A frente popular no Chile: história e historiografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aggio, Alberto
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-09112022-120500/
Resumo: Este trabalho é, na verdade, continuidade e desdobramento da dissertação de mestrado, defendida no final de 1990, e publicada em livro três anos depois 1 Naquele texto, procurei estudar as vicissitudes que marcaram o governo comandado por Salvador Allende, entre 1970 e 1973. Dando seqüência às minhas pesquisas a respeito da história política do Chile, o estudo que ora apresento, como tese de doutorado, tem como objetivo principal compreender o que se processou no Chile após a vitória eleitoral da Frente Popular, em 1938. Este período se reveste de um significado especial na história política chilena, uma vez que se configura como o coroamento do desenlace da modernização do Estado, iniciado em 1920, com a eleição do presidente Arturo Alessandri. Ao lado disso, é neste período que se afirma também um novo papel do Estado em relação à economia, processo este que se combina, no Chile, com o fortalecimento da democracia representativa. Em 1938, com a vitória da Frente Popular, cristaliza-se uma mudança histórica que foi se configurando desde as primeiras décadas do século XX. A partir daí, os governos comandados pelo Partido Radical, que se sucederam até 1952, impuseram ao país um padrão de modernização que se notabilizou no continente latino-americano pela sua singularidade ao combinar desenvolvimento econômico com liberdade política e intervenção do Estado com integração social.
id USP_dd8a945d7de96c798532ffdd1eee367b
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-09112022-120500
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A frente popular no Chile: história e historiografiaNot availableHistória da AméricaHistória latino-americanaHistoriografiaNot availableEste trabalho é, na verdade, continuidade e desdobramento da dissertação de mestrado, defendida no final de 1990, e publicada em livro três anos depois 1 Naquele texto, procurei estudar as vicissitudes que marcaram o governo comandado por Salvador Allende, entre 1970 e 1973. Dando seqüência às minhas pesquisas a respeito da história política do Chile, o estudo que ora apresento, como tese de doutorado, tem como objetivo principal compreender o que se processou no Chile após a vitória eleitoral da Frente Popular, em 1938. Este período se reveste de um significado especial na história política chilena, uma vez que se configura como o coroamento do desenlace da modernização do Estado, iniciado em 1920, com a eleição do presidente Arturo Alessandri. Ao lado disso, é neste período que se afirma também um novo papel do Estado em relação à economia, processo este que se combina, no Chile, com o fortalecimento da democracia representativa. Em 1938, com a vitória da Frente Popular, cristaliza-se uma mudança histórica que foi se configurando desde as primeiras décadas do século XX. A partir daí, os governos comandados pelo Partido Radical, que se sucederam até 1952, impuseram ao país um padrão de modernização que se notabilizou no continente latino-americano pela sua singularidade ao combinar desenvolvimento econômico com liberdade política e intervenção do Estado com integração social.Not availableBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPrado, Maria Ligia CoelhoAggio, Alberto1996-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-09112022-120500/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-11-09T14:11:16Zoai:teses.usp.br:tde-09112022-120500Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-11-09T14:11:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A frente popular no Chile: história e historiografia
Not available
title A frente popular no Chile: história e historiografia
spellingShingle A frente popular no Chile: história e historiografia
Aggio, Alberto
História da América
História latino-americana
Historiografia
Not available
title_short A frente popular no Chile: história e historiografia
title_full A frente popular no Chile: história e historiografia
title_fullStr A frente popular no Chile: história e historiografia
title_full_unstemmed A frente popular no Chile: história e historiografia
title_sort A frente popular no Chile: história e historiografia
author Aggio, Alberto
author_facet Aggio, Alberto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prado, Maria Ligia Coelho
dc.contributor.author.fl_str_mv Aggio, Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv História da América
História latino-americana
Historiografia
Not available
topic História da América
História latino-americana
Historiografia
Not available
description Este trabalho é, na verdade, continuidade e desdobramento da dissertação de mestrado, defendida no final de 1990, e publicada em livro três anos depois 1 Naquele texto, procurei estudar as vicissitudes que marcaram o governo comandado por Salvador Allende, entre 1970 e 1973. Dando seqüência às minhas pesquisas a respeito da história política do Chile, o estudo que ora apresento, como tese de doutorado, tem como objetivo principal compreender o que se processou no Chile após a vitória eleitoral da Frente Popular, em 1938. Este período se reveste de um significado especial na história política chilena, uma vez que se configura como o coroamento do desenlace da modernização do Estado, iniciado em 1920, com a eleição do presidente Arturo Alessandri. Ao lado disso, é neste período que se afirma também um novo papel do Estado em relação à economia, processo este que se combina, no Chile, com o fortalecimento da democracia representativa. Em 1938, com a vitória da Frente Popular, cristaliza-se uma mudança histórica que foi se configurando desde as primeiras décadas do século XX. A partir daí, os governos comandados pelo Partido Radical, que se sucederam até 1952, impuseram ao país um padrão de modernização que se notabilizou no continente latino-americano pela sua singularidade ao combinar desenvolvimento econômico com liberdade política e intervenção do Estado com integração social.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-08-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-09112022-120500/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-09112022-120500/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090562221932544