Ressignificação do conceito de promoção da saúde pelos professores do curso de graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Raquel Borges
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-25062024-105621/
Resumo: Esta pesquisa qualitativa, à luz da Teoria Histórico-cultural de Vygotsky, teve como objetivo analisar a ressignificação de conceitos de Promoção da Saúde a partir de um curso de extensão. Trata-se de uma pesquisa-ação desenvolvida após a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa, com professoras do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso. Os dados foram produzidos durante um curso de extensão realizado em cinco encontros remotos, síncronos, via Google Meet, em que participaram seis professoras do curso de Enfermagem. O curso desenvolveu-se através de leituras prévias de quatro textos, discussões e elaboração por escrito de duas sínteses reflexivas, realizadas uma no primeiro encontro e outra no último encontro. Todos os encontros foram gravados e transcritos. Quatro nuvens de palavras foram confeccionadas a partir das sínteses reflexivas, as quais foram analisadas quanto ao destaque dos termos citados. A técnica de Análise Temática, proposta por Braun e Clarke, permitiu a construção de quatro temas na análise dos dados, a saber: \"Conceitos de Promoção da Saúde: Ressignificações\"; \"A Promoção da saúde na prática do enfermeiro\"; \"Ensino de Promoção da Saúde na graduação\" e \"Percepção das participantes sobre sua transformação\". As participantes apresentaram, no início, algumas inconsistências, tais como, relacionar educação em saúde com ação, somente, e Promoção da Saúde como sinônimo de prevenção. Ao longo do curso, destacaram-se ressignificações, com apresentação de elementos mais amplos do conceito atual da Promoção da Saúde, demonstração da necessidade de mudanças nas formas de atuação no ensino e nas práticas educativas, no curso de Enfermagem, evoluindo do modelo biologicista, comportamentalista para o modelo da pedagogia crítica, emancipatória. Com os resultados obtidos, infere-se a necessidade de revisão, reorganização e transformação do ensino e práticas a partir do conceito ampliado de Promoção da Saúde, com o uso de metodologias e estratégias de ensino inovadoras, que permitam avançar, neste contexto, no curso de graduação em Enfermagem.
id USP_c87247481293652b2672ba9a9b94a945
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-25062024-105621
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Ressignificação do conceito de promoção da saúde pelos professores do curso de graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Mato GrossoRethinking the concept of health promotion by the professors of the undergraduate Nursing course at the State University of Mato GrossoEducação em saúdeEnfermagemHealth educationHealth promotionNursingPromoção da saúdeRedefinitionRessignificaçãoVygotskyVygotskyEsta pesquisa qualitativa, à luz da Teoria Histórico-cultural de Vygotsky, teve como objetivo analisar a ressignificação de conceitos de Promoção da Saúde a partir de um curso de extensão. Trata-se de uma pesquisa-ação desenvolvida após a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa, com professoras do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso. Os dados foram produzidos durante um curso de extensão realizado em cinco encontros remotos, síncronos, via Google Meet, em que participaram seis professoras do curso de Enfermagem. O curso desenvolveu-se através de leituras prévias de quatro textos, discussões e elaboração por escrito de duas sínteses reflexivas, realizadas uma no primeiro encontro e outra no último encontro. Todos os encontros foram gravados e transcritos. Quatro nuvens de palavras foram confeccionadas a partir das sínteses reflexivas, as quais foram analisadas quanto ao destaque dos termos citados. A técnica de Análise Temática, proposta por Braun e Clarke, permitiu a construção de quatro temas na análise dos dados, a saber: \"Conceitos de Promoção da Saúde: Ressignificações\"; \"A Promoção da saúde na prática do enfermeiro\"; \"Ensino de Promoção da Saúde na graduação\" e \"Percepção das participantes sobre sua transformação\". As participantes apresentaram, no início, algumas inconsistências, tais como, relacionar educação em saúde com ação, somente, e Promoção da Saúde como sinônimo de prevenção. Ao longo do curso, destacaram-se ressignificações, com apresentação de elementos mais amplos do conceito atual da Promoção da Saúde, demonstração da necessidade de mudanças nas formas de atuação no ensino e nas práticas educativas, no curso de Enfermagem, evoluindo do modelo biologicista, comportamentalista para o modelo da pedagogia crítica, emancipatória. Com os resultados obtidos, infere-se a necessidade de revisão, reorganização e transformação do ensino e práticas a partir do conceito ampliado de Promoção da Saúde, com o uso de metodologias e estratégias de ensino inovadoras, que permitam avançar, neste contexto, no curso de graduação em Enfermagem.This qualitative research, grounded in Vygotsky\'s Historical-Cultural Theory, aimed to analyze the redefinition of Health Promotion concepts through an extension course. It was an action research carried out after approval by the Research Ethics Committee, involving professors from the Undergraduate Nursing Program at the University of Mato Grosso State. Data were collected during a remote, synchronous extension course conducted in five Google Meet sessions, with the participation of six nursing professors. The course consisted of prior readings of four texts, discussions, and the written elaboration of two reflective syntheses, one in the first session and another in the last session. All sessions were recorded and transcribed. Four word clouds were generated from the reflective syntheses, which were analyzed for the prominence of cited terms. The Thematic Analysis technique, proposed by Braun and Clarke, allowed for the construction of four themes in the data analysis, namely: \"Health Promotion Concepts: Redefinitions\"; \"Health Promotion in Nurse Practice\"; \"Teaching Health Promotion in Undergraduate Education\"; and \"Participants\' Perception of Their Transformation\". At the beginning, participants showed some inconsistencies, such as associating health education solely with action and equating Health Promotion with prevention only. Throughout the course, redefinitions emerged, featuring broader elements of the current concept of Health Promotion, demonstrating the need for changes in teaching methods and educational practices in the Nursing program. This evolution shifted from a biologistic, behaviorist model to a critical, emancipatory pedagogy model. With the obtained results, it is inferred that there is a need for revision, reorganization, and transformation of teaching and practices based on the expanded concept of Health Promotion, using innovative teaching methodologies and strategies to advance undergraduate nursing education in this context.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGonçalves, Marlene Fagundes CarvalhoSilva, Raquel Borges2024-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-25062024-105621/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-07-05T15:38:03Zoai:teses.usp.br:tde-25062024-105621Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-07-05T15:38:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ressignificação do conceito de promoção da saúde pelos professores do curso de graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso
Rethinking the concept of health promotion by the professors of the undergraduate Nursing course at the State University of Mato Grosso
title Ressignificação do conceito de promoção da saúde pelos professores do curso de graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso
spellingShingle Ressignificação do conceito de promoção da saúde pelos professores do curso de graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso
Silva, Raquel Borges
Educação em saúde
Enfermagem
Health education
Health promotion
Nursing
Promoção da saúde
Redefinition
Ressignificação
Vygotsky
Vygotsky
title_short Ressignificação do conceito de promoção da saúde pelos professores do curso de graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso
title_full Ressignificação do conceito de promoção da saúde pelos professores do curso de graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso
title_fullStr Ressignificação do conceito de promoção da saúde pelos professores do curso de graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso
title_full_unstemmed Ressignificação do conceito de promoção da saúde pelos professores do curso de graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso
title_sort Ressignificação do conceito de promoção da saúde pelos professores do curso de graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso
author Silva, Raquel Borges
author_facet Silva, Raquel Borges
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Marlene Fagundes Carvalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Raquel Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Enfermagem
Health education
Health promotion
Nursing
Promoção da saúde
Redefinition
Ressignificação
Vygotsky
Vygotsky
topic Educação em saúde
Enfermagem
Health education
Health promotion
Nursing
Promoção da saúde
Redefinition
Ressignificação
Vygotsky
Vygotsky
description Esta pesquisa qualitativa, à luz da Teoria Histórico-cultural de Vygotsky, teve como objetivo analisar a ressignificação de conceitos de Promoção da Saúde a partir de um curso de extensão. Trata-se de uma pesquisa-ação desenvolvida após a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa, com professoras do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso. Os dados foram produzidos durante um curso de extensão realizado em cinco encontros remotos, síncronos, via Google Meet, em que participaram seis professoras do curso de Enfermagem. O curso desenvolveu-se através de leituras prévias de quatro textos, discussões e elaboração por escrito de duas sínteses reflexivas, realizadas uma no primeiro encontro e outra no último encontro. Todos os encontros foram gravados e transcritos. Quatro nuvens de palavras foram confeccionadas a partir das sínteses reflexivas, as quais foram analisadas quanto ao destaque dos termos citados. A técnica de Análise Temática, proposta por Braun e Clarke, permitiu a construção de quatro temas na análise dos dados, a saber: \"Conceitos de Promoção da Saúde: Ressignificações\"; \"A Promoção da saúde na prática do enfermeiro\"; \"Ensino de Promoção da Saúde na graduação\" e \"Percepção das participantes sobre sua transformação\". As participantes apresentaram, no início, algumas inconsistências, tais como, relacionar educação em saúde com ação, somente, e Promoção da Saúde como sinônimo de prevenção. Ao longo do curso, destacaram-se ressignificações, com apresentação de elementos mais amplos do conceito atual da Promoção da Saúde, demonstração da necessidade de mudanças nas formas de atuação no ensino e nas práticas educativas, no curso de Enfermagem, evoluindo do modelo biologicista, comportamentalista para o modelo da pedagogia crítica, emancipatória. Com os resultados obtidos, infere-se a necessidade de revisão, reorganização e transformação do ensino e práticas a partir do conceito ampliado de Promoção da Saúde, com o uso de metodologias e estratégias de ensino inovadoras, que permitam avançar, neste contexto, no curso de graduação em Enfermagem.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-25062024-105621/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-25062024-105621/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091067818016768