Políticas públicas de educação de jovens e adultos no ABC paulista: conquista de direitos e ampliação da esfera pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ancassuerd, Marli Pinto
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01092009-161941/
Resumo: A educação de jovens e adultos é um campo de políticas, práticas e reflexões que está para além dos limites da escolarização, sentido estrito. É considerada como parte integrante da história da educação em nosso país, na verdade, um dos maiores problemas da educação e que envolve milhões de brasileiros. Este trabalho tem como foco programas, projetos e ações concebidos e implementados, nos últimos anos, pelos governos locais dos municípios que compõem o ABC Paulista, em parcerias com a sociedade civil. As políticas analisadas foram desenvolvidas pelas administrações municipais no período 1987-2003, quando foi possível ver o surgimento e a coexistência de duas gerações de políticas: a primeira baseada na idéia de um estado de bem estar social e a segunda, ancorada no princípio da participação social objetivando a ampliação das esferas públicas, local e regional. No conjunto das municipalidades do ABC, este estudo recaiu sobre Diadema, Santo André e Mauá. Foram realizadas entrevistas com gestores públicos, dirigentes sindicais, representantes de entidades parceiras, coordenadores, professores; grupos focais com alfabetizandos, sendo os dados analisados à luz de extensa documentação atos legais, estatísticas oficiais, produção das secretarias municipais de educação e centros de memória locais. O estudo sobre os MOVA(s) (Movimento de Alfabetização) locais e Regional evidenciou a concretização das lutas por direitos e pela garantia à participação social dos jovens e adultos, o estabelecimento de novos atores (individuais e coletivos) a ampliação e o fortalecimento da esfera pública.
id USP_dc00486439f90af58a71f184edb85b2a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-01092009-161941
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Políticas públicas de educação de jovens e adultos no ABC paulista: conquista de direitos e ampliação da esfera públicaPublic Policies of young and adult education in ABC Paulista: the rights achievement and expansion of the public sphereeducação de jovens e adultosgovernos locaislocal governmentspolíticas públicas de educaçãopublic policies of educationyoung and adult educationA educação de jovens e adultos é um campo de políticas, práticas e reflexões que está para além dos limites da escolarização, sentido estrito. É considerada como parte integrante da história da educação em nosso país, na verdade, um dos maiores problemas da educação e que envolve milhões de brasileiros. Este trabalho tem como foco programas, projetos e ações concebidos e implementados, nos últimos anos, pelos governos locais dos municípios que compõem o ABC Paulista, em parcerias com a sociedade civil. As políticas analisadas foram desenvolvidas pelas administrações municipais no período 1987-2003, quando foi possível ver o surgimento e a coexistência de duas gerações de políticas: a primeira baseada na idéia de um estado de bem estar social e a segunda, ancorada no princípio da participação social objetivando a ampliação das esferas públicas, local e regional. No conjunto das municipalidades do ABC, este estudo recaiu sobre Diadema, Santo André e Mauá. Foram realizadas entrevistas com gestores públicos, dirigentes sindicais, representantes de entidades parceiras, coordenadores, professores; grupos focais com alfabetizandos, sendo os dados analisados à luz de extensa documentação atos legais, estatísticas oficiais, produção das secretarias municipais de educação e centros de memória locais. O estudo sobre os MOVA(s) (Movimento de Alfabetização) locais e Regional evidenciou a concretização das lutas por direitos e pela garantia à participação social dos jovens e adultos, o estabelecimento de novos atores (individuais e coletivos) a ampliação e o fortalecimento da esfera pública.The young and adult education is a field of public policies, practices and reflections which are beyond the limits of schooling, in a strict sense. It is considered as an integrated part of the Brazils educational history. Actually, this is one of the biggest problems of education that involves millions of Brazilian people. This work focus on programs, projects and actions designed and implemented, in the last years, by the local governments of the cities from ABC Paulista, in partnership with the civil society. The analyzed public policies were developed by the municipal administrations from 1987 to 2003, when it was possible to see the appearance and the coexistence of two public policy generations: the first is based on the idea of a state of social welfare and the second is based on the principle of the social participation aiming at the expansion of the local and regional public spheres. Among the set of municipalities of the ABC, this study was made about Diadema, Santo André and Mauá. Interviews were conducted with public administrators, labor union leaders, representatives from partner agencies, coordinators, teachers and with focused groups in the process of literacy. This data was examined in the light of extensive documentation - legal acts, official statistics, production from the municipal secretariats of education and local memory centers. The study about the local and regional MOVA(s) (Literacy Movement) evidenced the concretion of the fights for the rights and for the guarantee of the social participation of the young and adults, the establishment of new actors (individual and public) the expansion and the strengthening of the public sphere.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBeisiegel, Celso de RuiAncassuerd, Marli Pinto2009-05-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01092009-161941/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:00Zoai:teses.usp.br:tde-01092009-161941Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas públicas de educação de jovens e adultos no ABC paulista: conquista de direitos e ampliação da esfera pública
Public Policies of young and adult education in ABC Paulista: the rights achievement and expansion of the public sphere
title Políticas públicas de educação de jovens e adultos no ABC paulista: conquista de direitos e ampliação da esfera pública
spellingShingle Políticas públicas de educação de jovens e adultos no ABC paulista: conquista de direitos e ampliação da esfera pública
Ancassuerd, Marli Pinto
educação de jovens e adultos
governos locais
local governments
políticas públicas de educação
public policies of education
young and adult education
title_short Políticas públicas de educação de jovens e adultos no ABC paulista: conquista de direitos e ampliação da esfera pública
title_full Políticas públicas de educação de jovens e adultos no ABC paulista: conquista de direitos e ampliação da esfera pública
title_fullStr Políticas públicas de educação de jovens e adultos no ABC paulista: conquista de direitos e ampliação da esfera pública
title_full_unstemmed Políticas públicas de educação de jovens e adultos no ABC paulista: conquista de direitos e ampliação da esfera pública
title_sort Políticas públicas de educação de jovens e adultos no ABC paulista: conquista de direitos e ampliação da esfera pública
author Ancassuerd, Marli Pinto
author_facet Ancassuerd, Marli Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Beisiegel, Celso de Rui
dc.contributor.author.fl_str_mv Ancassuerd, Marli Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv educação de jovens e adultos
governos locais
local governments
políticas públicas de educação
public policies of education
young and adult education
topic educação de jovens e adultos
governos locais
local governments
políticas públicas de educação
public policies of education
young and adult education
description A educação de jovens e adultos é um campo de políticas, práticas e reflexões que está para além dos limites da escolarização, sentido estrito. É considerada como parte integrante da história da educação em nosso país, na verdade, um dos maiores problemas da educação e que envolve milhões de brasileiros. Este trabalho tem como foco programas, projetos e ações concebidos e implementados, nos últimos anos, pelos governos locais dos municípios que compõem o ABC Paulista, em parcerias com a sociedade civil. As políticas analisadas foram desenvolvidas pelas administrações municipais no período 1987-2003, quando foi possível ver o surgimento e a coexistência de duas gerações de políticas: a primeira baseada na idéia de um estado de bem estar social e a segunda, ancorada no princípio da participação social objetivando a ampliação das esferas públicas, local e regional. No conjunto das municipalidades do ABC, este estudo recaiu sobre Diadema, Santo André e Mauá. Foram realizadas entrevistas com gestores públicos, dirigentes sindicais, representantes de entidades parceiras, coordenadores, professores; grupos focais com alfabetizandos, sendo os dados analisados à luz de extensa documentação atos legais, estatísticas oficiais, produção das secretarias municipais de educação e centros de memória locais. O estudo sobre os MOVA(s) (Movimento de Alfabetização) locais e Regional evidenciou a concretização das lutas por direitos e pela garantia à participação social dos jovens e adultos, o estabelecimento de novos atores (individuais e coletivos) a ampliação e o fortalecimento da esfera pública.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-05-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01092009-161941/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01092009-161941/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090282596073472