As artes cênicas e o construtivismo semiótico-cultural em psicologia: diálogos a partir da experiência corporal-estética em composição poética cênica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Juliano Casimiro de Camargo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-25032015-150647/
Resumo: Esta pesquisa se situa na fronteira entre as artes cênicas e a psicologia, em especial a perspectiva semiótico-cultural. Temos por tema a relação entre a experiência corporal-estética e o formar-se (Bildung). Nosso foco está em pessoas que empreendem costumeiramente iniciativas de criação teatral, em especial aquelas que as tomem por atividades profissionais. Objetivamos responder à questão: Qual o papel da experiência corporal-estética na formação do ser-ator e nos seus processos de construção de conhecimento a respeito do seu potencial de ação simbólica? Utilizamos, para tanto, da explicitação e análise de parte das experiências práticas do Eu-Outro Núcleo de Pesquisa Cênica, quando da montagem de dois espetáculos teatrais - Favores da Lua o prólogo e O Touro Branco. Essas experiências ilustram três eixos de discussão teórica de que nos utilizamos para responder a questão central desta investigação: 1 a ideia de Merleau-Ponty (2006a; 2006b; 2011; 2012; 2013) de que o homem é um fenômeno senciente que persiste no tempo; 2 a aproximação que Gadamer (1985; 2008; 2010; 2011) faz entre as artes, o jogo e festa, de onde reconhecemos uma dupla possibilidade de experiência do tempo como linear e como cíclico e a repetição como categoria temporal das artes cênicas; 3 o desenvolvimento conceitual de Boesch (1991) sobre cultura e ação em articulação com as propostas de Elias (1993; 1994a; 1994b; 1998) sobre a inevitável interdependência constitutiva entre identidade de grupo e identidade pessoal. Concluímos existir um conhecimento inerente à criação teatral, que se refere a certo poder do ser sobre o mundo. Esse poder, quando alargado, reorganiza a existência senciente do ser e nisso estabelece novas possibilidades e limites para suas relações futuras com esse mesmo mundo. A formação, nesses termos, com que lidamos nesta pesquisa é, nos termos gadamerianos, um constante sair de si para voltar a si modificado
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spelling As artes cênicas e o construtivismo semiótico-cultural em psicologia: diálogos a partir da experiência corporal-estética em composição poética cênicaThe Scenic Arts and the Semiotic-Cultural Construtivism in Psychology: dialogs from corporal-aesthetic experience in Scenic Poetic CompositionArtes cênicasBildungConstrução de conhecimentoConstrutivismo semiótico-cultural em psicologiaCorporal-Aesthetic ExperienceExperiência corporal-estéticaFormar-seMaking-KnowledgeScenic ArtsSemiotic-Cultural ConstructivismEsta pesquisa se situa na fronteira entre as artes cênicas e a psicologia, em especial a perspectiva semiótico-cultural. Temos por tema a relação entre a experiência corporal-estética e o formar-se (Bildung). Nosso foco está em pessoas que empreendem costumeiramente iniciativas de criação teatral, em especial aquelas que as tomem por atividades profissionais. Objetivamos responder à questão: Qual o papel da experiência corporal-estética na formação do ser-ator e nos seus processos de construção de conhecimento a respeito do seu potencial de ação simbólica? Utilizamos, para tanto, da explicitação e análise de parte das experiências práticas do Eu-Outro Núcleo de Pesquisa Cênica, quando da montagem de dois espetáculos teatrais - Favores da Lua o prólogo e O Touro Branco. Essas experiências ilustram três eixos de discussão teórica de que nos utilizamos para responder a questão central desta investigação: 1 a ideia de Merleau-Ponty (2006a; 2006b; 2011; 2012; 2013) de que o homem é um fenômeno senciente que persiste no tempo; 2 a aproximação que Gadamer (1985; 2008; 2010; 2011) faz entre as artes, o jogo e festa, de onde reconhecemos uma dupla possibilidade de experiência do tempo como linear e como cíclico e a repetição como categoria temporal das artes cênicas; 3 o desenvolvimento conceitual de Boesch (1991) sobre cultura e ação em articulação com as propostas de Elias (1993; 1994a; 1994b; 1998) sobre a inevitável interdependência constitutiva entre identidade de grupo e identidade pessoal. Concluímos existir um conhecimento inerente à criação teatral, que se refere a certo poder do ser sobre o mundo. Esse poder, quando alargado, reorganiza a existência senciente do ser e nisso estabelece novas possibilidades e limites para suas relações futuras com esse mesmo mundo. A formação, nesses termos, com que lidamos nesta pesquisa é, nos termos gadamerianos, um constante sair de si para voltar a si modificadoThis research stands on the boundaries between scenic arts and the psychology, in particular the semiotic-cultural perspective. We have as a subject-matter the relationship between corporal-aesthetic experience and the Bildung. Our focus is on people that get involved with theatrical creative processes, particularly those who consider them as professional activities. Our goal is to answer the question: Which is the role of corporal-aesthetic experience in the bildung of being-actor and in the processes of making-knowledge regarding to his potential of symbolic action? We use, therefore, the explanation and analysis of practical experiences of I-Other Nucleus of Scenic Research, while set up of two theater shows - \"Favours of the Moon - the prologue\" and \"The White Bull\". These experiences illustrate three areas of theoretical discussion that we use to answer the central question of this research: 1 - the idea by Merleau-Ponty (2006a, 2006b, 2011; 2012; 2013) that man is a sentient phenomenon that persists over time; 2 the approximation that Gadamer (1985; 2008, 2010, 2011) makes between the arts, play and party, where we recognize the possibility of a dual experience of time - as linear and cyclic - and the repetition as a temporal category of scenic arts; 3 - the conceptual development by Boesch (1991) on culture and action, which we articulate with the proposals by Elias (1993, 1994a, 1994b, 1998) on the inevitable constitutive interdependence between both group and personal identity. We conclude there is an inherent knowledge to the theatrical creation, which refers to a certain power of being on the world. This power, when extended, reorganizes the sentient existence of being and that establishes new limits and possibilities for his future relationship with the world. The Bildung, in these terms, we deal with in this research is, in accordance with Gadamerian´s terms, a constant leaving itself to get back to itself modifiedBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSimao, Livia MathiasSampaio, Juliano Casimiro de Camargo2014-04-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-25032015-150647/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-04-27T06:00:14Zoai:teses.usp.br:tde-25032015-150647Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-04-27T06:00:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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