A interatividade no diálogo de viva-voz na comunicação radiofônica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-14092009-150516/ |
Resumo: | A presente tese buscou demonstrar os processos de articulação e efetivação da interatividade discursiva na comunicação radiofônica. Como ponto de referência, o recorte do corpus concentrou-se na constituição das estratégias discursivas especialmente empregadas pelos participantes de interlocuções de viva-voz em programas sobre diferentes situações do cotidiano da vida urbana. O raciocínio teórico foi apoiado nas noções de dialogismo, enunciado concreto e interação verbal, segundo o pensador russo Mikhail Bakhtin, bem como a compreensão de diferentes aspectos discursivos e enunciativos apresentados nas emissões dos programas exemplares analisados. O rádio foi considerado como mídia sonora na qual se encontram integrados vários sistemas de signos (musical, verbal e sonoro) articulados de modo indissociável para sua efetiva realização discursiva Esta característica faz parte da especificidade desta forma de comunicação social. A análise revelou que as estratégias discursivas, isto é, a concomitância da ordem de valores e do espaço semiótico gerador de sentidos da vida privada e social, correspondem aos princípios ideológicos norteadores do projeto editorial da emissora e são coerentes com esta proposta. A interatividade, portanto, sofre coerções que são de ordem discursiva e ideológica e, a despeito de certa compreensão corrente acerca desse processo, não se realiza como troca equânime de mensagens entre os participantes da comunicação (locutor- ouvintes), colocados em condição de igualdade graças ao acesso a determinados aparatos tecnológicos. A interatividade no rádio, portanto, passa a ser compreendida como uma das características do discurso radiofônico. Ela também se configura como lugar em que os enunciados da esfera privada/individual e os da esfera pública/coletiva surgem entrelaçados. Dessa forma, constitui-se como possibilidade essencial para comunicar outras instâncias de vivência da vida social cotidiana tal como ela é: concomitância e integração destas duas esferas. |
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A interatividade no diálogo de viva-voz na comunicação radiofônicaA interatividade no diálogo de viva-voz na comunicação radiofônicaAlive dialogueComunicação radiofônicaDiálogo de viva-vozDiscurso radiofônicoInteractivity on the radioInteratividade no rádioMajor radialism and everyday lifeRadialismo e cotidianoRadio communicationRadio discourseA presente tese buscou demonstrar os processos de articulação e efetivação da interatividade discursiva na comunicação radiofônica. Como ponto de referência, o recorte do corpus concentrou-se na constituição das estratégias discursivas especialmente empregadas pelos participantes de interlocuções de viva-voz em programas sobre diferentes situações do cotidiano da vida urbana. O raciocínio teórico foi apoiado nas noções de dialogismo, enunciado concreto e interação verbal, segundo o pensador russo Mikhail Bakhtin, bem como a compreensão de diferentes aspectos discursivos e enunciativos apresentados nas emissões dos programas exemplares analisados. O rádio foi considerado como mídia sonora na qual se encontram integrados vários sistemas de signos (musical, verbal e sonoro) articulados de modo indissociável para sua efetiva realização discursiva Esta característica faz parte da especificidade desta forma de comunicação social. A análise revelou que as estratégias discursivas, isto é, a concomitância da ordem de valores e do espaço semiótico gerador de sentidos da vida privada e social, correspondem aos princípios ideológicos norteadores do projeto editorial da emissora e são coerentes com esta proposta. A interatividade, portanto, sofre coerções que são de ordem discursiva e ideológica e, a despeito de certa compreensão corrente acerca desse processo, não se realiza como troca equânime de mensagens entre os participantes da comunicação (locutor- ouvintes), colocados em condição de igualdade graças ao acesso a determinados aparatos tecnológicos. A interatividade no rádio, portanto, passa a ser compreendida como uma das características do discurso radiofônico. Ela também se configura como lugar em que os enunciados da esfera privada/individual e os da esfera pública/coletiva surgem entrelaçados. Dessa forma, constitui-se como possibilidade essencial para comunicar outras instâncias de vivência da vida social cotidiana tal como ela é: concomitância e integração destas duas esferas.This thesis sought to demonstrate the processes and operationalizing interactivity discourse on the radio communication. As a reference the cut-off of the corpus focused on setting up the discursive strategies employed by the participants of interlocutions of the host programmes in different situations of daily routine in urban life. The theoretical reasoning was supported on dialogism, as set out concrete and verbal interaction, in accordance with the Russian thinker Mikhail Bakhtin and an understanding of different discursive and enunciative aspects presented in emissions of the analysed program copies. The radio was regarded as media sound containing multiple integrated systems of different musical, oral and audible, articulated inseparably for its effective discursive implementation.This feature is part of the specificity of this social type of communication. The analysis showed that strategies discursive, i.e. the concomitance of the order of values and semiotic space generator of the senses of private and social lives correspond to the ideological principle guiding project editorial and are consistent with this proposal. Interactivity therefore suffers from coercions that are and ideological discourse and, despite of certain present understanding about the process, is not carried through as equal exchange messages between the participants of the communication (locutor - listeners), they are put on the condition of equal access thanks to certain devices of the technology. Radio interactivity, therefore, is understood as one of the characteristics of the major speech. It also represents the place where the listed privacy / individual and collective public sphere arise interlacedly. This way is as essential possibility to communicate other instances of the viability of everyday social life as it is: concurrency and integration of these two spheres. radio communication; interactivity on the radio; alive dialogue, radio discourse;; major radialism and everyday life.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFernandes, Terezinha Fátima Tagé DiasMaciel, Suely2009-04-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-14092009-150516/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:00Zoai:teses.usp.br:tde-14092009-150516Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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