Transformação digital, o contexto de inovação e empreendedorismo nas indústrias da música e a reestruturação da cadeia de valor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sabetta-Morales, Fábio Augusto
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-12072024-101814/
Resumo: Entre os anos de 1990 e 2020, a transformação digital produziu intensas mudanças no ambiente de negócios dos setores produtivos musicais. Nele, se inserem as indústrias fonográfica, músico-editorial e de música ao vivo. Na indústria fonográfica, o fenômeno levou as organizações estabelecidas à reavaliação de alianças, de posicionamentos estratégicos e da intensificação das relações comerciais com os artistas por meio dos contratos 360º. Com a competição crescente, editoras de música vislumbraram o desenvolvimento de spin offs como meio de ampliarem sua participação no fluxo de royalties. O impacto da transformação digital estendeu-se, da mesma forma, ao setor de música ao vivo, numa evolução tanto social quanto econômica, diretamente relacionada ao crescimento do consumo da música online. Nesse cenário, oportunidades digitais fomentaram modelos de negócio inovadores não apenas nas organizações estabelecidas, mas também para startups, principalmente no período pós-streaming. Artistas tornaram-se autoprodutores fonográficos independentes, com recursos para acessar os mesmos canais de distribuição que os casts das gravadoras e vislumbraram rapidamente atingir fãs em perspectiva global, assumindo novas atribuições e novos desafios para o desenvolvimento de suas carreiras. Acumularam, junto às suas tradicionais responsabilidades de criação musical, a produção fonográfica e o trabalho de relacionamento com o público, o que possibilitou aos fãs participarem de processos de coprodução e de cocriação de valor, e descortinou novas fontes de receita vinculadas à marca do artista e à indústria do entretenimento. Como resultado, novas abordagens para a gestão estratégica de carreiras artísticas passaram a ser demandadas mais à montante da cadeia de valor, como interfaces primordiais entre criação artística, fãs e negócios, ou entre valor artístico, social e valor econômico. A partir desse contexto, este estudo tem por objetivo desenvolver uma representação sistemática e estruturada das novas relações entre os setores produtivos musicais e seus atores. Por meio da Design Science Research, desenvolve e analisa sistematicamente extensa revisão da literatura, iniciada a partir do estado da arte no music business e complementada por pesquisas bibliográfica e documental. Essa etapa resulta em treze construtos, apresentados por meio de descrição longitudinal com diferentes graus de saturação teórica. Emergem as teorias da coopetição e da cultura da convergência como as que sustentam a análise e a compreensão da cadeia de valor das indústrias da música como classe de problemas. Ao longo das etapas de identificação tipológica do artefato e da seleção daquele que viria a ser projetado e desenvolvido, estabeleceram-se heurísticas de construção que levaram à primeira versão do modelo. Sua demonstração e avaliação ocorreram por meio de grupos focais exploratórios, cujos participantes são membros das principais comunidades a quem este estudo é dirigido: pesquisadores e acadêmicos do music business, e músicos, artistas, empreendedores e profissionais com atuação no ambiente de negócios das indústrias da música. Extraíram-se dessas avaliações reiterações e heurísticas contingenciais que proporcionaram melhorias incrementais ao modelo. Incorporadas a ele, contribuíram para o desenvolvimento de sua nova versão, da qual resulta a Estrutura Representativa da Cadeia de Valor das Indústrias da Música como solução prescritiva, generalizável e de validade científica e pragmática.
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Com a competição crescente, editoras de música vislumbraram o desenvolvimento de spin offs como meio de ampliarem sua participação no fluxo de royalties. O impacto da transformação digital estendeu-se, da mesma forma, ao setor de música ao vivo, numa evolução tanto social quanto econômica, diretamente relacionada ao crescimento do consumo da música online. Nesse cenário, oportunidades digitais fomentaram modelos de negócio inovadores não apenas nas organizações estabelecidas, mas também para startups, principalmente no período pós-streaming. Artistas tornaram-se autoprodutores fonográficos independentes, com recursos para acessar os mesmos canais de distribuição que os casts das gravadoras e vislumbraram rapidamente atingir fãs em perspectiva global, assumindo novas atribuições e novos desafios para o desenvolvimento de suas carreiras. Acumularam, junto às suas tradicionais responsabilidades de criação musical, a produção fonográfica e o trabalho de relacionamento com o público, o que possibilitou aos fãs participarem de processos de coprodução e de cocriação de valor, e descortinou novas fontes de receita vinculadas à marca do artista e à indústria do entretenimento. Como resultado, novas abordagens para a gestão estratégica de carreiras artísticas passaram a ser demandadas mais à montante da cadeia de valor, como interfaces primordiais entre criação artística, fãs e negócios, ou entre valor artístico, social e valor econômico. A partir desse contexto, este estudo tem por objetivo desenvolver uma representação sistemática e estruturada das novas relações entre os setores produtivos musicais e seus atores. Por meio da Design Science Research, desenvolve e analisa sistematicamente extensa revisão da literatura, iniciada a partir do estado da arte no music business e complementada por pesquisas bibliográfica e documental. Essa etapa resulta em treze construtos, apresentados por meio de descrição longitudinal com diferentes graus de saturação teórica. Emergem as teorias da coopetição e da cultura da convergência como as que sustentam a análise e a compreensão da cadeia de valor das indústrias da música como classe de problemas. Ao longo das etapas de identificação tipológica do artefato e da seleção daquele que viria a ser projetado e desenvolvido, estabeleceram-se heurísticas de construção que levaram à primeira versão do modelo. Sua demonstração e avaliação ocorreram por meio de grupos focais exploratórios, cujos participantes são membros das principais comunidades a quem este estudo é dirigido: pesquisadores e acadêmicos do music business, e músicos, artistas, empreendedores e profissionais com atuação no ambiente de negócios das indústrias da música. Extraíram-se dessas avaliações reiterações e heurísticas contingenciais que proporcionaram melhorias incrementais ao modelo. Incorporadas a ele, contribuíram para o desenvolvimento de sua nova versão, da qual resulta a Estrutura Representativa da Cadeia de Valor das Indústrias da Música como solução prescritiva, generalizável e de validade científica e pragmática.Between the years 1990 and 2020, digital transformation produced intense changes in the music business environment. It includes the recording, publishing and live music industries. In the recording music industry, the phenomenon led incumbents to evaluate their strategic alliances and positionings, and to design 360º deal as a way to intensify their commercial relationship with artists revenue streams. As the competition intensifies, music publishers envisioned the development of spin-offs as paths to increase their share of royalties. The impact of digital transformation also has been extended to the live music sector, in a social and economic evolution, directly related to the growth of the online music consumption. In this scenario, digital opportunities fostered innovative business models not only for incumbents, but also for startups, especially in the post-streaming era. Artists became independent, self-recorded producers, with available resources to access the same distribution channels as the record companies\' casts, and quickly envisioned reaching fans from a global perspective, taking on new assignments and new challenges for the development of their careers. Together with their traditional musical creation responsibilities, they combined recording production and audience relational labor, which even enabled fans to participate in co-production and value co-creation processes, and uncovered new sources of revenue linked to artist branding and to the entertainment industry. As a result, new strategic management approach for artistic careers were demanded further up the value chain, as primary interfaces between artistic creation, fans and businesses, or between artistic, social and economic value. From that context, this study aims to develop a systematic and structured representation of the new relationships between the music sectors and their actors. Through Design Science Research, it systematically develops and analyzes an extensive literature review, initiated from the state of the art in music business and complemented by bibliographic and documentary research. This stage results in thirteen constructs, presented through a longitudinal description with different degrees of theoretical saturation. The coopetition and the convergence culture Theories emerge as those that support the analysis and understanding of the music industries value chain as the class of problems. Throughout the stages of typological identification of the artifact and the selection of the one that would be designed and developed, construction heuristics were established that led to the first version of the model. Its demonstration and evaluation took place through exploratory focus groups, whose participants are members of the main communities to whom this study is aimed: music business researchers and faculty, and musicians, artists, entrepreneurs and practitioners from the music industries. Reiterations and contingency heuristics were extracted from these evaluations, which provided incremental improvements to the model. Incorporated into it, they contributed to the development of its new version, which results in the Representative Structure of the Music Industries Value Chain as a prescriptive, generalizable solution, with scientific and pragmatic validity.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMarques, Jane AparecidaPedroso, Marcelo CaldeiraSabetta-Morales, Fábio Augusto2024-04-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-12072024-101814/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-07-31T12:34:10Zoai:teses.usp.br:tde-12072024-101814Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-07-31T12:34:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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