A cognição comunicacional no futebol: a semiose tática no agenciamento midiático-televisual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Diego Frank Marques
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-20062023-114826/
Resumo: O objeto de investigação dessa pesquisa são as movimentações coordenadas dos jogadores de futebol (a tática) no contexto de midiatização televisual. Propomos uma abordagem teórico-metodológica para compreender os significados envolvidos nesse contexto investigativo: a cognição comunicacional. Nessa abordagem as competências podem ser associadas quando estão em comunicação. A cognição comunicacional e composta pela associação de quatro linhas de significado: semiótica-cognitiva, culturais, distinções sociológicas e agenciamentos políticos. A semiótica-cognitiva tem o propósito de compreender os aspectos lógicos das competências. Destacamos três semióticas cognitivas principais: do cérebro, dos movimentos e das imagens televisuais. O significado cultural tem a competência de fornecer um repertorio de conhecimento bem como de caracterizar uma cultura. A distinção sociológica tem a competência de compor esquemas de valorações para os significados semiótico-cognitivos e os culturais. Os agenciamentos políticos organizam as linhas de significado que estão em comunicação. Nossa tese e de que o agenciamento das imagens televisuais no futebol gera transformações na dinâmica de sua cognição comunicacional. Os efeitos principais são cinco: a valorização das táticas vencedoras, a formação de uma comunicação em rede entre as culturas táticas, intensificarão das interages entre as culturas táticas, dos conhecimentos extrínsecos ao futebol e das transformações táticas. Compreendemos esses efeitos por meio da analise dos movimentos coordenados (tática) dos jogadores.
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