
Pareamento
Sistemas centralizados
Sociologia econômica
topic Centralized admissions
Economic sociology
Ensino superior
Higher education
Matching
Pareamento
Sistemas centralizados
Sociologia econômica
description O ensino superior brasileiro é caracterizado por uma estrutura de acesso desigual. As duas últimas décadas foram marcadas por intensas mudanças, seja no contingente de estudantes que têm acesso a esse nível de ensino, seja nas características das vagas ofertadas, especialmente com o crescimento das instituições de ensino superior privadas com fins lucrativos. Paralelamente a essas mudanças, foram introduzidos pelo Ministério da Educação novos dispositivos que centralizam a distribuição de parte dessas vagas. A multiplicação de caminhos para acessar o ensino superior tornou essa arena mais complexa. Como se produz a coordenação nesse caso? Como estudantes e vagas de ensino superior se encontram? Partindo de ferramentas conceituais da Sociologia Econômica, a tese propõe que o encontro entre estudantes e vagas de ensino superior seja analisado como um processo de pareamento, isto é, um encontro em que demandantes e ofertantes tomam decisões. Para tanto, são utilizadas múltiplas estratégias analíticas. Com base em fontes secundárias, faço uma breve reconstrução histórica das formas de pareamento no Brasil desde que o ensino superior foi implantado, com destaque para a criação de dispositivos centralizados de distribuição de vagas. Especial atenção é dada a um deles, o Sistema de Seleção Unificada (SISU). A partir de entrevistas com técnicos e gestores do Ministério da Educação, apresento o processo por meio do qual o dispositivo foi produzido. Em seguida, de modo a descrever de modo amplo os dois conjuntos principais de elementos que participam da arena de interesse dessa pesquisa, apresento, por meio da análise de dados agregados do Ministério da Educação, as características dos candidatos ao ensino superior e das vagas disponíveis no país. Analiso também, a partir de informações de editais dos processos seletivos de um conjunto de instituições de ensino superior, as formas como são selecionados os futuros estudantes. Do ponto de vista oposto, indago, a partir de entrevistas com estudantes egressos do ensino médio, como circula a informação que os auxilia a navegar por essa arena. Assim, o objetivo da tese é jogar luz sobre o processo anterior que resulta em determinado encontro e, mais do que isso, trazer à frente da cena os elementos da arena em que esse encontro acontece.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-06012023-195821/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-06012023-195821/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090433108672512