Efeito de episódios recorrentes de otite média nas habilidades auditivas de crianças entre 7 e 12 anos de idade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Laura Caruso
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6132/tde-13122022-144052/
Resumo: Objetivo. Verificar os efeitos de episódios recorrentes de otite média nos quatro primeiros anos de vida, nas habilidades auditivas de crianças entre 7 e 12 anos de idade. Métodos. Foram avaliadas 90 crianças que, conforme a exposição à otite, formaram três grupos: grupo com baixa exposição (GBE), grupo com exposição média (GEM) e grupo com alta exposição (GAB). O GBE foi constituído por 30 crianças com ausência de relato de otite, ou relato de apenas um episódio sem a necessidade, no entanto, de intervenção médica ou medicação para a solução. O GEM foi constituído 30 crianças com relato de episódios ocasionais e, o GAB, por 30 crianças com relato de episódios freqüentes de otite. A exposição à otite média foi documentada por meio de questionário aplicado aos pais da criança e as habilidades auditivas foram avaliadas pela aplicação dos seguintes testes comportamentais: fala com ruído, dissílabos alternados (SSW), teste padrão de freqüência e limiar diferencial de mascaramento (MLD). Resultados. Foi possível observar que os três grupos mostraram limiares de audibilidade mínimos similares, tanto na faixa de freqüência convencional (de 250 Hz a 8 kHz), como na faixa de freqüências ultra-altas (de 9 kHz a 18 kHz).Nos testes que avaliam as habilidades auditivas centrais, o GBE mostrou melhor desempenho no teste fala com ruído, no SSW e no teste padrão de freqüência. O melhor desempenho do GBE não foi observado no MLD. As diferenças entre os grupos, no entanto, não foi estatisticamente significante. Conclusões. Embora não tenha sido observada associação com significância estatística entre episódios recorrentes de otite média e alterações nas habilidades auditivas, existe uma tendência para grupos com menor exposição mostrar melhor desempenho em tarefas que avaliam as habilidades auditivas centrais.
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spelling Efeito de episódios recorrentes de otite média nas habilidades auditivas de crianças entre 7 e 12 anos de idadeEffects of otitis media in early childhood on hearing abilities of children from 7 to 12 years oldAuditory Processing AbilityHabilidades Auditivas CentraisOtite MédiaOtitis MediaProcessamento Auditivo CentralObjetivo. Verificar os efeitos de episódios recorrentes de otite média nos quatro primeiros anos de vida, nas habilidades auditivas de crianças entre 7 e 12 anos de idade. Métodos. Foram avaliadas 90 crianças que, conforme a exposição à otite, formaram três grupos: grupo com baixa exposição (GBE), grupo com exposição média (GEM) e grupo com alta exposição (GAB). O GBE foi constituído por 30 crianças com ausência de relato de otite, ou relato de apenas um episódio sem a necessidade, no entanto, de intervenção médica ou medicação para a solução. O GEM foi constituído 30 crianças com relato de episódios ocasionais e, o GAB, por 30 crianças com relato de episódios freqüentes de otite. A exposição à otite média foi documentada por meio de questionário aplicado aos pais da criança e as habilidades auditivas foram avaliadas pela aplicação dos seguintes testes comportamentais: fala com ruído, dissílabos alternados (SSW), teste padrão de freqüência e limiar diferencial de mascaramento (MLD). Resultados. Foi possível observar que os três grupos mostraram limiares de audibilidade mínimos similares, tanto na faixa de freqüência convencional (de 250 Hz a 8 kHz), como na faixa de freqüências ultra-altas (de 9 kHz a 18 kHz).Nos testes que avaliam as habilidades auditivas centrais, o GBE mostrou melhor desempenho no teste fala com ruído, no SSW e no teste padrão de freqüência. O melhor desempenho do GBE não foi observado no MLD. As diferenças entre os grupos, no entanto, não foi estatisticamente significante. Conclusões. Embora não tenha sido observada associação com significância estatística entre episódios recorrentes de otite média e alterações nas habilidades auditivas, existe uma tendência para grupos com menor exposição mostrar melhor desempenho em tarefas que avaliam as habilidades auditivas centrais.Objective. The present study was designed to verify the effects of occurrence of otitis media in the first four years of life on hearing abilities of children from 7 to 12 years old. Methods. Ninety children aged from 7 to 12 were evaluated and, according to their reported exposure to otitis, they were distributed into three groups: Low Exposure Group (LEG), Medium Exposure Group (MEG) and High Exposure Group (HEG). The LEG was constituted of 30 children who did not suffer from any episode of otitis media or who experienced only one episode without having any medical or drug intervention. The MEG was composed of 30 children with occasional episodes, and the REG by 30 children with frequent episodes of otitis. Exposure to otitis was documented by means of a questionnaire applied to the children\' s parents, and the hearing abilities were evaluated by the following behavior tests: speech-in-noise, staggered spondaic words, pitch pattern sequence test, and masking level difference. Results. The three groups were similar with respect to the hearing sensitivity in the conventional frequency range (at 250Hz to 8 kHz) and in the extended high-frequency range (at 9 kHz to 18 kHz). The LEG performed better in the speech-in-noise test, in the SSW, and in the pitch pattern sequence test. The differences between the groups, however, were not statistically significant. Conclusions. The otitis group tends to perform worse on tests of auditory processing abilities.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCardoso, Maria Regina AlvesRibeiro, Laura Caruso2004-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6132/tde-13122022-144052/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-12-13T16:42:51Zoai:teses.usp.br:tde-13122022-144052Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-12-13T16:42:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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