Estilo e formação na filosofia do jovem Nietzsche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Alexander
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-03032016-143531/
Resumo: Num âmbito geral, nosso objetivo será identificar e analisar as origens da concepção estético-ética de estilo utilizada pelo jovem Nietzsche, bem como analisar a relação entre os conceitos de estilo (Stil) e formação (Bildung) nestes escritos juvenis. Num âmbito específico, o escopo do presente trabalho consiste em mostrar a tese de que o estilo, para o jovem Nietzsche, é tomado como um princípio estético-ético fundamental para que a filosofia realize a sua meta: a formação do homem. Pretendemos mostrar que Nietzsche pensa a ideia da formação do homem em estreita relação com a proposta classicista de uma educação estética através do caráter simples e ingênuo expresso no estilo da arte dos gregos. Retomando a luta pela formação (Bildungkampf)iniciada outrora pelos clássicos alemães, Winckelmann, Goethe e Schiller, Nietzsche se colocacomoherdeiro e continuador de uma corrente de pensadores que idealizaram a Grécia clássica como o modelo de cultura e, doravante, utilizaram este ideal como um ponto de fuga para superar a barbárie moderna. É neste registro que Nietzsche pensará o tema do estilo na filosofia, pois, uma vez que a tarefa da filosofia é realizar a formação do homem, o melhor estilo para o discurso filosófico deve ser o estilo simples e ingênuo dos clássicos. Como exemplo de simplicidade e ingenuidade no discurso filosófico moderno, Nietzsche apresenta Schopenhauer, o filósofo educador por excelência.
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