Das frestas dos muros: o ensino de arte em diálogo com o território, a partir de Paulo Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penha, Leandro de Oliva Costa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-17112023-110348/
Resumo: A presente tese trata sobre o ensino de arte em diálogo com o território onde a escola pública está inserida, ou seja, as possíveis relações que envolvem a instituição escolar, a cultura local e os saberes populares. Tem-se o objetivo geral de discutir esta relação a partir, essencialmente, de duas tríades: uma relacionada a tempo: passado, presente e futuro; e outra, vinculada a espaços de educação: escola, universidade e projeto social. As propostas políticas de Paulo Freire para a construção de uma educação democrática na cidade de São Paulo, de 1989 a 1992, a experiência do curso de extensão Arte e Educação para professores na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), em 2019 e 2021, e o cotidiano do projeto social PALCO em contexto de pandemia (2020/2021) são os objetos da pesquisa. Os livros e documentos seminais escritos por Freire, somados a teses e dissertações que trazem reflexões sobre sua teoria e sobre sua prática, entrevistas com professoras que atuaram nas escolas públicas de 1989 a 1992, e os planos de aulas de educadores da educação escolar e da educação social compõem o corpus da investigação. As principais referências teóricas são os estudos de Nídia Nacib Pontuschka (2001 [1993]), Carlos Alberto Torres, Maria del Pilar O´Cadiz e Pia Lindquist Wong (2002), Ana Maria Saul (2005), Ana Maria Araújo Freire e Erasto Fortes Mendonça (2019) e Sérgio Haddad (2019) sobre a política educacional freiriana em São Paulo; o conceito de extensão universitária como ação cultural (FREIRE, 2021 [1969]) em diálogo com a formação de professores, e a pedagogia social (GRACIANI, 2014; SILVA; NETO; MOURA, 2014 [2009]) com sua articulação com a escola pública e com os territórios socialmente vulneráveis. Os escritos de Sumaya Mattar (MORAES, 2002; 2016, 2017, 2018, 2021, 2022), Fayga Ostrower (2014 [1977]) e Cecilia Salles (2011 [1998]) constituem o contributo relacionado ao ensino de arte. A principal contribuição desta tese consiste em considerar os rendimentos do legado intelectual e de gestão de Paulo Freire, tais como a interdisciplinaridade, a formação docente permanente, o diálogo, a participação e a integração com o território, para pensar o ensino de arte dentro e fora da escola pública.
id USP_dbce70b62a2526f6ba43b641399ad01f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-17112023-110348
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Das frestas dos muros: o ensino de arte em diálogo com o território, a partir de Paulo FreireFrom the cracks in the walls: the teaching of art in dialogue with the territory, based on Paulo Freire.Art teachingEducação libertadoraEnsino de arteLiberating educationPaulo FreirePaulo FreireTerritórioTerritoryA presente tese trata sobre o ensino de arte em diálogo com o território onde a escola pública está inserida, ou seja, as possíveis relações que envolvem a instituição escolar, a cultura local e os saberes populares. Tem-se o objetivo geral de discutir esta relação a partir, essencialmente, de duas tríades: uma relacionada a tempo: passado, presente e futuro; e outra, vinculada a espaços de educação: escola, universidade e projeto social. As propostas políticas de Paulo Freire para a construção de uma educação democrática na cidade de São Paulo, de 1989 a 1992, a experiência do curso de extensão Arte e Educação para professores na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), em 2019 e 2021, e o cotidiano do projeto social PALCO em contexto de pandemia (2020/2021) são os objetos da pesquisa. Os livros e documentos seminais escritos por Freire, somados a teses e dissertações que trazem reflexões sobre sua teoria e sobre sua prática, entrevistas com professoras que atuaram nas escolas públicas de 1989 a 1992, e os planos de aulas de educadores da educação escolar e da educação social compõem o corpus da investigação. As principais referências teóricas são os estudos de Nídia Nacib Pontuschka (2001 [1993]), Carlos Alberto Torres, Maria del Pilar O´Cadiz e Pia Lindquist Wong (2002), Ana Maria Saul (2005), Ana Maria Araújo Freire e Erasto Fortes Mendonça (2019) e Sérgio Haddad (2019) sobre a política educacional freiriana em São Paulo; o conceito de extensão universitária como ação cultural (FREIRE, 2021 [1969]) em diálogo com a formação de professores, e a pedagogia social (GRACIANI, 2014; SILVA; NETO; MOURA, 2014 [2009]) com sua articulação com a escola pública e com os territórios socialmente vulneráveis. Os escritos de Sumaya Mattar (MORAES, 2002; 2016, 2017, 2018, 2021, 2022), Fayga Ostrower (2014 [1977]) e Cecilia Salles (2011 [1998]) constituem o contributo relacionado ao ensino de arte. A principal contribuição desta tese consiste em considerar os rendimentos do legado intelectual e de gestão de Paulo Freire, tais como a interdisciplinaridade, a formação docente permanente, o diálogo, a participação e a integração com o território, para pensar o ensino de arte dentro e fora da escola pública.This thesis deals with the teaching of art in dialogue with the territory where the public school is located, that is, the possible relations that involve the school institution, the local culture, and popular knowledge. The general objective is to discuss this relationship based essentially on two triads: one related to time: past, present, and future; and another linked to education spaces: school, university, and social project. The political proposals of Paulo Freire for the construction of a democratic education in the city of São Paulo, from 1989 to 1992, the experience of the Art and Education for teachers extension course at the Escola de Comunicações e Artes (ECA) of the Universidade de São Paulo (USP) (School of Communications and Arts of the University of São Paulo), in 2019 and 2021, and the daily life of the social project PALCO in the context of the pandemic (2020/2021) are the objects of research. The seminal books and documents written by Freire, added to theses and dissertations that bring reflections on his theory and practice, interviews with teachers who worked in public schools from 1989 to 1992, and the lesson plans of educators from school education and social education constitute the corpus of the investigation. The main theoretical references are the studies by Nídia Nacib Pontuschka (2001 [1993]), Carlos Alberto Torres, Maria del Pilar O Cadiz, and Pia Lindquist Wong (2002), Ana Maria Saul (2005), Ana Maria Araújo Freire and Erasto Fortes Mendonça (2019), and Sérgio Haddad (2019) on Freires educational policy in São Paulo; the concept of university extension as a cultural action (FREIRE, 2021 [1969]) in dialogue with teacher education, and social pedagogy (GRACIANI, 2014; SILVA; NETO; MOURA, 2014 [2009]) with its articulation with the public school and with the socially vulnerable territories. The writings of Sumaya Mattar (MORAES, 2002; 2016, 2017, 2018, 2021, 2022), Fayga Ostrower (2014 [1977]), and Cecilia Salles (2011 [1998]) constitute the contribution related to the teaching of art. The main contribution of this thesis consists in considering the yields of Paulo Freires intellectual and management legacy, such as interdisciplinarity, permanent teacher training, dialogue, participation, and integration with the territory, in order to think about art teaching inside and outside the public school.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMattar, SumayaPenha, Leandro de Oliva Costa2023-08-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-17112023-110348/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-11-17T15:19:02Zoai:teses.usp.br:tde-17112023-110348Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-11-17T15:19:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Das frestas dos muros: o ensino de arte em diálogo com o território, a partir de Paulo Freire
From the cracks in the walls: the teaching of art in dialogue with the territory, based on Paulo Freire.
title Das frestas dos muros: o ensino de arte em diálogo com o território, a partir de Paulo Freire
spellingShingle Das frestas dos muros: o ensino de arte em diálogo com o território, a partir de Paulo Freire
Penha, Leandro de Oliva Costa
Art teaching
Educação libertadora
Ensino de arte
Liberating education
Paulo Freire
Paulo Freire
Território
Territory
title_short Das frestas dos muros: o ensino de arte em diálogo com o território, a partir de Paulo Freire
title_full Das frestas dos muros: o ensino de arte em diálogo com o território, a partir de Paulo Freire
title_fullStr Das frestas dos muros: o ensino de arte em diálogo com o território, a partir de Paulo Freire
title_full_unstemmed Das frestas dos muros: o ensino de arte em diálogo com o território, a partir de Paulo Freire
title_sort Das frestas dos muros: o ensino de arte em diálogo com o território, a partir de Paulo Freire
author Penha, Leandro de Oliva Costa
author_facet Penha, Leandro de Oliva Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mattar, Sumaya
dc.contributor.author.fl_str_mv Penha, Leandro de Oliva Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Art teaching
Educação libertadora
Ensino de arte
Liberating education
Paulo Freire
Paulo Freire
Território
Territory
topic Art teaching
Educação libertadora
Ensino de arte
Liberating education
Paulo Freire
Paulo Freire
Território
Territory
description A presente tese trata sobre o ensino de arte em diálogo com o território onde a escola pública está inserida, ou seja, as possíveis relações que envolvem a instituição escolar, a cultura local e os saberes populares. Tem-se o objetivo geral de discutir esta relação a partir, essencialmente, de duas tríades: uma relacionada a tempo: passado, presente e futuro; e outra, vinculada a espaços de educação: escola, universidade e projeto social. As propostas políticas de Paulo Freire para a construção de uma educação democrática na cidade de São Paulo, de 1989 a 1992, a experiência do curso de extensão Arte e Educação para professores na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), em 2019 e 2021, e o cotidiano do projeto social PALCO em contexto de pandemia (2020/2021) são os objetos da pesquisa. Os livros e documentos seminais escritos por Freire, somados a teses e dissertações que trazem reflexões sobre sua teoria e sobre sua prática, entrevistas com professoras que atuaram nas escolas públicas de 1989 a 1992, e os planos de aulas de educadores da educação escolar e da educação social compõem o corpus da investigação. As principais referências teóricas são os estudos de Nídia Nacib Pontuschka (2001 [1993]), Carlos Alberto Torres, Maria del Pilar O´Cadiz e Pia Lindquist Wong (2002), Ana Maria Saul (2005), Ana Maria Araújo Freire e Erasto Fortes Mendonça (2019) e Sérgio Haddad (2019) sobre a política educacional freiriana em São Paulo; o conceito de extensão universitária como ação cultural (FREIRE, 2021 [1969]) em diálogo com a formação de professores, e a pedagogia social (GRACIANI, 2014; SILVA; NETO; MOURA, 2014 [2009]) com sua articulação com a escola pública e com os territórios socialmente vulneráveis. Os escritos de Sumaya Mattar (MORAES, 2002; 2016, 2017, 2018, 2021, 2022), Fayga Ostrower (2014 [1977]) e Cecilia Salles (2011 [1998]) constituem o contributo relacionado ao ensino de arte. A principal contribuição desta tese consiste em considerar os rendimentos do legado intelectual e de gestão de Paulo Freire, tais como a interdisciplinaridade, a formação docente permanente, o diálogo, a participação e a integração com o território, para pensar o ensino de arte dentro e fora da escola pública.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-17112023-110348/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-17112023-110348/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090815967887360