Personalização da experiência em museus: aplicação real de um sistema de recomendação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laskoski, Felipe Ferreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-13012020-140941/
Resumo: A rápida evolução tecnológica tem expandido constantemente as fronteiras das aplicações de diversas áreas na vida das pessoas. A aplicação de sistemas de recomendação é um exemplo que se beneficiou com essa evolução e que hoje é aplicado em muitos contextos novos, como em museus. Diversos estudos se propuseram a gerar um sistema de recomendação para enfrentar a típica dificuldade de sobrecarga de informação, que costuma ser experimentada pelos visitantes desses lugares. Mas esses sistemas, em sua maioria, não exploraram as capacidades tecnológicas hoje disponíveis ou não foram testados em ambientes reais de utilização. Esta pesquisa busca atender essas oportunidades com a concepção de um sistema de recomendação híbrido baseado em informações de contexto e no método de recomendação collaborative filtering. O sistema também é avaliado em ambiente produtivo com usuários reais, em vez de experimentos controlados. O sistema proposto gera rotas personalizadas de visitação com o objetivo de maximizar a satisfação do usuário ao mesmo tempo em que minimiza a distância do percurso da visita. Esta pesquisa realizou uma das maiores avaliações de um sistema de recomendação já divulgadas, contando com a participação de um número expressivo de visitantes reais em um museu de São Paulo. Seu desempenho foi aferido em relação à acurácia e satisfação do usuário. As avaliações foram feitas em duas etapas, sendo que a segunda foi realizada com um sistema com melhorias baseadas nos resultados da primeira etapa. Mesmo com todas as variabilidades naturais de um ambiente produtivo, os resultados indicaram que o sistema obteve altos níveis de acurácia e satisfação do usuário com as recomendações de itens e as rotas propostas. Verificou-se também uma tendência de melhora na acurácia das recomendações, tanto da primeira para a segunda etapa, quanto com o aumento da base de dados gerados pelos usuários.
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