Sustentabilidade urbana no planejamento de rodovia perimetral em região metropolitana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Denis Gerage
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6139/tde-24102019-100356/
Resumo: Empreendimentos rodoviários oferecem diversos benefícios à população quanto à mobilidade, acessibilidade, melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento socioeconômico. Contudo, trazem consigo uma série de impactos e riscos socioambientais que, normalmente, são bastante polêmicos, especialmente em regiões metropolitanas, que interferem com grandes aglomerados urbanos. Essas intervenções impõem altos custos para as pessoas, grupos ou comunidades impactadas, principalmente quando se encontram em situação de vulnerabilidade social e econômica. É nesse sentido que a adoção de uma abordagem de sustentabilidade urbana na tomada de decisão no desenvolvimento de infraestrutura rodoviária é primordial para atender aos anseios da população e às necessidades econômicas, sociais e ambientais. Visando contribuir para sistematização de informações que subsidiem decisões no planejamento de infraestrutura rodoviária, este trabalho teve como objetivo elaborar uma estrutura conceitual composta por objetivos, metas e indicadores. Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos específicos: (i) Revisar os princípios da sustentabilidade urbana e de transporte sustentável, bem como os principais métodos de avaliação de sustentabilidade utilizados na fase de planejamento; (ii) Analisar as interfaces urbano-rodoviárias frente à implantação de rodovia perimetral em uma região metropolitana brasileira; e (iii) Definir os indicadores de sustentabilidade que representem as questões relevantes nas interfaces urbano-rodoviárias. O estudo utilizou-se uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, combinando os procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Como produto da pesquisa, foram elaboradas fichas de avaliação para cada indicador selecionado, contendo orientações gerais para aplicação e medidas de desempenho mensurável, de forma desagregada, para orientar o processo de avaliação por agências de transporte. Esta pesquisa contribuiu para iniciar uma longa discussão de estruturas que auxiliem na avaliação de desempenho de sustentabilidade no planejamento de infraestrutura de transporte. Assim, a estrutura não deve considerada um produto definitivo, mas sim uma ideia em construção, que abarca as principais questões relacionadas ao tema e avança nas discussões sobre planejamento de transporte e desenvolvimento territorial.
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spelling Sustentabilidade urbana no planejamento de rodovia perimetral em região metropolitanaUrban sustainability in the planning of perimeter highway in metropolitan regionAvaliação de SustentabilidadeHighwaysIndicadoresIndicatorsRodoviasSustainability AssessmentSustainable TransportSustentabilidade UrbanaTransporte SustentávelUrban SustainabilityEmpreendimentos rodoviários oferecem diversos benefícios à população quanto à mobilidade, acessibilidade, melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento socioeconômico. Contudo, trazem consigo uma série de impactos e riscos socioambientais que, normalmente, são bastante polêmicos, especialmente em regiões metropolitanas, que interferem com grandes aglomerados urbanos. Essas intervenções impõem altos custos para as pessoas, grupos ou comunidades impactadas, principalmente quando se encontram em situação de vulnerabilidade social e econômica. É nesse sentido que a adoção de uma abordagem de sustentabilidade urbana na tomada de decisão no desenvolvimento de infraestrutura rodoviária é primordial para atender aos anseios da população e às necessidades econômicas, sociais e ambientais. Visando contribuir para sistematização de informações que subsidiem decisões no planejamento de infraestrutura rodoviária, este trabalho teve como objetivo elaborar uma estrutura conceitual composta por objetivos, metas e indicadores. Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos específicos: (i) Revisar os princípios da sustentabilidade urbana e de transporte sustentável, bem como os principais métodos de avaliação de sustentabilidade utilizados na fase de planejamento; (ii) Analisar as interfaces urbano-rodoviárias frente à implantação de rodovia perimetral em uma região metropolitana brasileira; e (iii) Definir os indicadores de sustentabilidade que representem as questões relevantes nas interfaces urbano-rodoviárias. O estudo utilizou-se uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, combinando os procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Como produto da pesquisa, foram elaboradas fichas de avaliação para cada indicador selecionado, contendo orientações gerais para aplicação e medidas de desempenho mensurável, de forma desagregada, para orientar o processo de avaliação por agências de transporte. Esta pesquisa contribuiu para iniciar uma longa discussão de estruturas que auxiliem na avaliação de desempenho de sustentabilidade no planejamento de infraestrutura de transporte. Assim, a estrutura não deve considerada um produto definitivo, mas sim uma ideia em construção, que abarca as principais questões relacionadas ao tema e avança nas discussões sobre planejamento de transporte e desenvolvimento territorial.Highways offer many benefits to the population in terms of mobility, accessibility, quality of life and socioeconomic development. However, they bring with them many social and environmental impacts and risks that are usually quite controversial, especially in metropolitan regions, which interfere with large urban agglomerations. These interventions impose high costs on impacted people, groups or communities, especially when they are in situation of social and economic vulnerability. Therefore, the adoption of an urban sustainability approach in decision-making in road infrastructure development is essential to meet the needs of the population and the economic, social and environmental needs. Aiming to contribute to the systematization of information that supports decisions on road infrastructure planning, this work aimed to elaborate a framework composed by objectives, goals and indicators. To this end, the following specific objectives were defined: (i) Review the principles of urban sustainability and sustainable transport, as well as the main sustainability assessment methods used in the planning phase; (ii) Analyze the urban-road interfaces of the implementation of a perimeter highway in Brazilian metropolitan region; and (iii) Define the sustainability indicators that represent the relevant issues at the urban-road interfaces. The study used a qualitative and exploratory approach, combining the technical procedures of bibliographic research and case study. As a result of the research, evaluation sheets were prepared for each selected indicator, containing general application guidelines and measurable performance measures, disaggregated, to guide the evaluation process by transportation agencies. This research contributed to initiate a long discussion of structures that aid in the assessment of sustainability performance in transport infrastructure planning. Thus, the structure should not be considered a definitive product, but rather an idea under construction that encompasses the main issues related to the theme and advances in discussions about transport planning and territorial development.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPhilippi Junior, ArlindoAmorim, Denis Gerage2019-10-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6139/tde-24102019-100356/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-02-07T17:13:02Zoai:teses.usp.br:tde-24102019-100356Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-02-07T17:13:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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