Interações entre atores e transformações de políticas públicas: o caso da implementação do CEU Heliópolis 

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Marina Bezerril Régis
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16139/tde-29042021-105755/
Resumo: A dissertação é um estudo de caso que analisa o processo de desenho, implementação e gestão da política pública de educação CEU Heliópolis à luz do conceito \"Bairro Educador\", criado a partir da relação entre as lideranças comunitárias de Heliópolis - SP, a UNAS, e servidores públicos da EMEF Presidente Campos Salles. O objetivo da pesquisa é entender os processos de interação e participação entre os atores sociais na adaptação de uma política pública municipal de educação, os Centros Educacionais Unificados, que foi direcionada pelos desejos da comunidade, além de ser gerida por seus pares. Para tanto, o trabalho busca fazer um levantamento da formação da política pública de educação e da rede escolar em São Paulo para entender o trânsito de ideias e as concepções pedagógicas por trás dos projetos arquitetônicos escolares. Ademais, faz-se um estudo da formação urbana e social da favela de Heliópolis para compreender como o conceito \"Bairro Educador\" foi criado e tem pautado as relações políticas, administrativas e sociais da comunidade.
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spelling Interações entre atores e transformações de políticas públicas: o caso da implementação do CEU Heliópolis Interactions between actors and public policy transformations: the case of CEU Heliópolis implementationBairro educadorBairro educadorCEU HeliópolisCEU HeliópolisEducation PolicyEquipamentos urbanosParticipaçãoParticipationPolítica pública de educaçãoUrban equipmentA dissertação é um estudo de caso que analisa o processo de desenho, implementação e gestão da política pública de educação CEU Heliópolis à luz do conceito \"Bairro Educador\", criado a partir da relação entre as lideranças comunitárias de Heliópolis - SP, a UNAS, e servidores públicos da EMEF Presidente Campos Salles. O objetivo da pesquisa é entender os processos de interação e participação entre os atores sociais na adaptação de uma política pública municipal de educação, os Centros Educacionais Unificados, que foi direcionada pelos desejos da comunidade, além de ser gerida por seus pares. Para tanto, o trabalho busca fazer um levantamento da formação da política pública de educação e da rede escolar em São Paulo para entender o trânsito de ideias e as concepções pedagógicas por trás dos projetos arquitetônicos escolares. Ademais, faz-se um estudo da formação urbana e social da favela de Heliópolis para compreender como o conceito \"Bairro Educador\" foi criado e tem pautado as relações políticas, administrativas e sociais da comunidade.The dissertation is a case study that analyzes the process of designing, implementing, and managing the public education policy CEU Heliópolis based on the concept of \"Bairro Educador\", created from the relationship between the community leaders of Heliópolis - SP, UNAS, and public servants of EMEF Presidente Campos Salles. The objective of the research is to understand the processes of interaction and participation among social actors in adapting a municipal public education policy, the \"Centros Educacionais Unificados\", which was guided by the wishes of the community, in addition to being managed by their peers. Furthermore, the work seeks to survey the formation of public education policy and the school network in São Paulo to understand the flow of ideas and pedagogical concepts behind school architectural projects. In addition, a study of the urban and social formation of the Heliópolis favela is carried out to understand how the \"Bairro Educador\" concept was created and has guided the political, administrative, and social relations of the community.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLeme, Maria Cristina da SilvaRamos, Marina Bezerril Régis2020-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16139/tde-29042021-105755/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-06-07T23:34:03Zoai:teses.usp.br:tde-29042021-105755Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-06-07T23:34:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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