\"A paisagem no ensino de geografia: Uma estratégia didática a partir da arte\"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Myanaki, Jacqueline
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-03012005-124908/
Resumo: Esse trabalho propõe um caminho para viabilizar a articulação entre geografia e arte na prática de ensino de geografia no ensino fundamental, a partir do experimento de um conjunto de atividades enfocadas no estudo da paisagem geográfica, nas noções básicas conceituais e sua percepção, utilizando reproduções de quadros de pintores brasileiros. O experimento foi realizado, na sua maior parte, com alunos de 6ª série de diferentes instituições em duas etapas bem definidas. Na primeira etapa, o roteiro de atividades foi desenvolvido com três turmas de três escolas diferentes e cujos professores participaram como observadores e coadjuvantes durante a aplicação das atividades. Na segunda etapa o roteiro foi desenvolvido de maneira autônoma por sete professores de cinco instituições que receberam antecipadamente o material e as instruções necessárias e assistência à distância, quando solicitada. Os resultados das duas etapas demonstraram que é possível articular arte e geografia no estudo da paisagem geográfica de maneira a ampliar a capacidade de percepção e apreensão da paisagem geográfica, bem como sobre as manifestações artísticas, além dessa estratégia representar um aumento no entusiasmo e despertar o interesse dos alunos para o processo de construção do conhecimento.
id USP_f1453b0b59c42a766047b5560f96949d
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-03012005-124908
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling \"A paisagem no ensino de geografia: Uma estratégia didática a partir da arte\"\"The landscape in Geography teaching: a didactic strategy using art as starting point\"ArtArtesEnsinoGeografiaGeographyInterdisciplinaridadeInterdisciplinaryLandscapePaisagemTeachingEsse trabalho propõe um caminho para viabilizar a articulação entre geografia e arte na prática de ensino de geografia no ensino fundamental, a partir do experimento de um conjunto de atividades enfocadas no estudo da paisagem geográfica, nas noções básicas conceituais e sua percepção, utilizando reproduções de quadros de pintores brasileiros. O experimento foi realizado, na sua maior parte, com alunos de 6ª série de diferentes instituições em duas etapas bem definidas. Na primeira etapa, o roteiro de atividades foi desenvolvido com três turmas de três escolas diferentes e cujos professores participaram como observadores e coadjuvantes durante a aplicação das atividades. Na segunda etapa o roteiro foi desenvolvido de maneira autônoma por sete professores de cinco instituições que receberam antecipadamente o material e as instruções necessárias e assistência à distância, quando solicitada. Os resultados das duas etapas demonstraram que é possível articular arte e geografia no estudo da paisagem geográfica de maneira a ampliar a capacidade de percepção e apreensão da paisagem geográfica, bem como sobre as manifestações artísticas, além dessa estratégia representar um aumento no entusiasmo e despertar o interesse dos alunos para o processo de construção do conhecimento.This work proposes a means of attaining a synthesis between Geography and Art in the field of Geography teaching at the primary and intermediate levels. It is based on an experiment comprising of a group of activities focusing on the study of basic conceptual notions and perception of geographic landscape, using paintings by Brazilian artists as a reference. The experiment was mostly carried out in two distinct, well-defined stages with students studying in the 6th grade at different institutions. In the first stage, a series of activities was developed with three groups from three different schools. The groups’ teachers participated as observers and assistants during the completion of the activities. In the second stage, the activities were developed independently by seven teachers from five institutions that received the material and all the necessary instructions beforehand, as well as long distance assistance, when requested. The results of the two stages show that it is possible to combine Art and Geography in the study of geographic landscape in such a way as to increase students’ ability to perceive and understand geographic landscape, as well as artistic expression, and at the same time help to stir their enthusiasm and interest toward the processes of knowledge building.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAlmeida, Regina Araujo deMyanaki, Jacqueline2003-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-03012005-124908/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-07-08T21:34:02Zoai:teses.usp.br:tde-03012005-124908Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-07-08T21:34:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv \"A paisagem no ensino de geografia: Uma estratégia didática a partir da arte\"
\"The landscape in Geography teaching: a didactic strategy using art as starting point\"
title \"A paisagem no ensino de geografia: Uma estratégia didática a partir da arte\"
spellingShingle \"A paisagem no ensino de geografia: Uma estratégia didática a partir da arte\"
Myanaki, Jacqueline
Art
Artes
Ensino
Geografia
Geography
Interdisciplinaridade
Interdisciplinary
Landscape
Paisagem
Teaching
title_short \"A paisagem no ensino de geografia: Uma estratégia didática a partir da arte\"
title_full \"A paisagem no ensino de geografia: Uma estratégia didática a partir da arte\"
title_fullStr \"A paisagem no ensino de geografia: Uma estratégia didática a partir da arte\"
title_full_unstemmed \"A paisagem no ensino de geografia: Uma estratégia didática a partir da arte\"
title_sort \"A paisagem no ensino de geografia: Uma estratégia didática a partir da arte\"
author Myanaki, Jacqueline
author_facet Myanaki, Jacqueline
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Regina Araujo de
dc.contributor.author.fl_str_mv Myanaki, Jacqueline
dc.subject.por.fl_str_mv Art
Artes
Ensino
Geografia
Geography
Interdisciplinaridade
Interdisciplinary
Landscape
Paisagem
Teaching
topic Art
Artes
Ensino
Geografia
Geography
Interdisciplinaridade
Interdisciplinary
Landscape
Paisagem
Teaching
description Esse trabalho propõe um caminho para viabilizar a articulação entre geografia e arte na prática de ensino de geografia no ensino fundamental, a partir do experimento de um conjunto de atividades enfocadas no estudo da paisagem geográfica, nas noções básicas conceituais e sua percepção, utilizando reproduções de quadros de pintores brasileiros. O experimento foi realizado, na sua maior parte, com alunos de 6ª série de diferentes instituições em duas etapas bem definidas. Na primeira etapa, o roteiro de atividades foi desenvolvido com três turmas de três escolas diferentes e cujos professores participaram como observadores e coadjuvantes durante a aplicação das atividades. Na segunda etapa o roteiro foi desenvolvido de maneira autônoma por sete professores de cinco instituições que receberam antecipadamente o material e as instruções necessárias e assistência à distância, quando solicitada. Os resultados das duas etapas demonstraram que é possível articular arte e geografia no estudo da paisagem geográfica de maneira a ampliar a capacidade de percepção e apreensão da paisagem geográfica, bem como sobre as manifestações artísticas, além dessa estratégia representar um aumento no entusiasmo e despertar o interesse dos alunos para o processo de construção do conhecimento.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-08-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-03012005-124908/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-03012005-124908/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090323839713280