Arte e educação estética para jovens e adultos: as transformações no olhar do aluno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22062007-094232/ |
Resumo: | A pesquisa analisa as transformações no olhar de alunos adultos em sua passagem pela escola. O foco do trabalho está no papel da Educação Estética para jovens e adultos - tratada como Educação do Olhar. Ao mesmo tempo que afirma a necessidade de uma Educação Estética para esse público, o trabalho examina os efeitos que esse tipo de escolarização provoca na visão de mundo de um adulto e de que forma contribui para os seus processos de letramento. A natureza do estudo é qualitativa e ele foi realizado no Curso Supletivo do Colégio Santa Cruz, uma escola particular localizada na cidade de São Paulo, que oferece cursos de Educação de Jovens e Adultos. Os sujeitos da pesquisa são alunos que freqüentaram a fase inicial do Ensino Médio, durante 2004 e 2005. A autora atuou como professora e pesquisadora, concomitantemente, deste grupo de alunos. O trabalho é fundamentado na Fenomenologia e nos estudos do filósofo Maurice Merleau-Ponty. A análise dos dados é realizada à luz de uma compreensão da Estética tangível a todas as áreas do conhecimento humano e propõe procedimentos metodológicos que evidenciem os aspectos estéticos dos conhecimentos produzidos nas diferentes disciplinas, como um meio para atingir os aspectos mais conceituais desses saberes. A pesquisa analisa também um projeto pedagógico, considerado estético, e demonstra como o trabalho coletivo na escola de jovens e adultos, por meio de projetos centrados nas relações entre as disciplinas, contribui efetivamente para reunir conhecimentos prévios dos alunos e conhecimentos escolares, desenvolver práticas sociais de uso da escrita e promover a formação de indivíduos plenamente letrados. |
id |
USP_f2d154778b5e5d263951dc06d4a5065a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-22062007-094232 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Arte e educação estética para jovens e adultos: as transformações no olhar do alunoArte y educación estética para jóvenes y adultos: las transformaciones en la mirada del alumnoArte e educaçãoArte y educaciónEDJAEducação de jovens e adultosEducação estéticaEducación de jóvenes y adultosEducación estéticaEJAEnseño del arteEnsino da arteEstéticaEstéticaLetramentoA pesquisa analisa as transformações no olhar de alunos adultos em sua passagem pela escola. O foco do trabalho está no papel da Educação Estética para jovens e adultos - tratada como Educação do Olhar. Ao mesmo tempo que afirma a necessidade de uma Educação Estética para esse público, o trabalho examina os efeitos que esse tipo de escolarização provoca na visão de mundo de um adulto e de que forma contribui para os seus processos de letramento. A natureza do estudo é qualitativa e ele foi realizado no Curso Supletivo do Colégio Santa Cruz, uma escola particular localizada na cidade de São Paulo, que oferece cursos de Educação de Jovens e Adultos. Os sujeitos da pesquisa são alunos que freqüentaram a fase inicial do Ensino Médio, durante 2004 e 2005. A autora atuou como professora e pesquisadora, concomitantemente, deste grupo de alunos. O trabalho é fundamentado na Fenomenologia e nos estudos do filósofo Maurice Merleau-Ponty. A análise dos dados é realizada à luz de uma compreensão da Estética tangível a todas as áreas do conhecimento humano e propõe procedimentos metodológicos que evidenciem os aspectos estéticos dos conhecimentos produzidos nas diferentes disciplinas, como um meio para atingir os aspectos mais conceituais desses saberes. A pesquisa analisa também um projeto pedagógico, considerado estético, e demonstra como o trabalho coletivo na escola de jovens e adultos, por meio de projetos centrados nas relações entre as disciplinas, contribui efetivamente para reunir conhecimentos prévios dos alunos e conhecimentos escolares, desenvolver práticas sociais de uso da escrita e promover a formação de indivíduos plenamente letrados.Esa investigación se detiene sobre las transformaciones en la mirada de alumnos adultos en su pasaje por la escuela. El foco del trabajo encontrase en el papel de la Educación Estética para jóvenes y adultos - tratada como Educación de la Mirada. Al afirmar la necesidad de una Educación Estética para ese público, la investigación examina los efectos que ese tipo de escolarización provoca en la visión de mundo de un adulto y de que forma contribuye para sus procesos de letramento. La naturaleza del estudio es cualitativa y el fue realizado en el Curso Supletivo del Colegio Santa Cruz, una escuela particular ubicada en la ciudad de São Paulo, Brasil, que ofrece cursos de Educación de Jóvenes y Adultos. Los sujetos de la investigación son alumnos que cursaron la fase inicial del Enseño Medio, en 2004 y 2005. La actuación de la autora fue como profesora y investigadora, simultáneamente, de ese grupo de alumnos. El trabajo es fundamentado en la Fenomenologia y en los estudios del filosofo Maurice Merleau-Ponty. La analice de los dados es realizada bajo la luz de una comprensión de Estética tangible a todas las áreas del conocimiento humano y propone procedimientos metodológicos que pongan en evidencia los aspectos estéticos de las aprendizajes producidas en las diferentes disciplinas, como una manera para atingir los aspectos más conceptuales de eses conocimientos. La pesquisa analiza también un proyecto pedagógico, considerado estético, y muestra como el trabajo colectivo en la escuela de jóvenes y adultos, por medio de proyectos centrados en las relaciones entre las disciplinas, contribuye efectivamente para reunir conocimientos previos de los alumnos y conocimientos escolares, desarrollar practicas sociales de uso de la escrita y promover la formación de individuos plenamente letrados.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOliveira, Marta Kohl deAlvares, Sonia Carbonell2006-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22062007-094232/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:51Zoai:teses.usp.br:tde-22062007-094232Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Arte e educação estética para jovens e adultos: as transformações no olhar do aluno Arte y educación estética para jóvenes y adultos: las transformaciones en la mirada del alumno |
title |
Arte e educação estética para jovens e adultos: as transformações no olhar do aluno |
spellingShingle |
Arte e educação estética para jovens e adultos: as transformações no olhar do aluno Alvares, Sonia Carbonell Arte e educação Arte y educación EDJA Educação de jovens e adultos Educação estética Educación de jóvenes y adultos Educación estética EJA Enseño del arte Ensino da arte Estética Estética Letramento |
title_short |
Arte e educação estética para jovens e adultos: as transformações no olhar do aluno |
title_full |
Arte e educação estética para jovens e adultos: as transformações no olhar do aluno |
title_fullStr |
Arte e educação estética para jovens e adultos: as transformações no olhar do aluno |
title_full_unstemmed |
Arte e educação estética para jovens e adultos: as transformações no olhar do aluno |
title_sort |
Arte e educação estética para jovens e adultos: as transformações no olhar do aluno |
author |
Alvares, Sonia Carbonell |
author_facet |
Alvares, Sonia Carbonell |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Marta Kohl de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alvares, Sonia Carbonell |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte e educação Arte y educación EDJA Educação de jovens e adultos Educação estética Educación de jóvenes y adultos Educación estética EJA Enseño del arte Ensino da arte Estética Estética Letramento |
topic |
Arte e educação Arte y educación EDJA Educação de jovens e adultos Educação estética Educación de jóvenes y adultos Educación estética EJA Enseño del arte Ensino da arte Estética Estética Letramento |
description |
A pesquisa analisa as transformações no olhar de alunos adultos em sua passagem pela escola. O foco do trabalho está no papel da Educação Estética para jovens e adultos - tratada como Educação do Olhar. Ao mesmo tempo que afirma a necessidade de uma Educação Estética para esse público, o trabalho examina os efeitos que esse tipo de escolarização provoca na visão de mundo de um adulto e de que forma contribui para os seus processos de letramento. A natureza do estudo é qualitativa e ele foi realizado no Curso Supletivo do Colégio Santa Cruz, uma escola particular localizada na cidade de São Paulo, que oferece cursos de Educação de Jovens e Adultos. Os sujeitos da pesquisa são alunos que freqüentaram a fase inicial do Ensino Médio, durante 2004 e 2005. A autora atuou como professora e pesquisadora, concomitantemente, deste grupo de alunos. O trabalho é fundamentado na Fenomenologia e nos estudos do filósofo Maurice Merleau-Ponty. A análise dos dados é realizada à luz de uma compreensão da Estética tangível a todas as áreas do conhecimento humano e propõe procedimentos metodológicos que evidenciem os aspectos estéticos dos conhecimentos produzidos nas diferentes disciplinas, como um meio para atingir os aspectos mais conceituais desses saberes. A pesquisa analisa também um projeto pedagógico, considerado estético, e demonstra como o trabalho coletivo na escola de jovens e adultos, por meio de projetos centrados nas relações entre as disciplinas, contribui efetivamente para reunir conhecimentos prévios dos alunos e conhecimentos escolares, desenvolver práticas sociais de uso da escrita e promover a formação de indivíduos plenamente letrados. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-03-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22062007-094232/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22062007-094232/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090985959882752 |